MundoJava edição 33 - EJB 3 vs Spring: Uma Disputa de Gigantes

Olá Pessoal!

Seguem os destaques da nova edição da revista MundoJava!!!

  • EJB 3 vs Spring: Uma Disputa de Gigantes
    Um comparativo detalhado das duas principais alternativas
    para o desenvolvimento de camadas de negócio em aplicações
    corporativas em Java.

  • CAPTCHA: Como Proteger seu Site de Ataques Computacionais
    Entenda o que é CAPTCHA e como essa técnica
    é utilizada para proteger seu site de ataques
    realizados por outros computadores.

  • Java EE na escuta!
    Conheça os listeners da especificação Java Servlets
    e aprenda a tratar adequadamente os principais
    eventos das aplicações Web.

  • Domain Specific Languages e o Eclipse Modeling Project
    Conheça as ferramentas do Eclipse para criar
    sua própria DSL e gerar código a partir dela.

  • ProfessorJ: Cuidando do lixo ? Coleta Seletiva Usando Referências
    Aprenda a utilizar a API de classes de objetos
    de referência de Java e coloque o Garbage
    Collector para trabalhar para você.

  • Tendências em Foco: Como estamos de SOA hoje?
    Revisitando SOA e o papel dos CIOs como
    impulsionadores de SOA nas empresas.

  • SOA na Prática: Aplicando EAI Patterns sobre Transformação de Mensagens
    Mergulhando nos detalhes conceituais e de implementação
    sobre padrões de transformação
    de mensagens.

  • Mundo OO: Refatoração ? Melhoria Contínua do Código
    Utilize as refatorações para aumentar significativamente
    a qualidade de seu código, não deixando a
    modelagem somente para a fase de projeto.

Coloquem o feedback de vocês, que é muito importante para estarmos fazendo uma revista cada vez melhor!

[]s

Realmete esta revista está imperdível,com matérias de muito bom gosto.
Eu recomendo a todos !!!

Boa! Gostei e vou comprar!

Paz e bem!

parabens ao rafael e ao tarso pelo artigo da capa… em se tratando de 8, 10 paginas, o artigo ficou o melhor possível.

A minha chegou ontem, li um pouco por cima pretendo ler hoje, estudando pra certificação e trabalhando como um escravo pra um chefe imperialista onde acredito que ele queira o ISO pois não consigo entender tanto regra de como se comportar na empresa dele e no serviço que vc sabe como deve executar mas ainda vai chegar o dia que vou dar um basta nisso, enfim não querendo deixar a raiva tomar conta e fugir do foco do post, so pelos tópicos que vi ja achei show, eu queria muito que essa revista fosse mensal é uma das unicas revistas que leio do mais leio somente livros, mas é hora de voltar pro campo de concentração, flw pessoal.

[quote=CarlosEduardoDantas]parabens ao rafael e ao tarso pelo artigo da capa… em se tratando de 8, 10 paginas, o artigo ficou o melhor possível.

[/quote]

Na verdade o artigo de capa, EJB 3 vs Spring, ocupou 20 páginas da revista!!! O artigo está excelente e faz uma comparação bem detalhada das duas tecnologias em diversos aspectos como Injeção de Dependência, Gerenciamento de Transações, Agendamento, Suporte a AOP, Web Services e Segurança. Acho que esse artigo é uma leitura obrigatória para arquitetos que querem entender melhor as alternativas que possuem no desenvolvimento de suas aplicações. Para quem conhece só um dos lados, EJB 3 ou Spring, o artigo também é muito legal para mostrar como é o funcionamento do outro lado.

[quote=Guerr@][quote=CarlosEduardoDantas]parabens ao rafael e ao tarso pelo artigo da capa… em se tratando de 8, 10 paginas, o artigo ficou o melhor possível.

[/quote]

Na verdade o artigo de capa, EJB 3 vs Spring, ocupou 20 páginas da revista!!! O artigo está excelente e faz uma comparação bem detalhada das duas tecnologias em diversos aspectos como Injeção de Dependência, Gerenciamento de Transações, Agendamento, Suporte a AOP, Web Services e Segurança. Acho que esse artigo é uma leitura obrigatória para arquitetos que querem entender melhor as alternativas que possuem no desenvolvimento de suas aplicações. Para quem conhece só um dos lados, EJB 3 ou Spring, o artigo também é muito legal para mostrar como é o funcionamento do outro lado. [/quote]

valeu… eu nao contei o numero de paginas, também nao estou com a revista em maos no momento… :wink:

mas li ontem a noite e achei que o comparativo ficou imparcial e o mais detalhado possivel dentro da limitacao de espaço que qq revista possui,.

Estou muito curioso para ver a matéria de capa, EJB vs Spring, pois utilizo ejb’s e nunca tive contato com o spring… :oops: . Só uma pequena dúvida: a comparação utiliza a especificação EJB 3.0 ou a nova 3.1?..

Estou esperando receber meu exemplar de assinante pois quero ficar por dentro do babado hehehe. :wink:

:arrow: CAPTCHAs pode ser desdobrado para proteger os sistemas vulneráveis ao Spam de E-mail, tal como os serviços do AOL Webmail, do Gmail, do Hotmail, e do Yahoo. São também ativamente utilizados para limitar e controlar o acesso automatizado aos blogs ou os forums, em conseqüência de promoções comerciais, ou de vandalismo. CAPTCHAs servem também a uma função importante no controle da taxa limite, como o uso automatizado de um serviço pôde ser desejável até que tal uso esteja sendo realizado em excesso, e em detrimento de usuários humanos. Em tal caso, um CAPTCHA pode reforçar políticas automatizadas do uso como ajusta-se pelo administrador quando determinadas medidas do uso excedem um ponto inicial dado.

Eduardo Guerraaaaa,

Eu não li o artigo, mas tem um modelo funcional de CAPTCHA para sugerir alguma implementação comercial Fonte Click aqui CAPTCHA, artigos desse porte é de sempre de grande valia.

EJB 3.0

Aproveitando a carruagem você diz sobre leitura Obrigatória para Arquitetos em base EBJ3 vs Spring, mas não foca outra tendências sobre Rails 3, ou qualquer outra adoções novas que estão surgindo ???, talvez JRuby ,MRI ???

Aproveitando a carroagem você diz sobre leitura Obrigatória para Arquitetos em base EBJ3 vs Spring, mas não foca outra tendências sobre Rails 3, ou qualquer outra adoções novas que estão surgindo ???, talvez JRuby ,MRI ???[/quote]

se me permite intrometer no assunto, mas o artigo só faz um comparativo atual entre Spring e EJB 3 na parte de negócios… inversão de controle no EJB X inversao de controle no Spring… segurança no EJB X segurança no Spring… AOP no EJB X AOP no Spring… compara facilidade, eficiencia, robustez… etc…

[quote=Marcio Duran]
Eu não li o artigo, mas tem um modelo funcional de CAPTCHA para sugerir alguma implementação comercial Fonte Click aqui CAPTCHA, artigos desse porte é de sempre de grande valia.[/quote]

Olá Mácio!

O artigo mostra alguns componentes de código aberto que podem ser utilizados para a criação de CAPTCHAs em aplicações comerciais.

[quote=CarlosEduardoDantas]
se me permite intrometer no assunto, mas o artigo só faz um comparativo atual entre Spring e EJB 3 na parte de negócios… inversão de controle no EJB X inversao de controle no Spring… segurança no EJB X segurança no Spring… AOP no EJB X AOP no Spring… compara facilidade, eficiencia, robustez… etc…[/quote]
Otimo mas porque não traz um artigo para dar uma introdução a Grails ou Rails, é como isso fosse sempre essa imposição.

[quote=Marcio Duran]
Otimo mas porque não traz um artigo para dar uma introdução a Grails ou Rails, é como isso fosse sempre essa imposição.[/quote]

A resposta é simples! Porque ainda não encontramos alguém com experiência no assunto disposto a escrever para a revista. Deixo o convite aos interessados (entrem em contato comigo no meu email guerra “arroba” mundojava.com.br)!!!

[quote=Marcio Duran][quote=CarlosEduardoDantas]
se me permite intrometer no assunto, mas o artigo só faz um comparativo atual entre Spring e EJB 3 na parte de negócios… inversão de controle no EJB X inversao de controle no Spring… segurança no EJB X segurança no Spring… AOP no EJB X AOP no Spring… compara facilidade, eficiencia, robustez… etc…[/quote]
Otimo mas porque não traz um artigo para dar uma introdução a Grails ou Rails, é como isso fosse sempre essa imposição.[/quote]

seria interessante… boa observação…

ainda bem que o Guerra é usuário e lê as reinvidicações :roll:

[quote=Guerr@][quote=Marcio Duran]
Otimo mas porque não traz um artigo para dar uma introdução a Grails ou Rails, é como isso fosse sempre essa imposição.[/quote]

A resposta é simples! Porque ainda não encontramos alguém com experiência no assunto disposto a escrever para a revista. Deixo o convite aos interessados (entrem em contato comigo no meu email guerra “arroba” mundojava.com.br)!!! [/quote]

Gostei da resposta. Isso mostra o interesse da revista em escrever artigos contundentes sobre as tecnologias. Um tutorialzinho qualquer um eh capaz de fazer. Um artigo aprofundado so pode ser feito por um especialista mesmo.

Convide o Fabio Akita ou Fabio Kung os caras são top no Rails, alem disso poderiam fazer uma sobre JRUBY algo que está em moda.

Até acho interessante o assunto, porém, quem já leu essa comparação?
Existem já diversos sites comparando na Internet os dois, olha os principais:


Há algo realmente de peso além do já batido e mostrado?
Gostaria de algumas opiniões, porque as bancas por aqui estão com a mania besta de colocar as revistas em sacos plásticos impedindo de vermos o conteúdo. Já comprei revistas que me fizeram arrepender.

Agora, eu gostaria de ver algo menos popular, mas muito interessante, como o Terracota em conjunto com Spring e Hibernate.
Acho o Ruby on Rails dispensável em apresentação. Tem tanta informação e tutoriais espalhados que, qualquer palestra que vamos, não vejo novidades, é sempre a mesma história, tá ficando chato até. Talvez algumas experiências sobre JRuby e sua performance seria mais interessante.
Também acho bacana o Grails e ai sim, poderia ser um negócio mais bacana para ser explorado, já que ainda não se popularizou.