Problemas com notebook HP séries DV6000 e DV2000  XML
Índice dos Fóruns » Notícias
Autor Mensagem
THG Carvalho
Debugger
[Avatar]

Membro desde: 19/06/2009 13:15:05
Mensagens: 52
Localização: Maracanaú - CE
Offline

Boa dica!
ruim pra comprou com essa série

Thiago Carvalho.
Linux User #497248
Estudante de Ciência da computação.
[Email] [WWW] [MSN]
terra.jr
Debugger

Membro desde: 25/05/2006 22:06:04
Mensagens: 68
Localização: Paraíso, Catanduva, Nova Odessa / SP
Offline

Cara, eu gostei muito dos notes da HP, dv200 e 6000...porém...minha história não foi das mais felizes:

Era uma vez, um menino feliz com seu novo notebook HP 2000, blz, passou uns 6 meses e CREEEEEEEUUUU, a screen parou de funcionar, ele ligava, as leds ficavam acesas, mas nada de funcionar...
Sumi com ele, arrumei um DV6000 (atual), super animadoooo..aeeee.... bateu na trave... e ..... PENALTI.. .de novo CRÉÉÉÉÉÉÉÉU. agora ele liga, mas nada funciona, Wireless, vídeo, nenhum antivírus funciona, uso linux/windows e dá uns erros nunca vi, e faz 18 anos que mexo com T.I. cara, não sou leigo no assunto...
Tenho os drivers certinho, mas não adianta atualizar...
Cara, o pior que os 2 são dos EUA, comprei aqui, mas vieram de lá, a assistência da HP não dá suporte, porque os note são importados...
Ninguém merece cara, to muito cabreiro, sou programador/analista, tenho um monte de coisas pra fazer, e passo nervoso já faz tempo...
Já até apelidei esse note aqui, "O LAZARENTÃO", que só me deixa na mão... o duro que ele vai dando problema de pouco em pouco... e quando você menos espera... CREU CREU CREU.. velocidade número 100. CREU CREU..

E assim, termina a história do menino que era feliz e agora vive chorando....
[MSN]
luiscolling
JavaBaby
[Avatar]

Membro desde: 14/12/2008 19:49:46
Mensagens: 77
Offline

Eu tenho um DV6000 comprado usado de uma conhecido que teve o problema do aquecimento e foi feita a manutenção estou usando com um cooler externo e não estou tendo problemas. Instalei windows 7 e esta indo tudo bem. Já deixei ligado a noite toda.
Já testei alguns jogos inclusive, funcionam mais ou menos devido a limitação da placa de video, mas ta quebrando bem o galho.
Uso ele mais para trabalho/estudo e para assistir filmes na tv.

Mas não seria uma boa utilizar para jogos durante muito tempo devido ao problema de aquecimento que ele tem alem de não ser um note preparado para ficar ligado 8 horas por dia.
igortmoc
What is classpath?

Membro desde: 22/12/2009 08:38:36
Mensagens: 9
Offline

Os problemas são na maioria os mesmos, primeiro começa a desligar sozinho ,wireless para de funcionar ou simplesmente dar umas travadas, se o usuário reparar bem a maquina chega a temperatura muito alta, isso fica fácil de diagnosticar quando existir na máquina um programa como o "everest" por exemplo que pode mostrar para seus usuários a temperatura de determinados Hardwares.
È um erro simples e fácil de resolver, levado pelo lado da medicina é como um câncer, tratado precocemente tem cura, não que ira ficar curado a vida toda, mas quanto antes detectado melhor.
Não gosto muito de ficar falando com termos técnicos tipo GPU, DIE, GBA, rebimboca da parafuzeta etc, etc,etc.... termos de quem está dando aulas em cursos adoram, só para falar que sabem mais, vamos pelos termos simples e fácil de ser entendido.
A maioria dos semi-condutores tem um sistema de proteção, que para sua própria segurança é desligado quando chega a determinada temperatura, ai esta o primeiro erro de engenharia da HP, eles só colocaram o termostato no processador, quando a maquina fica muito quente o computador desliga ou trava porque o termostato ?do processador? acusa a alta temperatura e o desliga evitando assim que ele queime certo? Pois bem estamos falando de processadores AMD, os processadores capazes de agüentar as mais altas temperaturas, o dissipador cuida do refrigeramento do processador e é o mesmo que cuida da refrigeração do chipset Nvidia, esse chip é responsável pelo controle de grande parte dos HARDWARES, esse chip é soldado na placa mãe a uma temperatura de mais ou menos 180º normalmente o sistema todo tem que trabalhar em 60 e 70 graus, não é isso que acontece.
O processador AMD é capaz de chegar a temperaturas altíssimas, inclusive bem aproximo de 180º , imagine o processador esquentando 95º ?que é praticamente o normal?e o chipset 95º isso seria difícil? Eu acho que não, soma os dois, vamos relembrar que o chipset quando fixado na placa mãe é soldado a uma temperatura de 180º em interface de grade de esfera, 95+95= 190º o que aconteceria com o chipset? Isso mesmo ele dês-solda da placa mãe fazendo com que o notebook apresente todos esses defeitos.
Resolvendo o problema

Eu "igortmoc@hotmail.com" desenvolvi uma tecnica para acabar com o super aquecimento.
Existem setores na placa mãe que trabalham com a mesma voltagem do cooler, o que eu fiz foi roubar energia da placa mãe e jogar diretamente no cooler fazendo com que ele fique sempre ligado acabando assim com todo o problema de super aquecimento.
Para os notebooks que não ligam ou estao apresentando problemas como wireless não funciona ou desligando sozinho, tem que resoldar o BGA, o processo é simples com uma estacao de solda, breu liquido e seringa.Coloque o breu liquido na seringa e ejete entre o chip e a placa mãe ate transbordar os quatro lados feito isso aqueça a estação de solda em 350º e resolde, pelo fato do chip ser colocado na placa através uma interface de grade esferada, é so aquecer o chip que as esferas voltam pro lugar.
Resolvendo o problema de dissipaçao:Na maioria das vezes o dissipador nem chega a encostar no chip, na china eles colocam uma moeda entre eles, eu comprei uma chapa de aluminio e cortei no tamanho certinho,agora é so colocar pasta termica encima e embaixo e pronto agora é só montar.
Cuidados

1º Ao desmontar cuidado com os flets do painel, eles quebra muito facilmente
2º Quando desmontar, procure manusear em uma bancada isalada de preferencia de borracha.
3º Muito cuidado ao resoldar o chip, coloque a placa mãe em um lugar plano e não deixe a estasao de solda aquecer mais que 350º pode danificar o chip.
4º Quando colocar a chapinha de aluminio entre o dissipador e o chip, olhe se a chapa não encosta em componestes do chip, isso poderia ocasionar um curto,acabando assim com todas as esperanças de velo funcionando novamente.
5º não recomedo a ligacao direta da placa mãe, Como eu disse foi uma tecnica desenvolvida por mim, resolve definitivamente o problema, mas tem que ter alguma noçao em eletronica e circuito SMD.
Para maiores informacoes me edicione no msn que explico melhor.
Atenciosamente

Igor Thadeu Maia
garcia-jj
JWizard

Membro desde: 13/04/2009 22:11:50
Mensagens: 2821
Localização: Porto Alegre
Offline

Aproveitanto que ressucitaram o tópico, faço um relato meu.

Eu tenho um HP 6910p da linha empresarial da HP e possui processador Intel. Quando comprei o note veio já com garantia de 3 anos e um complete-care. Achei que de certa forma era desnecessário, mas deixei assim. Depois do problema que aconteceu achei que foi a melhor coisa ter comprado com garantia de 3 anos.

Após um ano de uso o carregador começou a ficar com mal contato. Meu note fica quase que full time ligado e como viajo muito achei até normal o que aconteceu, já que eles usam materiais cada vez mais vagabundos na fabricação. Mas fiquei com preguiça e vivia dando "um jeitinho" para o carregador funcionar.

Foi que numa manhã se sábado o maldito não ligou mais. E mesmo usando uma outra fonte igual o bicho não ligava. Acionei o suporte e aí começou a novela. Levaram 40 dias para mandar um carregador novo e adivinhem: mandaram o carregador errado. Mais 15 dias chegou o segundo carregador novo. Nem com reza de pai de santo o note ligou.

Em resumo foi detectado que com esse pico de tensão queimou a placa mãe. Já aproveitei e pedi a troca da tela de LCD que estava com pixel morto, além do touchpad que estava gasto devido ao excessivo uso. Entra dia, sai dia... e nada da HP retornar, e depois de umas três ligações ao 0800 aos berros chegou praticamente um note novo.

O rapaz chegou lá em casa com uma tela de LCD, uma placa mãe, uma topcover e mais a placa do touchpad + leitor de cartões + smartcard reader + bluetooth. Enfim, ficou apenas a carcaça, HD e memória do note antigo.

Mas pelo menos agora o note está bombando :twisted:

This message was edited 1 time. Last update was at 24/12/2009 09:43:53

igortmoc
What is classpath?

Membro desde: 22/12/2009 08:38:36
Mensagens: 9
Offline

Pois é garcia, entendo a demora da HP porque garantia é assim mesmo. Você saiu de sorte nessa história ai, porque a garantia cobriu tudo, tome mais cuidado com o cabo do carredador,o que acontece na maioria das vezes é um pico no cabo do carrgador, que fecha curto causando assim uma variaçao de energia. O sistema de protecao da placa mae é acionado e os fuziveis da entrada se queimam evitando que um dano maior aconteça.
Resolvendo o problema

1º Abra o carregador e troque todo o cabo, ou simplesmente identifique onde esta o curto, corte o cabo onde esse curto se encontra e ressolde direto na placa do carregador. Como o carregador é blindado, tem que ser fechado com cola mesmo.
2º Abra o notebook e na entrada de energia (na maioria das vezes sao 3 fuziveis) teste eles com um multimetro na escala de diodo, é bem provavel que eles estejam mortos, ai é so trocar. Feito isso é so fechar e voltar a ser feliz.

Para maiores informacoes me adcione no msn igortmoc@hotmail.com, se caso estiver comedo de fazer isso, eu mesmo faço.

Atenciosamente

Igor Thadeu Maia
cesarsouza
What is classpath?

Membro desde: 14/02/2009 11:56:50
Mensagens: 5
Localização: Valinhos / São Carlos, São Paulo, Brasil
Offline

Olá Igor,

igortmoc wrote:95+95= 190º


Eu acho que, de acordo com as leis da termodinâmica, temperaturas não se somam deste jeito num dissipador metálico... Mas tudo bem.

A respeito do restante de sua explicação, se não me engano, a solda trinca por causa da composição da liga que usaram na soldagem. Trocar a liga de solda por uma de maior resistência a fadiga (e não apenas fazer o reflow) também resolve definitivamente, com menos gambiarra e maior eficiência. O processador não tem este problema pois se conecta à placa mãe através de um soquete, e não de uma BGA.

E outra coisa, acho que dá pra fazer o cooler girar em sua rotação máxima, e em full time, apenas cortando um dos fiozinhos do conector. É que agora não me lembro se o encaixe do cooler é daquele de três pinos em que um deles fornece o PWM. Se for o caso, geralmente é só cortar o fio central (o amarelinho) que o cooler irá disparar. Mas não tenho como confirmar agora. De qualquer modo, dependendo do notebook, atualizar a BIOS para a versão F.3D já causa a ventoinha a trabalhar em full time. Uma pena que qualquer uma destas abordagens reduza a autonomia de bateria do notebook.

Até mais,
César

This message was edited 3 times. Last update was at 25/12/2009 14:08:12

[WWW] [MSN]
igortmoc
What is classpath?

Membro desde: 22/12/2009 08:38:36
Mensagens: 9
Offline

Existem pessoas que veem para o forum para ajudar a resolver determinados problemas, outros vem pra falar abobora, fala fala e no fical de contas so coloca ipoteses e resultados que é bom nada.
Para os desentendidos aqui vai um antes e um depois.



Antes





Depois


Já vi muito neguinho em assistencia tecnica muito bem conseituada nacionalmente, consertando os DV e falar que conserta mas o problema volta a aparecer em menos de 4 meses, agora EU mato a cobra e mostro o pau meu amigo,
e a respeito da soma de temperatura nao é feita assim mesmo nao, mas para um bom entendedor meia palavra basta, aquilo foi uma suposiçao.
Eu venho ao forum para ajudar quem tem interesse, quem nao tiver interesse favor nao ler minhas publicacoes, nao sou obrigado a compartilhar conhecimento com pessoas como voce Cesar, essas imagens é de apenas 1 dos mais de 80 que consertei com 100% de aprovaçao. A atulizacao do Bios para F.3D nao deixa o cooler ligado direto e full, fala besteira nao.

Desculpe a falta de paciencia ai pessoal mas se tem uma coisa que me deixa chateado sao pessoas desse tipo ai.

Atenciosamente

Igor Thadeu Maia

This message was edited 1 time. Last update was at 25/12/2009 09:54:12

cesarsouza
What is classpath?

Membro desde: 14/02/2009 11:56:50
Mensagens: 5
Localização: Valinhos / São Carlos, São Paulo, Brasil
Offline

Em momento nenhum disse que o que fez foi inutilidade. Não entendi o tom de sua resposta. Também gosto de compartilhar conhecimento, por isso respondi o tópico.

Feliz natal,
César.

This message was edited 1 time. Last update was at 25/12/2009 15:44:40

[WWW] [MSN]
igortmoc
What is classpath?

Membro desde: 22/12/2009 08:38:36
Mensagens: 9
Offline

cesarsouza wrote:Em momento nenhum disse que o que fez foi inutilidade. Não entendi o tom de sua resposta. Também gosto de compartilhar conhecimento, por isso respondi o tópico.

Feliz natal,
César.


o Tom da resposta é pelo simples motivo de sua ironia ao criticar minhas colocacoes, criticas construtivas sempre sao bem vindas, criticas com "ar de superioridade" nao, vc diz que para deixar o cooler ligado direto seria so izolar o fio amarelo e o central, 1º e amarelo nao é o central, 2º sao 4 fios, 3º mesmo isolando qualquer um dos fios nao faz sentido o cooler fica ligado permanentemente, e nem por isso eu critiquei de forma esnobe suas colocacoes, os foruns sao pra mim um ambiente onde trocamos conhecimentos e esperiencias algumas dao certo outras nao, e para compartilhar conhecimento nao é preciso "ACHAR" ou você faz ou nao faz.
garcia-jj
JWizard

Membro desde: 13/04/2009 22:11:50
Mensagens: 2821
Localização: Porto Alegre
Offline

igortmoc wrote:Pois é garcia, entendo a demora da HP porque garantia é assim mesmo. Você saiu de sorte nessa história ai, porque a garantia cobriu tudo, tome mais cuidado com o cabo do carredador,o que acontece na maioria das vezes é um pico no cabo do carrgador, que fecha curto causando assim uma variaçao de energia. O sistema de protecao da placa mae é acionado e os fuziveis da entrada se queimam evitando que um dano maior aconteça.
Resolvendo o problema ...


Igor, muito obrigado pela disposição. Felizmente deu tudo certo no meu caso, e estou com um note praticamente novo, já que fiquei apenas com a carcaça do antigo. O resto é tudo novo.

Mas minha esposa possui um notebook da positivo, e esse sim está um caos. Estou há horas querendo abrir o carregador e trocar o cabo, mas o problema é que quebrou bem na ponteira que conecta no notebook. Vou aproveitar logo após a correria de final de ano e procurar essa ponteira nova e refazer esse carregador.

A propósito, conversando com o rapaz da HP que trocou meu notebook, ele disse que esses problemas com quebrar o cabo do carregador tem acontecido muito. Seria ótimo que os carregadores tivessem ambos os cabos de conectar, ao invés de ser o cabo AC conectável e o cabo DC fixo. Mas isso já são outros 500

http://github.com/garcia-jj
Não respondo dúvidas via MP. Use o fórum.
cesarsouza
What is classpath?

Membro desde: 14/02/2009 11:56:50
Mensagens: 5
Localização: Valinhos / São Carlos, São Paulo, Brasil
Offline

igortmoc wrote:
mesmo isolando qualquer um dos fios nao faz sentido o cooler fica ligado permanentemente


Igor,

Em conectores de três pinos, geralmente o amarelo central é o sensor de rotação. Se for este o caso, cortá-lo ou, de preferência, colocar uma chave nele, em muitos casos enganará o controlador de velocidade e o fará rotacionar na velocidade máxima. Em conectores de quatro pinos, um dos fios extras (cujas cores dependem do fabricante), é o sensor de rotação, enquanto o outro é quem fornece um pulso controlado por PWM. Por isso interromper um dos fios pode deixá-lo funcionando permanentemente.


Como cortar é mais fácil que soldar uma placa-mãe, imaginei que recebesse a sugestão abertamente. Mas não foi o caso.

Por fim, de qualquer modo reitero que a solução definitiva e profissional consiste realmente em trocar a liga de solda por uma de maior resistência. O resto, apesar de dar certo e funcionar, convenhamos, é realmente gambiarra. A quem estiver interessado, a pouco tempo tomei conhecimento de uma assistência aqui de São Carlos (www.worktecinformatica.com.br) que está efetuando este procedimento e dá um ano de garantia pelo serviço.


Boa virada de ano a todos,
César

This message was edited 5 times. Last update was at 31/12/2009 03:04:36

[WWW] [MSN]
igortmoc
What is classpath?

Membro desde: 22/12/2009 08:38:36
Mensagens: 9
Offline

Bom Cezar agora estamos começando falar a mesma lingua, peço desculpa pela forma agressiva com que falei, seguinte veio, o cooler do dv6000 possui 4 pinos acabei de fazer o teste aqui tirando do conector o fio amarelo, e nao mudou nada, tirei tbm o branco e o cooler liga mas nao acelera, fiz um teste com o note desmontado; no termometro a temperatura chega á 59º sem o cooler full, com o cooler full fica estabilizada em 44º, nao acredito que trocar as esferas vai resolver definitivamente o problema, porque o problema com o superaquecimento ainda vai existir, a troca das esferas sem sombra de duvidas vai melhorar muito, mas nao vai resolver, ta entendendo meu ponto de vista?

Abraços!!!

Atenciosamente

Igor Thadeu Maia
cesarsouza
What is classpath?

Membro desde: 14/02/2009 11:56:50
Mensagens: 5
Localização: Valinhos / São Carlos, São Paulo, Brasil
Offline

Igor,

Que bom que chegamos a um consenso. O problema do aquecimento vai continuar a existir, mas estes chips foram feitos para aguentar altas temperaturas mesmo. Quem não aguenta é a solda, que com tantas dilatações e resfriamentos acaba por trincar. Trocar por uma de maior qualidade e durabilidade, geralmente SAC305 (SnAgCu), que contém prata, garante uma maior resistência a esta fatiga ocasionada pelos ciclos térmicos.

Quanto ao cooler, bem, nos conectores de 4 pinos, o amarelo, e não o vermelho, tende a ser o 12v. Depende muito do fabricante, a escolha das cores pode ser totalmente arbitrária. Se conseguir identificar qual é o PWM, desconectá-lo da placa mãe e ligá-lo diretamente no 12v também pode deixá-lo em full. Geralmente a ordem dos pinos, independente de cor, a não ser pelo GND que é sempre preto, é (GND, 12v, Sensor, PWM). Neste site tem mais detalhes sobre a pinagem destes conectores, que devem valer também para estes notebooks a não ser que a HP tenha mudado de propósito.

Abraços,
César
[WWW] [MSN]
igortmoc
What is classpath?

Membro desde: 22/12/2009 08:38:36
Mensagens: 9
Offline

Boa Cesar!!!
Essa ideia de trocar as esferas sem duvida é a melhor, tem logica e faz todo sentido, mas eu nao tenho coragem de tirar um Chip da Nvidia e trocar as esferas, de boa mesmo, prefiro ir com o breu liquido, hidratar as soldas defeituosas ( que resolve o problema, nao acredito que a HP colocaria esferas de má qualidade, o problema ocorre pq a costrante troca de temperatura ocasiona a famoza solda fria, problema q daria em qualquer tipo de solda, seria só questao de tempo.) e matar o problema de super aquecimento deixando o cooler full. Ate porque os consertos desses notebooks giram entorno de R$ 300,00 e todo mundo já acha caro, com a troca das esferas iria pra uns R$ 500,00 mais ou menos, ficaria meio que inviavel para o usuario. Vamos por fim aos nossos discursos Cesar me adicione no msn, acho podemos aprimorar mais coisas. Espero que minhas publicacoes tenha ajudado de alguma forma ai pessoal, des de já agradeço, maiores informacoes meu msn é igortmoc@hotmail.com .

Atenciosamente

Igor Thadeu Maia

This message was edited 1 time. Last update was at 04/01/2010 23:20:50

 
Índice dos Fóruns » Notícias
Ir para:   
Powered by JForum 2.1.8 © JForum Team