EJB Versus Spring - Matéria Mundo Java

Bom dia.

Escrevo para compartilhar com os amigos gujeiros minha impressão sobre essa matéria da ?Mundo Java? desse mês de Janeiro de 2009.
Não quero desmerecer o autor, mas faz tempo que não leio uma matéria tão tendenciosa como essa. Isso desacredita totalmente as métricas e a comparação realizada. Espero que numa próxima matéria de comparação entre tecnologias e conceitos, o autor seja menos tendencioso.

Oi Gilberto,

por que para você a matéria está tendenciosa?

Pois eh… Tambem nao tenho acesso a revista. O que a materia afirma?

A materia nao afirma nada. Ela faz uma comparacao dos diversos “modulos” de cada uma das tecnologias e conclui com uma pequena vantagem para o Spring.

É bastante interessante. Nao vi como tendenciosa, mas fico curioso pra ouvir (ler) os contra-argumentos.

[quote]gilberto.souza wrote:Escrevo para compartilhar com os amigos gujeiros minha impressão sobre essa matéria da ?Mundo Java? desse mês de Janeiro de 2009.
Não quero desmerecer o autor, mas faz tempo que não leio uma matéria tão tendenciosa como essa. Isso desacredita totalmente as métricas e a comparação realizada[/quote] Foram 20 páginas de um excelente artigo comparando em detalhes as duas tecnologias, e dando uma visão dos recursos e vantagens das mesmas.Agora, é complicado vc. apontar o dedo para alguêm ou criticar o outro que está fazendo um trabalho de bom nível para a toda a comunidade.

[quote] Espero que numa próxima matéria de comparação entre tecnologias e conceitos, o autor seja menos tendencioso.
[/quote] E porquê vc. não escreve uma matéria na mesma revista dentro das metricas comparativas sobre o assunto em questão.Seria muito interessante.

[flame mode on]
…Mas o spring eh melhor mesmo…
[/flame mode off]

Falando sério, não achei nada de tendencioso…

Também li e não vi nada de tendencioso. A matéria explanou bem as diferenças entre as duas tecnologias, tanto os prós quanto os contras. No caso do Spring foi ele ser pau pra toda a obra, em troca de de toda configuração que tem que fazer.

Eu achei a revista muito boa.
Só a conclusão que percebi de cada item abordado é que EJB é mais facil, mas se vc precisa de algumas coisas mais flexiveis então use o Spring.

Como leitor da revista, achei importante expressar minha opinião, mas é claro, você é livre para concordar ou não. Eu trabalhei e trabalho com as duas tecnologias e, não concordo com alguns pontos citados na revista, e, sim, achei a matéria tendenciosa. E acredito que vocês também, afinal eu não disse para qual framework ela foi tendenciosa e todos concluíram que era para o Spring.

Então exprima a sua opinião em detalhes para podermos saber quais os pontos do artigo que você achou tendencioso, fornecendo os prós e os contras.

Realmente o veredicto da materia foi pro-Spring, mas com argumentos.

Eu acreditei na matéria, porem nao tenho como provar por experiencia propria, visto que nunca trabalhei com EJB. Por isso gostaria muito que voce apontasse quais os pontos em que a materia foi tendenciosa. O que ela deixou de analisar? Quais as informacoes superficiais? Quais pontos positivos do EJB foram deixados de lado na comparacao?

Enfim, por que voce achou a materia tendenciosa?

eu achei superficial.
preferiria ler à respeito das opiniões e experiências de cada um - que é exatamente o quê estamos fazendo aqui.

muito tecnicismo (que se acha de graça na web) e pouca prática (IMHO).

Besteira!

Foi uma das melhores matérias que eu já vi.

A única coisa que discordo é um trecho que não recomendou usar Session Bean como DAO. Sou da opinião que DAO deva ser usado sempre com session beans locais.

Mas, até aí, é diferença de opinião. Não é por causa disso que vou malhar os autores do artigo.

Bom, eu fui o primeiro da outra vez a perguntar sobre a matéria e até critiquei o fato da revista as vezes estar em “saquinho”, não podendo folhear antes de comprar. Porém, consegui a revista para folhear e comprei.
Eu uso as duas tecnologias e já digo que, somente quem trabalha com ambas poderia fazer uma matéria como essa. Não é uma guerra e nem há uma afirmação com um dedo apontando no seu nariz dizendo: “use essa que é melhor e acabou”. Apenas aponta onde uma existe um meio a outra tb tem. Quem não trabalha com essas tecnologias pode dar uma lida que ajuda no conhecimento das diferenças e igualdades. E sim, o Spring é melhor pelo aspecto de não precisar usar um pesado Application Server só pra rodar os EJBs, cujo o Spring possui características similares.
Estão todos de parabéns, desde o editor até os autores.

PS: Sou um imenso defensor de que, se quer agilidade no conhecimento ao invés de ficar garimpando na net, melhor comprar um livro, revista ou outros meios mais ágeis.

Bom dia.

Pessoal, desculpem minha demora em atualizar o post, tive alguns contratempos. Estou com a revista em mãos e vou relatar alguns pontos que me levaram a concluir que a matéria ?EJB3 vs Spring? é tendenciosa.
Antes de começar quero deixar claro que concordo com algumas conclusões dos autores, principalmente no que se refere AOP.

Por que tendencioso?

Numa comparação imparcial feita sobre concorrentes o avaliador não deve deixar claro até o fim da comparação qual é a sua preferência e sim, na conclusão do artigo expressar, segundos os fatos levantados, qual foi a sua conclusão.
Nesse artigo percebe-se em vários pontos a preferência do(s) autore(s) através de declarações e expressões como ?oferece um container poderoso?, ?canivete suíço?, etc. Isso faz com que o leitor tenda a concluir precipitadamente qual é a melhor opção, sem antes mesmo ter chagado a conclusão do artigo.

Injeção de dependência

Tanto o EJB 3 quanto o Spring 2.x oferecem meios injeção de dependência, para os que preferem utilizar XML para deixar mais clara a relação de dependência dos beans realmente a injeção proposta pelo Spring tende a ser melhor, no entanto, para aqueles que não gostam de ter que escrever linhas e linhas de XML utilizar uma anotação para injetar uma dependência no seu bean se torna mais intuitivo e, quando feito direto sobre o atributo, elimina a necessidade de criar setters desnecessáriamente.

Controle Transacional

Controle transacional aplicasse apenas a EJBs, e qual é o problema?
Transações somente leitura o ganho disso é tão pequeno que numa comparação de nem será sentido.
O mais surpreendente foi a conclusão que diz que uma solução utilizando EJB 3 só é viável em cenários simples, isso realmente foi o cúmulo. Tenta fazer um controle transacional envolvendo vários beans numa única transação no Spring, fatalmente o desenvolvedor terá que implementar na mão o controle transacional para isso, enquanto no EJB 3 basta injetar o EntityManager e utiliza-lo.

São muitos os pontos no artigo que ou não são claros ou tendem a conduzir a opinião do leitor, não disponho de tempo para enumerar todos, ?está na hora de ir para o trabalho…rsrs?, mas convido todos que tiverem a oportunidade a lerem o artigo e chegarem a sua própria conclusão.

[quote=gilberto.souza]Bom dia.
(…)…
São muitos os pontos no artigo que ou não são claros ou tendem a conduzir a opinião do leitor, não disponho de tempo para enumerar todos, ?está na hora de ir para o trabalho…rsrs?, mas convido todos que tiverem a oportunidade a lerem o artigo e chegarem a sua própria conclusão.[/quote]

Obrigado pelo seu comentário Gilberto,

Eu comprei a revista e tive a mesma impressão, outra coisa é o sobre o Mundo OO - Refatoração - Evolução Contínua do seu Código e da sua Modelagem (achei super superficial, poderia ter entrando no assunto sobre Refatoração sobre Design Patterns), então fica ai mais essa observação.

Márcio, se você conhece sobre o assunto, por que não escreve um artigo sobre o que você achou que ficou faltando?

O SPRING É UM EXCELENTE FRAMEWORK.

MAS NÃO CONCORDO COM O AUTOR DO ARTIGO QUE AFIRMA QUE PARA “APLICAÇÕES MAIS ROBUSTAS” É PREFERÍVEL UTLIZAR O SPRING.
O AUTOR AINDA TEVE A PETULÂNCIA DE AFIRMAR QUE O EJB SÓ É RECOMENDÁVEL PARA APLICAÇÕES DESENVOLVIDAS EM UM CENÁRIO “MAIS SIMPLES” !!

EU TRABALHEI COM UMA APLICAÇÃO BASTANTE ROBUSTA E COMPLEXA UTILIZANDO EJB 3 E NÃO TIVE PROBLEMA ALGUM, PELO
CONTRÁRIO O EJB AJUDOU PRA CARAMBA !! É MUITO BOM !!

EU ACHEI O AUTOR MEIO TENDENCIOSO PUXANDO A SARDINHA PRO LADO DO SPRING.
MAS DEVEMOS PERDOA-LO POIS TEM SOMENTE 4 ANOS DE EXPERIÊNCIA COM JAVA !!

É a minha opinião, quanto a escrever artigo isso exige muito tempo e pesquisa, mas creio que não custa nada fazer aprofundamentos mas ai naturalmente o campo dos interesses é algo que fica a mercer de cada um.

Por exemplo

Como colocado na Revista "Refatoração não é fator de melhorar o desempenho do seu código", esse assunto merce muito aprofundamento, pois encadeia uma serie de polêmica em projetos de desenvolvimento.

São essas as minhas observações.

É uma cilada BINO !