Quanto um MAC vale mais do que um Note Win ou Linux?

Olá

Estou com uma dúvida e peço ajuda dos amigos para tentar resolver.

O MAC é lindo, está na moda, tem valor de revenda e tudo o mais. Mas será que vale tanto assim a mais do que um note com Win 7 (ou Ubuntu 9.10)

Minha dúvida está entre:

[color=darkblue]MAC Book Pro, 15,4"[/color]
Core 2 Duo, 2.8 GHz, L2 cache 6MB, HD 500 Gb, 4Gb RAM, NVIDIA GeForce 9400M + 9600M GT with 512MB, 2 USBs, , Bat.até 7 horas, peso 5,5 Lbs (2,5 Kg), [color=red]preço US $ 2.299[/color]

[color=darkblue]Sony Vaio 14"[/color]
Core 2 Duo 2.8 GHz, L2 Cache 6Mb, HD 500Gb, 8GB RAM, NVIDIA® GeForce® GT230M GPU (512MB VRAM), 4 USBs, Bat. até 6 horas, [color=red]Blu-ray Disc playback/burning[/color], peso 5,3 Lbs, [color=red]preço US $ 1679,99[/color]

E agora? Duas máquinas de mesmo processador mas o Vaio tem o dobro da memória, gravador Blu-ray e custa 620 dólares a menos.

  1. Alguém tem alguma outra sugestão de marca de notebook para comprar nos States?
  2. O VAIO é bom?
  3. Ainda vale a pena um HP? (Dell não consegui entrar na loja deles nos States)

O que fariam no meu lugar para desenvolver Java, Ruby, instalar bancos de dados tipo MySQL, CouchDB, MongoDB, servidores como Apache, nginx, usar Lucene, SOLR, enfim, estas coisas que usamos quase todos por aqui.

Obrigado pelas dicas

[]s
Luca

N entendi o esquema de ter 2 placas de vídeo… se tiver é por isso q o preço é tão mais caro.

As duas marcas são excelentes, para mim, pode acreditar, como desenvolvedor odeio tela de 14", se vc já está acostumado ok, pode parecer que não, mas para mim 1,4 pol faz falta. Eu elevaria a capacidade do MAC para 4GB Ram e ficaria com ele. O cache L1/L2 é igual neles ?

da uma olhada em http://www.alienware.com

Fernando

Desculpe, elevaria para 8GB Ram :oops:

Cara, quanto aos HP’s eu não recomendaria não. Eu tenho um Dv 2000 e o bicho esquenta tanto que as vezes eu fico com medo dele explodir e desligo hehehe. Parte desse problema de aquecimento ach oque deve-se ao processador AMD dele. Mas é isso aí, eu estou vislumbrando um MAC a muito tempo, planejo comprar um e também gostaria de saber a opnião dos colegas sobre essas duas configurações aí.

fala luca! então eu tenho um vaio ja faz bastante tempo… nunca me deu problema algum… eu acho MAC muita facada pra pouca diferença…

abs!

Olá

Sim, os caches são idênticos, ambos usam o mesmo chipset. E o MAC já é o top de linha. Não tem a opção de vir com 8 Gb e com gravador Blu Ray.

As únicas diferenças são:

  • Tamanho da tela do MAC,
  • Memória do Vaio
  • gravador Blu ray do Vaio
    Duração da bateria do MAC
    Valor de revenda maior do MAC (mas não pretendo vender mas dizem que o MAC é mais bem fabricado)
    Preço do VAIO

Tá duro escolher!

[]s
Luca

[quote=Luca]Olá

Sim, os caches são idênticos, ambos usam o mesmo chipset. E o MAC já é o top de linha. Não tem a opção de vir com 8 Gb e com gravador Blu Ray.

As únicas diferenças são:

  • Tamanho da tela do MAC,
  • Memória do Vaio
  • gravador Blu ray do Vaio
    Duração da bateria do MAC
    Valor de revenda maior do MAC (mas não pretendo vender mas dizem que o MAC é mais bem fabricado)
    Preço do VAIO

Tá duro escolher!

[]s
Luca[/quote]

ah e quanto à bateria, o meu tb chegou a durar umas 6 ou 7 horas quando era novo hehehe

Eu tenho um Vaio (FZ350AE) e dele não tenho queixas. Só que ele é bem mais fraquinho que o que você quer comprar.

Acho que foi você que disse uma vez que tinha comprado um notebook pesado e estava louco para comprar um Vaio porque tinha aprendido a lição sobre o peso dos notebooks. (Como você usa óculos fortes, talvez seja melhor um Vaio de 15.4" em vez de um de 14", mas aí ele fica mais pesado :frowning: )

O que não gosto no meu Vaio é o tamanho do carregador, que é o dobro do tamanho (e quase o dobro do peso) do carregador do HP (tenho também um HP dv6245us, que esquenta um bocadinho). Sei lá se os Vaios americanos usam carregadores menores… (comprei o meu Vaio aqui no Brasil mesmo).

[quote=Luca]As únicas diferenças são:

  • Tamanho da tela do MAC,
  • Memória do Vaio
  • gravador Blu ray do Vaio
    Duração da bateria do MAC
    Valor de revenda maior do MAC (mas não pretendo vender mas dizem que o MAC é mais bem fabricado)
    Preço do VAIO[/quote]
    E o Sistema Operacional do Mac, que é 11 (numa escala de 0 a 10).

Eu sempre sonhei com um Mac. Estou pensando seriamente no que fazer pra comprar um zerado. E pode ter certeza que se o valor de um outro notebook for muito mais barato, com configuração superior, ainda vou de Mac. Acho que o acabamento do Mac também é melhor.

Olá

Disse mesmo porque meu Compaq Presario R3000 é bem pesadinho em relação a estes mais novos.

Já usei por um bom tempo notebook Toshiba de 14". Não era ruim. Mas é claro que um de 15,4" é melhor para usar e pior de carregar. A portabilidade não é meu principal objetivo mas um trambolho como o meu não é bom.

Hoje em dia todo mundo quer MAC. Eu também quero. Só não sei se compensa pagar tanto pela grife e se depois não me arrependerei por não poder instalar um Linux no mínimo dual boot. A tal de virtualização com VM ware, Parallels, virtual box, etc. me assusta um pouco. Pelo menos enquanto uso esta minha máquina atual que é de 2004.

[]s
Luca

Quem estiver acompanhando esta thread, estejam certos que estamos nos referindo a um computador Sony Vaio, não ao “celular MP10 vaio” que às vezes pode ser comprado na Santa Ifigênia:

Obviamente tal celular não é fabricado pela Sony e o logo é uma imitação grosseira do logo do Vaio.

Olá

Hahaha, não conhecia isto.

Para a comparação, ambas as máquinas foram cotadas nos sites oficiais da Apple e da Sony nos States.

Quanto ao Mac há uma esperança de que lance alguma coisa nova com processador i7 do novo iMac mas por enquanto não há nada oficial e nem sei se sai para este Natal.

Será que o Snow Leopard roda realmente tudo que um desenvolvedor acostumado a usar Open Source precisa?

[]s
Luca

[quote=Luca]Hoje em dia todo mundo quer MAC. Eu também quero. Só não sei se compensa pagar tanto pela grife e se depois não me arrependerei por não poder instalar um Linux no mínimo dual boot. A tal de virtualização com VM ware, Parallels, virtual box, etc. me assusta um pouco. Pelo menos enquanto uso esta minha máquina atual que é de 2004.
Luca[/quote]
Mas acho que dá pra fazer o Dual Boot com Linux sim (o BootCamp não resolve isso?). Eu li em algum lugar que tinha gente até com ‘triple boot’.

Uma diferença de $620 só pelo sistema operacional, e ainda com hardware inferior. É isso que me impede de comprar um Mac.

Estou tão acostumado com o Ubuntu(como você também deve estar) que não vejo e nem conseguiram ainda me explicar quais reais vantagens eu teria que valem esses $620

Como o SO que eu uso hoje atende a TODAS as minhas necessidades, eu iria de Vaio e tentava colocar um Hackintosh nele só pra testar o SO.

A pergunta de sempre, antes de comprar ? O que você fará com o MAC que não fará com o VAIO e vice-versa. Eu compraria o MAC se tivesse dinheiro, principalmente porque não tenho o menor conhecimento sobre MAC OS e seria uma excelente oportunidade de aprender e expandir o leque. Mas lembre, pelo custo, o MAC terá que fazer alguma coisa bem melhor que o outro, senão acredito que seja apenas gasto amais.

Blz Luca…

Já que você comentou sobre Ruby também, lhe digo que mac é excelente.
Trabalhar com Textmate é incrivelmente bom.

Mas em geral dependo do gosto de cada um…

Vlw.

Entre os dois eu fico com o Vaio…

Levando em consideração que o Linux e o MacOS se equivalem… Vc tá pagando mais pelo “status” em detrimento de ter uma máquina melhor.

Vai mais das suas necessidades. Acredito que deve valer a pena pra quem não vive sem o Textmate, quer desenvolver pro Iphone ou precisa mexer em programas que não rodam no Linux, tipo softwares gráficos da adobe, etc…
Todas essas ferramentas de desenvolvimento que vc usa são fáceis de instalar no linux. Acho que nem precisa de considerar o windows nessa sua pesquisa, desenvolver em rails no windows é muito ruim. E eu nem gosto de pensar na idéia de alguém compilando binários do couchdb, mongodb ou outra coisa mais experimental pra rodar no win.

Eu compraria um outro notebook qualquer, com hardware superior e instalaria linux.