Pessoal, vou compartilhar uma experiência com vocês e gostaria de, se possível, ler relatos de pessoas que já passaram por esta situação.
Trabalhei em consultoria por alguns anos como desenvolvedor, e, há quase 3 anos atrás, comecei a trabalhar em uma empresa maior, onde o cliente é interno. Logo de cara, o interessante foi que, pelo cliente ser interno, o convívio era mais próximo e, automaticamente, comecei a desenvolver software pensando em agradar o cliente e não a mim. Lógico que, em consultoria a intenção também é atender ao cliente, mas, talvez pelo convívio ser menor e mais restrito, não havia um referencial.
Porém, de algum tempo pra cá, venho percebendo que, passei a conviver “demais” com o cliente, chegando a um ponto de gastar mais da metade do meu tempo diário fornecendo suporte (entende-se, tirando dúvidas, analisando possíveis erros do sistema ou de cadastro, analisando melhorias, explicando regras), o que, para alguém com um perfil técnico, é algo frustrante. O cargo na empresa na teoria é projetar e desenvolver software, e somos cobrados por isso, mas, na prática, o que faço na maior parte do tempo é dar suporte. Claro que já conversei com os superiores, mas a empresa não pode ficar sem esse suporte e não vão contratar outra pessoa.
Alguém já passou por isso e gostaria de compartilhar?
grato