Como reconhecer números de celular

Pessoal,

Estou desenvolvendo uma expressão regular para reconhecer números de celular válidos. Em particular, além de validar preciso reconhecer se aquele número é um Nextel. Minhas buscas no google não foram satisfatórias. Alguém sugere algo?

É meio fria, pois isso pode mudar de estado para estado.
Por exemplo, aqui no RS números 96,97,98,99 são da vivo. Os da TIM são 81 e BrT 84, mas não é uma regra, os telefones fixos em sua maioria começam com 3 ou 2, mas isso não é uma regra!

Números de celular, em São Paulo, começam por 6, 7, 8 ou 9. Para saber se um número é Nextel, você precisa de mais informação.

Nextel: 77xx ou 78xx - sei lá se a lista está atualizada.

Devido a portalidade os numeros não necessariamente são da operadora.

realmente, aqui em Minas, numeros 85 86 87 88 normalmente são da oi, 84 83 82 são claro, 97 98 99 96 são vivo e 91 92 93 são tim, entre outros

meu número inicialmente era de uma operadora e eu fiz portabilidade, assim, esquece essa regra, só se os nextel tiver um padrão de número que não pode fazer portabilidade, ok?

Normalmente telefones Nextel, além do número normal (aquele que pode ser acessado a partir de outra operadora), por exemplo 7840-2031 ou 7557-2926, têm um ID que tem uma duas estrelinhas - tipo “553044681” ou “5*15449” Se você precisa saber se é um ID Nextel, basta ver se tem 1 ou 2 estrelas.

interessante thingol… muito interessante!

Existe um serviço para consulta pública:

http://consultanumero.abr.net.br:8080/consultanumero/

A ABR Telecom é a empresa responsável pela portabilidade numérica em todo o Brasil.

Se o número que você estiver consultando foi portado para outra operadora, o processo vai ter sido registrado pela ABR. Portanto, o site da ABR sempre vai te mostrar a operadora correta atual do número. Mesmo que ele seja portado denovo e denovo e denovo.

Somente pelas sequências numéricas, não é mais possível identificar a operadora. Todas as regras que existiam para determinar isso foram por água abaixo com o surgimento da portabilidade.

seria bom se rolasse uma api pública para isso, não? #sonhomeu

Eu aposto que existe sim! Algum webservice provido por esta empresa mesmo e, sem dúvida, pago!

Grandes empresas de telemarketing ativo e outras que por qualquer motivo originam muitas chamadas costumam ter centrais telefônicas inteligentes que selecionam automaticamente operadoras de telefonia fixa, celular e de longa distância com base nas respectivas tabelas de preços destas empresas no horário em que a chamada está sendo feita para obter o menor custo possível.

A diferença geralmente é de poucos centavos, mas se a sua empresa origina 10.000 chamadas por dia, imagina quanto você não economiza no fim do mês.

Antigamente estes sistemas se baseavam nas regras numéricas para saber de qual operadora era o número discado.

Então, se a central deduzia que o número que você discou era da Claro, ela completava a chamada usando uma linha celular da própria Claro, para conseguir a menor tarifa.

Ou então se você discava um número com outro DDD, ela comparava a tabela de tarifas da Embratel, Intelig 23, Telefonica, Brasil Telecom e assim por diante, pra escolher qual operadora era mais barata para aquela chamada naquele instante.

Com o surgimento da portabilidade, a capacidade de “acerto” destas centrais telefônicas foi por água abaixo. E provavelmente elas eventualmente vão ser atualizadas para consultar algum cadastro centralizado online via webservice ou qualquer outra tecnologia.

Eu me lembro de ter participado de um projeto em um grande banco em que você tinha de cadastrar a operadora referente a um determinado número de celular. Já naquele tempo (há uns quatro anos atrás) já estavam cientes dos problemas que a portabilidade iria trazer.

Isso é verdade.

Eu abri recentemente uma nova conta corrente e o banco me perguntou a operadora do celular. Mas não perguntou do fixo, pelo que me lembro.

Mas mesmo assim, eu poderia informar uma determinada operadora pro banco e depois fazer a portabilidade para outra, deixando o cadastro do banco desatualizado.

A única saída 100% confiável parece ser uma consulta online a um serviço centralizado fornecido pela organização que gerencia os processos de portabilidade e que, por consquência, sabe em que operadora está determinado número.