Carreira técnica ou gerencial?  XML
Índice dos Fóruns » Assuntos gerais necessariamente ligados a tecnologia
Autor Mensagem
bandrade
GUJ Ranger

Membro desde: 20/01/2003 15:45:15
Mensagens: 782
Offline

E ai pessoas, tudo bom? Teve um tópico aí pra trás que a galera começou a discutir... é o seguinte, que tipo de carreira vocês estão pensando em seguir? Técnica ou gerencial??
Eu prefiro a gerencial.... sei lá..., acho muito mais interessante lidar com gente do que lidar com máquinas.... o vocês??

valeu
Thiago Senna
GUJ Master
[Avatar]

Membro desde: 11/02/2005 08:08:02
Mensagens: 1595
Offline

Olha!!!

Eu penso como você!
Mas antes vou aprender a lidar com máquinas e abusar do trabalho em grupo!
Ou seja.. primeiramente quero me consolidar em mais ou menos 2 anos na área de tecnologia.... até virar quem sabe um arquiteto.... Depois, to indo pra gerência.... Quero gerenciar projetos e ter como diferencial um bom domínio técnico do problema!

Um Abraço!
[Email]
Daniel Quirino Oliveira
Moderador
[Avatar]

Membro desde: 23/03/2003 23:57:34
Mensagens: 3299
Localização: Awawawawa (Araraquara) - SP
Offline

Gerencial: vendedor de água de coco na Costa do Sauípe.

Brincadeira. Isso vai da vontade de cada um. Por enquanto, eu ainda tenho uma paixão inquietante pela área técnica. Adoro abrir uma IDE e fazer horrores (com todos os sentidos que esta palavra pode assumir no contexto) com ela. Mas ter conhecimentos de áreas gerenciais é muito importante, quase vital, mesmo para quem quiser seguir uma carreira técnica.
Joel Spolsky sintetiza esta necessidade muito bem em todos os seus artigos. Embora ele seja um cara cujo perfil é basicamente técnico (formado em Yale, ex-Microsoftie, programador, etc etc), ele sempre ressalta que qualquer decisão tomada tem que ter uma boa justificativa ($) para poder ser levada adiante. Como ele sempre costuma dizer em seu blog, ele sempre optou por construir softwares sobre a plataforma Microsoft não porque ela seja tecnicamente a melhor, mas porque é a mais adequada para o modelo de negócios da empresa dele e porque 90% de seus clientes usam sistemas operacionais da Microsoft Uma decisão técnica baseada em uma visão gerencial.

Daniel Quirino Oliveira
[Email] [WWW]
Diogenes
Virtual Machine Man
[Avatar]

Membro desde: 17/07/2003 14:08:01
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Offline

Eu tenho quase certeza que me manterei em uma carreira mais técnica, mesmo com todos efeitos colaterais envolvidos com isso....

Cedo ou tarde, um bom profissional em TI, (q não eh o meu caso ), tende a tomar a escolha de ir pra carreira gerencial, ou abrir logo um leque imaginário de possibilidades profissionais mirabolantes em sua vida, coisa que todo brasileiro tem uma facilidade incrível de fazer.....

Afinal, depois de tantos anos causando danos ao cérebro, muitos preferem lidar com pessoas....embora em minha opinião ache que lidar com pessoas está definitivamente classificado como uma das coisas mais danosas da humanidade ultimamente....

Diogenes

"É possível resistir a invasão de exércitos, mas não a invasão de idéias." - (Victor Hugo)


[Email] [MSN]
marcioa1
Virtual Machine Man
[Avatar]

Membro desde: 29/11/2003 12:52:10
Mensagens: 736
Localização: Valinhos-SP
Offline

Olá,

Tenho 20 anos de profissão e penso em seguir minha carreira técnica até o fim dos tempos.

Tenho colegas que são gerentes. Eles provavelmente ganham mais, tem mais status e respeito. Mas o dia a dia deles é : reunião, preparar apresentação no Power Point, reunião, incrementar um planilha Excel, reunião, conversar com fornecedores, reunião, fazer política, reunião, se preocupar com a aparência, reunião , puxar o saco de alguns , reunião etc ....

Lidar com pessoas é bom e ruim, depende das pessoas. Acredito que eu possa me desenvolver tecnicamente, fazer um excelente trabalho e ter contato com pessoas também.

Fica uma pergunta. Qual a REAL função de um gerente ?

Abraços,

Márcio

SCJP 1.4,
[Email]
marcioa1
Virtual Machine Man
[Avatar]

Membro desde: 29/11/2003 12:52:10
Mensagens: 736
Localização: Valinhos-SP
Offline

Esqueci de outra grande e importantíssima função do gerente. Preparar e cobrar cronogramas. Quanto mais coloridos melhor.


Márcio

SCJP 1.4,
[Email]
Thiago Senna
GUJ Master
[Avatar]

Membro desde: 11/02/2005 08:08:02
Mensagens: 1595
Offline

Maricio..

Muito legal a sua colocação!
Principalmente a colocação onde você diz que mesmo sendo técnico você também mantém contato com pessoas!

Mas olha.. o Gerente tem uma função importante! Na verdade, ele nem sabe, mas tem!

O principal objetivo dele é fazer com que essas atividades chatas como cronograms, reuniões e etc não atrapalhem a rotina dos funcionários técnicos!

Ou seja, os Gerentes trabalham para que nós trabalhemos melhor!!
Nós Técnicos somos FODAS!!
[Email]
danieldestro
Moderador
[Avatar]

Membro desde: 04/09/2002 17:26:16
Mensagens: 6677
Localização: São Paulo / Catanduva
Offline

Gosto muito da área técnica, mas gerenciamento é fundamental. Seja para o gerenciamento de suas contas e carreira, até para a vida pessoal e gerenciamento de pessoas.

Mas prefiro, num futuro próximo, começar a gerenciar meus próprios ativos, não o dos outros.

gotjava?
Doe sangue
What You See Is What You Get!
Apostilas de Java grátis!
RefsCALL - Bandeira Eletrônica para Árbitro de Futebol
[WWW]
alexasrc
Thread.start()
[Avatar]

Membro desde: 04/01/2005 09:24:27
Mensagens: 31
Offline

Como diz o ditato "Nunca digo que dessa água não beberei" , mas pertendo não seguir a carreira Gerencial. Acredito que lidar com pessoas seja muito mais dificil do que lidar com programas.

Fazendo uma comparação um tanto engraçado, acredito que "lidar com pessoas são mais dificeis que debugar programas. O resultado(comportamento, atitude) nem sempre é o esperado!".

Eu pretendo me focar na parte técnica, contudo me aperfeiçoar na arte de negociar, lidar com pessoas sera um diferencial. O pessoal da area tecnica, fica rotulado como pessoas que não possuem um relacionamento interpessoal, limitando-se apenas aos colegas de CPD.

Em resumo, pretendo fortalecer os pontos que são fundamentais, pra quem pretende atuar na parte de empreendedorismo (o meu caso), propondo soluções técnicas e sabendo promovê-las.


Alexandre S. R. Costa
Consultor
[Yahoo!] [MSN] [ICQ]
kuchma
Moderador
[Avatar]

Membro desde: 17/01/2003 19:36:16
Mensagens: 1231
Localização: Curitiba - PR
Offline

O problema eh o seguinte: desenvolvedores bons deveriam ganhar bem. Da forma como a coisa esta hoje em dia, parece que gerente eh a "evolucao" do tecnico - ou seja, quem quer ganhar mais tem que mudar de atividade.

Bien, alem disso, discordo que lidar com pessoas seja mais interessante do que lidar com maquinas.


Marcio Kuchma

E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. Mq 5:2, Miquéias, 750 AC aprox.
[WWW] [ICQ]
fzampa
Virtual Machine Man
[Avatar]

Membro desde: 05/11/2004 18:22:45
Mensagens: 620
Localização: Belo Horizonte
Offline

kuchma wrote:
Bien, alem disso, discordo que lidar com pessoas seja mais interessante do que lidar com maquinas.


Marcio Kuchma


Máquinas nao tem dor de cabeça, nao reclamam, nao te xingam, nao fazem nada que vc nao peça. E olha que isso ainda é uma coisa abrangente...

Ah, e o melhor: Trabalham o quanto vc aguentar...
alexasrc
Thread.start()
[Avatar]

Membro desde: 04/01/2005 09:24:27
Mensagens: 31
Offline

kuchma wrote:O problema eh o seguinte: desenvolvedores bons deveriam ganhar bem. Da forma como a coisa esta hoje em dia, parece que gerente eh a "evolucao" do tecnico - ou seja, quem quer ganhar mais tem que mudar de atividade.

Bien, alem disso, discordo que lidar com pessoas seja mais interessante do que lidar com maquinas.


Marcio Kuchma


Na verdade, o que esta acontecendo e que esta sendo mais valorizado quem de alguma forma agrega valor financeiro a empresa. O Gerente ele tem mais valor que um tecnico por que ele de alguma forma (vendendo um projeto) da um retorno mensurável a empresa que o contrata. O técnico é mais dificil de dar esse retorno. A nossa preocupação e de fato entregar o produto(sistema) bem feito e não propor algo que possa mudar. O sistema pode ser de alta qualidade ( utilizando padroes, etc.), mas se não "mostrar pra que veio" (o quanto eu posso ganhar, economizar) não vai ser tão importante assim.

Essa questa gera muita polêmica. Mas se analizarmos o proposito de implantar um sistema, vemos que no fundo o proposito e comercial sim.

Alexandre S. R. Costa
Consultor
[Yahoo!] [MSN] [ICQ]
bandrade
GUJ Ranger

Membro desde: 20/01/2003 15:45:15
Mensagens: 782
Offline

Poxa... pra mim os problemas, dores de cabeça, TMP, relacionamento entre as pessoas é o que me faz mais interessado por elas.... pelo fato de serem muitas vezes imprevisíves... isso que eh o charme... hehehehehe

acho que sendo um técnico eu nao tenho um visão global que um gerente tem, e a minha sede é por informação que essa visão global pode me dar...
jah to achando que fiz o curso errado... ehehehe... devia ter feito algo de gerencias, + não vim fazer Sistemas de informação, formo no fim desse ano e minha monografia vai ser na área de gestão do conhecimento... hehehehe... ai, ai... eu tô fudido.... eu gosto de ler é a Você s/a e nao a computer world... hehehehe

nem sempre o gerente ganha mais, existem muitas empresas que tem aquela carreira em Y... chega uma hora que o técnico decide se quer continuar como técnico ou se quer seguir carreira gerencial.... como técnico ele pode chegar em níveis absurdos com um salário beeeem bacana... ((;

E carreira internacional? tipo ir programar fora? o q vcs acham? sei q tem gente daki q jah fez isso.... alguém tem alguma experiencia pra compartilhar??

valeu
Luca
Moderador
[Avatar]

Membro desde: 06/09/2002 14:30:10
Mensagens: 5818
Localização: São Paulo/SP ou Paraty/RJ
Offline

Olá

bandrade wrote:...minha monografia vai ser na área de gestão do conhecimento...


bandrade, por favor dê um pitaco neste tópico

[]s
Luca

Dare Obasanjo (Program Manager at Microsoft)
"The folks I know from across the industry who have to build large scale Web services on the Web today at Google, Yahoo!, Facebook, Windows Live, Amazon, etc are using RESTful Web services. The only times I encounter someone with good things to say about WS-* is if it is their job to pimp these technologies or they have already "invested" in WS-* and want to defend that investment."


CEP, JMS, JMX e coisas afins (ou não)
http://lucabastos.blogspot.com/
[Email] [WWW]
javeloper
JavaBaby
[Avatar]

Membro desde: 13/06/2003 09:02:39
Mensagens: 91
Localização: Goiânia
Offline

marcioa1 wrote:Olá,

Tenho 20 anos de profissão e penso em seguir minha carreira técnica até o fim dos tempos.

Tenho colegas que são gerentes. Eles provavelmente ganham mais, tem mais status e respeito. Mas o dia a dia deles é : reunião, preparar apresentação no Power Point, reunião, incrementar um planilha Excel, reunião, conversar com fornecedores, reunião, fazer política, reunião, se preocupar com a aparência, reunião , puxar o saco de alguns , reunião etc ....

Lidar com pessoas é bom e ruim, depende das pessoas. Acredito que eu possa me desenvolver tecnicamente, fazer um excelente trabalho e ter contato com pessoas também.

Fica uma pergunta. Qual a REAL função de um gerente ?

Abraços,

Márcio



dá uma olhada e vê se isso te esclarece alguma coisa...
Você é Engenheiro ou Gerente?Um homem caminha pela rua em um pequenino povoado, quando de repente
percebe bem acima de sua cabeça, um balão de ar quente.
No cesto desse balão, há um senhor que lhe acena desesperadamente. Com
curiosidade, ele se aproxima o máximo possível e o ouve com atenção. Por
fim, o piloto consegue fazer com que o balão baixe mais um pouco, e lhe
grita: * "Desculpe, cavalheiro, mas poderia ajudar-me? Prometi a um amigo
que me encontraria com ele às duas da tarde, porém já são duas e meia e não
sei onde me encontro!".
O outro homem, com muita cortesia, respondeu:
"Mas claro que posso ajudá-lo! Você se encontra em um balão de ar quente,
flutuando a uns vinte metros acima da rua. Está a quarenta graus de
latitude norte e a cinqüenta e oito graus de longitude oeste".
O balonista escuta com atenção e depois pergunta-lhe com um sorriso: *
"Amigo, você é um engenheiro?" * "! Sim senhor, ao seu dispor! Como
conseguiu
adivinhar?" *
"Porque tudo o que você me disse está tecnicamente correto, porém esta
informação me é totalmente inútil, pois continuo perdido". O engenheiro
fica calado por alguns segundos e finalmente pergunta ao balonista: * "E
você, não seria por acaso um gerente?"
"Sim, sou gerente de uma empresa. Como descobriu?" "Ah, foi muito fácil!
Veja só: você não sabe onde está e nem para onde vai. Fez uma promessa da
qual não tem a mínima idéia de como irá cumprir e ainda por cima espera que
outra pessoa resolva o seu problema. Continua exatamente tão perdido quanto
antes de me perguntar. Porém agora, por um estranho motivo, a culpa passou
a ser minha..."


J@v£LÖP£R
[MSN] [ICQ]
 
Índice dos Fóruns » Assuntos gerais necessariamente ligados a tecnologia
Ir para:   
Powered by JForum 2.1.8 © JForum Team