Dúvida sobre administração de NFs de PJ sem contador

opa

alguém sabe se é muito complicado administrar sozinho sem um contador a própria empresa?
trabalho como PJ e meu contador anda dando muitas mancadas…

e como minha empresa emite a nota fiscal eletrônica, pensei se talvez não seria tão dificil administrar isso sozinho.

quais são as coisas que preciso fazer para manter uma empresa?

abraços!

Amigo,

Também sou PJ…

Mesmo não conhecendo muito é sabido que a legislação é muito complexa, além do mais é muito dinâmica…
Eu não arriscaria ficar ilegal com o governo por causa de R$200,00 por mês… Também acho que pelo fato de uma empresa dar muita dor de cabeça, o ideal é focar o máximo do seu tempo com o negócio, não acha?

Não seria o caso de procurar um contador melhor mesmo que custe um pouco mais?

oi vinicius

mas eu nao quero ficar ilegal.

minha dúvida é se com uma empresa já aberta, e com a documentação em dia, é dificil mantê-la.

envio apenas 1 NF por mês… e o contador faz isso online…

o que nao sei é como pagar os impostos… como eles chegam, etc…

abraços

Claro… eu sei que vc não quer ficar ilegal… nem é esse o caso… O problema é vc esquecer ou desconhecer algum imposto que tenha que pagar, ou ainda recolher a mais entende???

No meu caso eu emito 2 notas no mês mais ou menos… Más não arrisco não trabalhar sem contador por causa da legislação… Por exemplo ISS… no meu caso eu recolho ISS e que tem muitas regras… A empresa que eu presto serviço ia recolher quase 16% de impostos… Com o contador ele conseguiu provar que o recolhimento a ser feito era de 5%… Dai ele recolhe o DAS…

Se não fosse ele conhecer da legislação eu tava na roça…

Melhor trocar de contador cara.
Vai por mim.

+1

A empresa onde um colega meu trabalhava costumava indicar um determinado contador, muito correto mas um pouco careiro (embora ele fizesse um bom desconto, porque muitos dos colegas dele também usavam o mesmo contador. Como o serviço é igualzinho para todos os que eram PJs dessa empresa, então era só o contador emitir os boletos para pagar os impostos e recolher as segundas vias das notas no departamento administrativo dessa empresa, em resumo.
Aí ela resolveu mudar de contador indicado porque esse outro contador era um parente de um gerente dessa empresa. Esse outro contador é mais barateiro mas um bocadinho enrolado (do tipo “você é que tem de se preocupar com os impostos que tem de pagar”). Resultado: deu muita confusão.
Esse meu colega simplesmente continuou com o contador antigo, para não ter os problemas que ele já estava antecipando que iriam acontecer.

O que pro contador é fácil pra nós é difícil, assim como o que pra nós é fácil pro resto do mundo é impossível.

Vai por mim: usa um contador, porque uma hora ou outra com certeza você VAI vacilar e quanto menos esperar vai ter de pagar uma multa gigante pro governo por pura bobagem.

Eu sei como é. Já aconteceu comigo.

4 x 0!!!

Aproveitando… kikolobo… vc que fez os tutoriais de spring + JSF do devmedia?

[quote=viniciusfaleiro]4 x 0!!!

Aproveitando… kikolobo… vc que fez os tutoriais de spring + JSF do devmedia?[/quote]

Sim, a lista completa do que fiz e faço para a para a Devmedia pode ser vista neste link: http://aulas.itexto.com.br

Estava assistindo semana passada!!! Parabéns pelo trabalho… Muito bom!!!

me convenceram! :slight_smile:

vou procurar outro contador mesmo!

a gente fica puto com a cagada dos outros e quer resolver sozinho… as vezes é pior mesmo… ainda mais eu não entendo nada de contabilidade!

na minha cabeça era só entrar no site da prefeitura, emitir a NF-e e pronto, depois chegava os impostos (o tal Simples Nacional)… mas pelo jeito nao é bem assim =/

valeu pelos esclarecimentos!

abraços!

Que bom que gostou Vinicius! Isto me incentiva a continuar.
Precisando de qualquer coisa, só me chamar.
Grande abraço!

Na verdade é assim: se você vai pagar os impostos de acordo com as leis, precisa assinar algum informativo como o da IOB para saber exatamente as novidades (que novas portarias estão em vigência, etc.). Isso já requer que você fique acompanhando sempre o que está ocorrendo.
Se você, ainda por cima, quer pagar menos (fazer um “planejamento tributário” ou pior, uma “elisão fiscal”), então precisa de um contador bom (não o filho do sobrinho da vizinha da cabeleireira da sua tia). Eles sabem melhor o que fazer.

aliás…

se puder, melhor ainda é, além de ter um contador, ter também um advogado tributarista.
ele não quebra galhos, quebra TRONCOS pra você e te instrui a como lidar melhor com os seus impostos.

[quote=entanglement]Na verdade é assim: se você vai pagar os impostos de acordo com as leis, precisa assinar algum informativo como o da IOB para saber exatamente as novidades (que novas portarias estão em vigência, etc.). Isso já requer que você fique acompanhando sempre o que está ocorrendo.
Se você, ainda por cima, quer pagar menos (fazer um “planejamento tributário” ou pior, uma “elisão fiscal”), então precisa de um contador bom (não o filho do sobrinho da vizinha da cabeleireira da sua tia). Eles sabem melhor o que fazer. [/quote]

Pow… meu contador é meu sogro também… haahuhauahuha… Nem por isso é ruim… =P Muito bom por sinal … hahahha… just kidding!!

Contador.

Pessoal, só por autos, para vocês terem uma idéia… Ainda que se trate de micro empresa, no mínimo, são os livros a serem registrados, escriturados e atualizados pelo seu contador:

Livro Diário; (obrigatório)
Livro Razão; (obrigatório)
Livro Caixa; (dispensável se os dois anteriores estiverem ok)
Livro de Registro de Inventário; (obrigatório)
Livro de Entrada de Mercadorias; (depende da atividade)
Livro de Saída de Mercadorias; (depende da atividade)
Livro de Apuração do ISS; (se for prestadora de serviços)
+
Livro de Registro de Empregados
Livro de Ocorrências (Para uso do Ministério do Trabalho).

Além disso… Quando for fazer a guia do simples, como alguns defendem ser muito fácil, é preciso cuidar para enquadrar na alíquota correta. Caso contrário, como implicar no dobro de impostos incorretos, e falta de pagar impostos devidos.

Isso sem falar em atualizações, etc. Para se ter uma idéia, temos em nosso escritório 3 empresas de consultoria contratadas para prestas informações semanais, por escrito, e diárias por meio eletrônico, das alterações na legislação. Cada empresa nos atualiza com mais de 50 páginas POR SEMANA com altereções na lei. Em suma… É muita coisa…Não é tão simples assim…

Vou dar um exemplo para os senhores… Há pouco tempo, por precaução, fizemos espelhamento dos três servidores que temos em nosso escritório (um para cada setor). Tenho consciência que para a maioria aqui não deve ser nem um pouco complicado, como também não é quando o “rapazinho” da manutenção “escraviza” o meu pc lá do escritório dele… Segundo ele, é tudo muito fácil. Mas eu não conseguiria fazer isso nem em 2 semanas!!!

Por mais que a contbilidade possa parecer fácil também, há muitas obrigações que devem ser cumpridas, que demandam tempo, muito, MUITO, estudo e MUITA responsabilidade. Isso tem um preço. Justo ou não, depende do retorno que os senhores terão e do que esperam…