| Autor |
Mensagem |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 30/06/2009 11:45:33
|
victorwss
JWizard
![[Avatar]](/images/avatar/4ab232445f9b21b65dfdf6ea5f27f704.png)
Membro desde: 18/12/2007 14:46:00
Mensagens: 2409
Localização: São Paulo - SP
Offline
|
Bem, eu estava estudando para a SCBCD 5 há bastante tempo. Mas, meu estudo era muito esporádico e eu estava longe de estar preparado. Não conseguia tempo para estudar principalmente por causa da grande carga de trabalhos do mestrado. É por isso também que desde abril muito raramente eu tenho visitado o GUJ.
Enquanto isso, o tempo passava e o voucher chegava perto de fazer aniversário. Era um voucher com retake com validade para 30 de junho de 2009 (hoje!) O tempo passou e o retake foi para o espaço, porque é preciso 14 dias entre a primeira prova e o retake, e o retake tem que ser usado dentro do prazo do voucher.
Para não perder o voucher, na quarta ou quinta-feira passada, decidi marcar para hoje de manhã a prova do netbeans - SCSNI (Sun Certified Specialist for Netbeans IDE). No ano passado eu cheguei a agendar a prova beta, mas o trânsito caótico de São Paulo não me deu a menor chance de chegar a tempo no centro prometric.
Comecei a estudar para a prova bem em cima da hora (bem em cima mesmo, tipo, por volta da uma da manhã de hoje, menos de 7 horas antes da prova). Não achei simulado para este exame em lugar nenhum e suspeito que nenhum nem exista no momento. Para estudar, me baseei exclusivamente neste documento e em alguns documentos relacionados por ele. Porém há coisas que caem na prova que não estão listadas aí, como por exemplo, a função das pastas nbproject e da pasta private. Também há coisas que são listadas que não correspondem ao que cai na prova, como por exemplo CVS - não cai CVS na prova, cai sistemas de versionamento de uma forma geral, sem nada de específico a qualquer um deles, enquanto que o texto se foca exclusivamente nos detalhes do CVS.
A prova tem 61 questões e 1:15 de tempo para resolver. Inicialmente achei que o tempo era suficiente, mas me enganei. Há algumas questões confusas que tomam mais tempo do que você percebe. Respondi a questão 61 faltando 20 minutos para o término, e então comecei a revisão. Tinha deixado a maior parte das questões marcadas para revisão e umas 10 não respondidas. Já percebendo que o tempo era curto comecei a me apressar.
Consegui revisar todas as questões e responder as que faltavam. Também encontrei algumas questões que eu já tinha respondido mas percebi a tempo que estavam erradas. Em questões que realmente não sabia a resposta, eu chutei na que achava mais provável. Terminei a prova faltando 9 segundos.
Subestimei a prova achando que seria muito fácil, baseando-me em relatos que vi por aí. De fato, há algumas questões que são dadas de graça, onde todas as alternativas menos a verdadeira são ridiculamente absurdas, mas estas não devem ser mais do que 15 a 20 questões. A esmagadora maioria delas (pelo menos umas 50, incluindo algumas das questões fáceis) consiste de questões muito chatas de pura decoreba que pede qual menu ou qual opção você deve acessar para fazer tal coisa ou resolver tal problema, ou em que tela você tem que clicar para achar um determinado menu. Caiu umas 5 pedindo quais eram as teclas de atalho para alguma coisa ou onde você deve colocar o mouse no editor para que ele habilite alguma opção. Há várias questões onde há 2 ou 3 alternativas muito parecidas aonde apenas uma palavra é diferente no texto delas, ou apenas a ordem de 2 ou 3 palavras no meio delas é diferente, de forma que para responder corretamente, você necessita lembrar de cor o nome do menu ou da opção ou combobox que contém determinada funcionalidade e de onde acessá-la.
Enfim, na minha opinião é uma prova bem desbalanceada e heterogênea, misturando questões ora muito fáceis, ora muito difíceis. A maior parte das questões é de escolher apenas uma alternativa. Algumas poucas (umas 10, eu acho) são para escolher duas alternativas, estas tendem a ser mais difíceis que as outras, e somando a isso o tempo curto, tive que chutar umas 2 ou 3 dessas. Tive dificuldade com alguns tópicos sobre coisas das quais eu pouco trabalhei ou nunca trabalhei, como por exemplo: reconfigurar servidores, configurar spring/struts/jsf, paleta de componentes swing, profiling, debug remoto, visual web application e algumas outras coisas.
Resultado final: acertei 42 das 61 questões, o que me deu um score de 68%. Muito inferior ao que eu queria e esperava obter, mas o que importa mesmo é que eu passei.
Score report wrote:
IDE Configuration - 100%
Project Setup - 30%
Java SE Development - 80%
Java EE Web Development - 70%
Editing - 100%
Testing, Profiling, and Debugging - 41%
No mais, acredito que alguém que estude tudo direitinho e calmamente com alguns dias de antecedência e decore sem pestanejar o nome e posição de todos os menus e teclas de atalho relevantes, e saiba minimamente para que servem todas funcionalidades que caem no exame pode conseguir passar com 100% facilmente, afinal a prova é pelo menos uns 90% de pura decoreba. Na minha opinião essa certificação não vale a pena e só deve ser feita se você estiver na mesma situação que eu estava: voucher a menos de uma semana de vencer e sem chances de fazer qualquer outra prova com esperança de passar.
Para quem pretende fazer a prova mesmo assim, a minha dica é: não subestime a prova e decore todos os menus e atalhos do netbeans referentes ao exame.
This message was edited 3 times. Last update was at 03/07/2009 10:36:29
|
Victor Williams Stafusa da Silva
Bacharel em Ciência da Computação - UFMT // Especialista em Desenvolvimento Java - CEFET/MT // Doutorando em Ciência da Computação - IME-USP
SCJP 6.0 - 19/12/2007 - PASS - 88% // SCWCD 5 - 17/05/2008 - PASS - 79% // SCJA - 09/09/2008 - PASS - 96% // SCSNI - 30/06/2009 - PASS - 68% // SCBCD 5 - 31/05/2010 - PASS - 95%
Próximos: SCJD (encalhado com o projeto), SCEA parte I (estudando). Algum dia desses: SCMAD, OCA, SCEA e SCDJWS.
Computação: uma ciência holística e esotérica!
E então veio Deus a terra e disse aos homens: Não dividireis por zero.
XML is a giant step in no direction at all. (Erik Naggum)
Arquitetura de sistemas: Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.
Diga não as drogas: Não use java.util.Vector.
Cuidado: Este usuário pode ter temperamento agressivo.
Always code as if the person who will maintain your code is a maniac serial killer that knows where you live.
I am the maniac serial killer that knows where you live who will maintain your code.
É impossível falar de CMMI (Capability Maturity Model Integration) sem saber o que é CIMM (Capability Im-Maturity Model).
Se você escreve "concerteza", "concerteza" você andou matando aulas de português. |
|
|
 |
|
|
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 30/06/2009 11:57:48
|
robson_costa
Debugger
![[Avatar]](/images/avatar/3926f109da8ae7c7e2f25ef5c9de4306.png)
Membro desde: 27/12/2007 17:40:46
Mensagens: 59
Localização: São Paulo - SP
Offline
|
eai Victor, Parabens por mais uma certificação
|
"It's not who you are underneath, it's what you do that defines you"
Rachel Dowes <- Batman Begins -> |
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 30/06/2009 12:14:29
|
victorwss
JWizard
![[Avatar]](/images/avatar/4ab232445f9b21b65dfdf6ea5f27f704.png)
Membro desde: 18/12/2007 14:46:00
Mensagens: 2409
Localização: São Paulo - SP
Offline
|
robson_costa wrote:eai Victor, Parabens por mais uma certificação
Valeu Robson. Obrigadão.
Manda um abraço para o pessoal aí em Cuiabá.
|
Victor Williams Stafusa da Silva
Bacharel em Ciência da Computação - UFMT // Especialista em Desenvolvimento Java - CEFET/MT // Doutorando em Ciência da Computação - IME-USP
SCJP 6.0 - 19/12/2007 - PASS - 88% // SCWCD 5 - 17/05/2008 - PASS - 79% // SCJA - 09/09/2008 - PASS - 96% // SCSNI - 30/06/2009 - PASS - 68% // SCBCD 5 - 31/05/2010 - PASS - 95%
Próximos: SCJD (encalhado com o projeto), SCEA parte I (estudando). Algum dia desses: SCMAD, OCA, SCEA e SCDJWS.
Computação: uma ciência holística e esotérica!
E então veio Deus a terra e disse aos homens: Não dividireis por zero.
XML is a giant step in no direction at all. (Erik Naggum)
Arquitetura de sistemas: Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.
Diga não as drogas: Não use java.util.Vector.
Cuidado: Este usuário pode ter temperamento agressivo.
Always code as if the person who will maintain your code is a maniac serial killer that knows where you live.
I am the maniac serial killer that knows where you live who will maintain your code.
É impossível falar de CMMI (Capability Maturity Model Integration) sem saber o que é CIMM (Capability Im-Maturity Model).
Se você escreve "concerteza", "concerteza" você andou matando aulas de português. |
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 30/06/2009 13:27:05
|
William Alves
JavaEvangelist
![[Avatar]](/images/avatar/7aef228fe8c99a599158ee626efe281b.jpg)
Membro desde: 02/10/2008 07:36:41
Mensagens: 301
Localização: São Paulo-SP
Offline
|
Parabéns Victor.
Vlw pelos comentários sobre a prova.
Fez bem em não disperdiçar o voucher mas, comentai o que acha sobre essa certificação em questão de conhecimentos, tipo o unico foco eh a propria ferramenta?
Pergunto pois essa eu não conhecia.
Sucesso nas proximas e boa sorte no mestrado.
This message was edited 1 time. Last update was at 30/06/2009 13:29:24
|
William F. R. Alves
SCJA | SCJP 6 | SCWCD 5 | Próxima : SCBCD 5 |
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 30/06/2009 15:51:16
|
ricardo13
Virtual Machine Man
![[Avatar]](/images/avatar/3c34604a79b889444149f4f226868fd5.jpg)
Membro desde: 14/09/2007 10:19:03
Mensagens: 514
Localização: Mococa/São Carlos
Offline
|
olá Victor,
Parabéns pela sua conquista.
Ricardo
|
/*
* Sun Certified Java Associate 1.0
* Sun Certified Java Programmer 6
* Sun Certified Web Components Development 5
* Bacharelado em Ciência da Computação - UNICEP
* Mestre em Ciência da Computação - ICMC/USP
*/ |
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 30/06/2009 15:58:45
|
luistiagos
GUJ Expert
![[Avatar]](/images/avatar/98785ca89cfbbe933921bfe68a94553b.jpg)
Membro desde: 10/07/2006 10:37:23
Mensagens: 3008
Offline
|
cara... realmente não acredito que vc gastou um voucher a toa neste lixo de prova... ganharia mais se fizesse alguma outra prova ou o vendesse...
|
SCJP 1.5
SCJA 1.0
IBM DB2 Associate |
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 30/06/2009 16:08:05
|
ricardo13
Virtual Machine Man
![[Avatar]](/images/avatar/3c34604a79b889444149f4f226868fd5.jpg)
Membro desde: 14/09/2007 10:19:03
Mensagens: 514
Localização: Mococa/São Carlos
Offline
|
Calma gente !!!!
Eu não vejo dessa forma. A minha visão é que todo o conhecimento é bem válido.
Independente da prova, um exemplo que podemos citar é SCJA.
Na opinião da maioria é uma prova "bem fácil" e tanto eu, como a maioria tem essa certificação. Evidente que, de forma alguma, não estou menosprezando quem pretende tirar essa certificação.
Por isso antes de falar algo assim, reflita e não classifique quais sopas de letrinha (SCJP, SCWCD, SCBCD, etc...) seja a melhor!!!
Ricardo
|
/*
* Sun Certified Java Associate 1.0
* Sun Certified Java Programmer 6
* Sun Certified Web Components Development 5
* Bacharelado em Ciência da Computação - UNICEP
* Mestre em Ciência da Computação - ICMC/USP
*/ |
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 30/06/2009 17:11:26
|
Murl
JavaChild
Membro desde: 03/04/2009 10:34:42
Mensagens: 116
Localização: DF
Offline
|
Concordo com o ricardo...
Parabens pela sua certificação!
Espero que eu absorva um pouco de sorte da galera que ta passando nos exames dessa semana! Minha prova ta chegando =P
|
OMW to SCWCD;
SCJP 6 |
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 03/07/2009 01:29:46
|
Higor
Java Ninja
Membro desde: 18/08/2007 19:06:25
Mensagens: 251
Offline
|
Parabéns!
Também estou com um voucher vencendo e acho que vou optar por esta prova nesse momento. Fui visitar o site que tu usou para estudar mas está quebrado, se der para colocar o link correto agradeço.
Abraços.
Higor
|
SCJP 5.0
SCJA 1.0
SCWCD 5 |
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 03/07/2009 10:38:40
|
victorwss
JWizard
![[Avatar]](/images/avatar/4ab232445f9b21b65dfdf6ea5f27f704.png)
Membro desde: 18/12/2007 14:46:00
Mensagens: 2409
Localização: São Paulo - SP
Offline
|
Higor wrote:Parabéns!
Também estou com um voucher vencendo e acho que vou optar por esta prova nesse momento. Fui visitar o site que tu usou para estudar mas está quebrado, se der para colocar o link correto agradeço.
Abraços.
Higor
Ok, já arrumei o link.
|
Victor Williams Stafusa da Silva
Bacharel em Ciência da Computação - UFMT // Especialista em Desenvolvimento Java - CEFET/MT // Doutorando em Ciência da Computação - IME-USP
SCJP 6.0 - 19/12/2007 - PASS - 88% // SCWCD 5 - 17/05/2008 - PASS - 79% // SCJA - 09/09/2008 - PASS - 96% // SCSNI - 30/06/2009 - PASS - 68% // SCBCD 5 - 31/05/2010 - PASS - 95%
Próximos: SCJD (encalhado com o projeto), SCEA parte I (estudando). Algum dia desses: SCMAD, OCA, SCEA e SCDJWS.
Computação: uma ciência holística e esotérica!
E então veio Deus a terra e disse aos homens: Não dividireis por zero.
XML is a giant step in no direction at all. (Erik Naggum)
Arquitetura de sistemas: Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.
Diga não as drogas: Não use java.util.Vector.
Cuidado: Este usuário pode ter temperamento agressivo.
Always code as if the person who will maintain your code is a maniac serial killer that knows where you live.
I am the maniac serial killer that knows where you live who will maintain your code.
É impossível falar de CMMI (Capability Maturity Model Integration) sem saber o que é CIMM (Capability Im-Maturity Model).
Se você escreve "concerteza", "concerteza" você andou matando aulas de português. |
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 03/07/2009 22:28:56
|
asobrab
JavaChild
![[Avatar]](/images/avatar/38d6996f11a4b0f404d4219625ca24c2.jpg)
Membro desde: 28/08/2006 20:38:14
Mensagens: 104
Localização: São Paulo - SP
Offline
|
victorwss wrote:Na minha opinião essa certificação não vale a pena e só deve ser feita se você estiver na mesma situação que eu estava: voucher a menos de uma semana de vencer e sem chances de fazer qualquer outra prova com esperança de passar.
Para quem pretende fazer a prova mesmo assim, a minha dica é: não subestime a prova e decore todos os menus e atalhos do netbeans referentes ao exame.
Concordo plenamente com a declaração. Isso também é valido para a SCJA, ou seja, só faça se estiver com voucher vencendo ou é literalmente um iniciante.
Mas, cá entre nós, ter de decorar atalhos, telas, posição e nome de menu? Putz... Quem garante que na versão 8 do software, esses itens estarão exatamente no mesmo lugar e nome?
|
Johnny
SCJA, SCJP, SCWCD, SCJD(Relato) |
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 03/07/2009 23:41:01
|
aix
Virtual Machine Man
![[Avatar]](/images/avatar/a72795d6874581a395f8a2ba7c4a0068.jpg)
Membro desde: 16/09/2007 08:31:00
Mensagens: 543
Offline
|
Parabéns Victorwss, achei legal embora eu nem use netbeans, mas acho massa ter esta certificação, Parabéns denovo, vc é muito inteligente cara, vejo isso só pelo nivel das suas respostas, abraços.
|
A estrada do excesso leva ao palácio da sabedoria. |
|
|
 |
|
|