Quem é mais valorizado o bom profissional ou o bom político?  XML
Índice dos Fóruns » Assuntos gerais (Off-topic)
Autor Mensagem
moacirjava
Virtual Machine Man
[Avatar]

Membro desde: 11/01/2008 11:31:08
Mensagens: 658
Localização: Minas Gerais
Offline

Bom dia amigos do GUJ!
Não é de hoje que vejo em várias empresas pessoas que ganham e ocupam melhores salários e cargos sendo mais "políticos" do que profissionais. Pessoas que as vezes não aparentam produzir nada, mas mesmo assim o contra-cheque ainda é maior que o seu, tem mais benefícios, trabalha menos e ainda é elogiado (não sei pelo quê...)

Vocês acham que é mais importante ter contatos e se relacionar bem fora e dentro da empresa do que ser um bom profissional?

É lógico que um bom relacionamento além de tornar o ambiente de trabalho mais agradável garante uma maior confiança por parte dos superiores e até mesmo de clientes, mas a pessoa deve ser reconhecida pela sua popularidade e relacionamento ou pelo trabalho bem feito?

Isso é tão comum assim? Ter mais "políticos" dentro de empresa do que bons profissionais?

"Para conseguir algo que você nunca teve, precisa fazer algo que nunca fez."

Analista de Sistemas.
SCJP 5


thebestbr
Thread.start()

Membro desde: 12/01/2011 07:50:42
Mensagens: 30
Offline

Acho q precisamos de ambos porem os politicos sao bm valorizados, pois um bom politico apesar de as vezes nao render muito ele acaba fazendo com q sua equipe como um todo avance no trabalho e assim torna o ambiente de trabalho mais agradavel, oq melhora o desenpenho e pode-se dizer q ele ajudará a empurrar a equipe pra frente. o q pod acontecer eh o bom profissional se sentir nao valorizado por conta do politico e largar mao d sem um bom profissional..


vamos ver mais ideias, hehehehe
flw
ambrozio
JavaChild
[Avatar]

Membro desde: 23/10/2007 20:39:12
Mensagens: 111
Localização: uberlandia/mg
Offline

Muita boa.

bobo
[Email] [MSN]
nel
JWizard
[Avatar]

Membro desde: 01/10/2009 13:51:10
Mensagens: 2364
Offline

Bom dia a todos.

Sinceramente, nao entendi a sua pergunta. Na sua visao, o que eh um bom profissional? Aquele que sabe programar bem, eh um bom analista, ambos?
Um bom profissional eh aquele que sabe programar muito bem e alem disso ser um bom politico, gestor?

A questao de "bom profissional" depende de aspectos, cargo que se ocupa entre outros fatores, na minha opiniao.

O que eu penso eh que aquele que nao tem nada de politico dificilmente podera assumir um cargo de gestao, por exemplo.
Ha aqueles que sao extremamente tecnicos, de "pouca conversa" entre outros, mas acredito fielmente que um bom relacionamento dentro e fora da empresa so tem a favorecer voce em sua vida profissional e particular.

Sendo assim, acredito que ha pontos importantes para qualquer profissional, mas mesclar a parte tecnica com a politica eh fundamental. Tenha em vista o que quer para sua carreira e tente direcionar seus esforcos para uma determinada area, tecnica, de gestao, enfim, so recomendo que nao saiba sobre um unico assunto, o importante no meu ponto de vista, eh saber muito sobre algo e um pouco sobre "tudo", entende?


Abracos a todos.

"Se houver a terceira guerra mundial eu não sei como será mas a quarta será com paus e pedras" Albert Einsten.
diogobra
Thread.start()

Membro desde: 30/03/2009 09:53:12
Mensagens: 39
Offline

moacirjava

como tudo na vida temos que encontrar um meio termo, não adianta também o cara ser um ótimo profissional e não saber se relacionar, se autopromover um pouco e ter um pouco de política consigo mesmo, senão o cara nunca vai aparecer. O cara também tem que saber vender seu peixe senão pode ser que nunca apareça. Oque é chato é que em alguns lugares política parece que é igual a puxa-saco, no entanto são coisas diferentes. heheheheh


vlw
luistiagos
GUJ Expert
[Avatar]

Membro desde: 10/07/2006 10:37:23
Mensagens: 3161
Offline

infelizmente neste pais o que dão valor é ao politico q não faz porra nenhuma... este pais é uma vergonha!




SCJP 1.5
SCJA 1.0
IBM DB2 Associate
[Email] [MSN]
maior_abandonado
JWizard
[Avatar]

Membro desde: 03/09/2007 11:30:08
Mensagens: 2694
Localização: sp
Offline

a minha opinião, é que a coisa funciona da seguinte forma "no nível operacional":

uma empresa de imensa maioria políticos e quase nenhum competente, produtivo... simplesmente não funciona direito, sempre vai atrasar todos os seus projetos e ainda vai entregar meia boca;
uma empresa de maioria políticos e certa minoria produtivos e competentes, os produtivos vão carregar estes políticos nas costas, vão ganhar certo destaque por isso como produtivos que são mas nem pro isso vão ganhar mais do que os que não são tão competentes assim, apenas políticos;
uma empresa com maioria com maioria mais produtivos, alguns políticos, os políticos vão ganhar muito destaque, eles ganharão os melhores salários e crescerão mais, ja que ai a "política" destes se destaca, quanto a ser produtivo, como a maioria ja é, dificilmente algum destes irá se destacar;

A nível mais gerencial, quanto mais político o cara for melhor, o cara pode até ser um bom técnico, mas terá que diferenciar e se comportar como "tomador de decisão", passar trabalhos mais operacionais para quem for operacional, para um especialista no assunto em questão (que não deve ser ele, ele é o tomador de decisão).

resumidamente, você ser mais político te trará melhores benefícios normalmente, mas muito político com pouco técnico é péssimo para a empresa, alguém (alguem bom nisso) tem que fazer o trabalho sujo...


editando... eu "entendi" que o criador do tópico se refere como bom profissional um cara competente, que faz um trabalho rápido e bem feito por exemplo, respondi de acordo com isso, apesar da minha idéia de que para o cara ser bom profissional é necessário o cara ser político também.

This message was edited 1 time. Last update was at 03/02/2011 09:05:48


espero ter ajudado...

falando nisso, caso seu problema tenha sido resolvido, edite o seu primeiro post e coloque um [RESOLVIDO] no titulo do tópico.
Kanin Dragon
Virtual Machine Man
[Avatar]

Membro desde: 01/02/2011 12:46:04
Mensagens: 682
Localização: Depende
Offline

Infelizmente pelo que acompanho o profissional mais valorizado e o politico. Mas sempre havera espaço para ambos afinal o politico muitas vezes vai precisar de um bom profissional para tirar as duvidas dele ou até mesmo fazer o serviço dele.

http://www.guj.com.br/java/244602-calunia-desabafo

Dragão Torpente
Shidoshi Ninjutsu

Engenharia Eletrônica - ITA
Mestrado Engenharia Eletrica - UFRJ
Futuramente Doutorado - Harvard

SCJP 5
SCWCD 5
SCJD
SCBCD
SCDJWS
SCEA

Não respondo dúvidas via MP. Não seja egoista e abra um tópico.
Edufa
JavaEvangelist
[Avatar]

Membro desde: 18/04/2006 10:20:03
Mensagens: 315
Localização: Curitiba, PR
Offline

luistiagos wrote:infelizmente neste pais o que dão valor é ao politico q não faz porra nenhuma... este pais é uma vergonha!


infelizmente isto acontece em todos os lugares, não é exclusividade brasileira.

Edufa
Curitiba, PR
--
"O estado sou eu". - Luís XIV
"O estado somos nós."- Lênin
"O estado somos eu." - Lula
--
O mundo é deles mas a amazônia é nossa
O petróleo é nosso, mas o gás é deles.
Luca
Moderador
[Avatar]

Membro desde: 06/09/2002 14:30:10
Mensagens: 5810
Localização: São Paulo/SP ou Paraty/RJ
Offline

Olá

Não sou muito de encher a bola de anônimos, principalmente de quem se esconde atrás de um nick pretencioso como the best, mas tenho que reconhecer que ele escreveu faz sentido.

Não vejo porque separar um bom político de um bom profissional. Acho até mais difícil ser um bom político. E como disse o "the best" (caramba, nada político este nick), um bom político pode ter habilidade para conseguir mais coisas que um outro que seja apenas um bom técnico.

[]s
Luca


Dare Obasanjo (Program Manager at Microsoft)
"The folks I know from across the industry who have to build large scale Web services on the Web today at Google, Yahoo!, Facebook, Windows Live, Amazon, etc are using RESTful Web services. The only times I encounter someone with good things to say about WS-* is if it is their job to pimp these technologies or they have already "invested" in WS-* and want to defend that investment."


CEP, JMS, JMX e coisas afins (ou não)
http://lucabastos.blogspot.com/
[Email] [WWW]
moacirjava
Virtual Machine Man
[Avatar]

Membro desde: 11/01/2008 11:31:08
Mensagens: 658
Localização: Minas Gerais
Offline

nel wrote:Bom dia a todos.

Sinceramente, nao entendi a sua pergunta. Na sua visao, o que eh um bom profissional? Aquele que sabe programar bem, eh um bom analista, ambos?
Um bom profissional eh aquele que sabe programar muito bem e alem disso ser um bom politico, gestor?

...
Abracos a todos.


Eu quis dizer que o bom profissional é aquele que faz acontecer e não aquele que fica a maior parte do tempo lendo sites de esporte, brincando com colegas tirando a concentração de quem tem até às 18:00 para entregar aquela rotina que estava dando pau no cliente.
Já trabalhei em lugares onde as tarefas do gerente eram facilmente desempenhadas por outra pessoa e o cara ainda era mais bem visto do que o mero programador...
Achava isso um tanto quanto injusto...

"Para conseguir algo que você nunca teve, precisa fazer algo que nunca fez."

Analista de Sistemas.
SCJP 5


Leozin
JWizard
[Avatar]

Membro desde: 18/06/2005 21:01:26
Mensagens: 2310
Localização: São Paulo/SP
Offline

luistiagos wrote:infelizmente neste pais o que dão valor é ao politico q não faz porra nenhuma... este pais é uma vergonha!


você leu o tópico?

http://www.leozin.com.br/blog
[ICQ]
nel
JWizard
[Avatar]

Membro desde: 01/10/2009 13:51:10
Mensagens: 2364
Offline

Entendo voce, mas entenda uma coisa. A justica eh um tanto quanto complicado, pois diz muito respeito ao ponto de vista de cada um.
Em muitos casos, o que voce acha injusto eh justo para outro. Ha aqueles que vivem em sites, como citou voce, mas quando trata-se de um gerente com 20...25 anos de casa, sera que ele nao tem o direito de apenas "mandar" enquanto os outros fazem?

Um programador trabalha mais que um gerente? Depende, ja trabalhei em local onde eu nunca ouvia m***, mas quando o projeto dava problema, sabe quem ouvia um monte de coisa? E nao estou falando em palavras carinhosas e etc.

Lhe garanto algo, nao havera empresa em que voce vai trabalhar que voce nao vai achar uma atitude injusta, o mais importante, eh que voce se concentre em seu trabalho e procure evoluir diariamente, pois quando estiver no nivel em que precise apenas "mandar" e fazer pouco, como voce mesmo citou, voce nao vai achar injusto nada disso.


Abracos amigo.

"Se houver a terceira guerra mundial eu não sei como será mas a quarta será com paus e pedras" Albert Einsten.
jorge_mgr
JavaBaby

Membro desde: 29/11/2007 16:43:21
Mensagens: 95
Offline

Em todos os lugares que trabalhei vi o perfil político ser mais valorizado, é a realidade. Mas temos que ser otimistas e seguir uma linha de raciocínio:
Se somos bons técnicos temos que saber escolher melhor onde queremos trabalhar, assim estaremos com bons políticos, e estaremos de certa forma sendo um pouco politico também.
Assim como existem bons técnicos, existem bons politicos. O importante no fim das contas são os resultados, um precisa do outro.

This message was edited 1 time. Last update was at 03/02/2011 10:36:54

moacirjava
Virtual Machine Man
[Avatar]

Membro desde: 11/01/2008 11:31:08
Mensagens: 658
Localização: Minas Gerais
Offline

diogobra wrote:moacirjava

como tudo na vida temos que encontrar um meio termo, não adianta também o cara ser um ótimo profissional e não saber se relacionar, se autopromover um pouco e ter um pouco de política consigo mesmo, senão o cara nunca vai aparecer. O cara também tem que saber vender seu peixe senão pode ser que nunca apareça. Oque é chato é que em alguns lugares política parece que é igual a puxa-saco, no entanto são coisas diferentes. heheheheh


vlw


De fato isso acontece mesmo...

nel wrote:Entendo voce, mas entenda uma coisa. A justica eh um tanto quanto complicado, pois diz muito respeito ao ponto de vista de cada um.
Em muitos casos, o que voce acha injusto eh justo para outro. Ha aqueles que vivem em sites, como citou voce, mas quando trata-se de um gerente com 20...25 anos de casa, sera que ele nao tem o direito de apenas "mandar" enquanto os outros fazem?

Um programador trabalha mais que um gerente? Depende, ja trabalhei em local onde eu nunca ouvia m***, mas quando o projeto dava problema, sabe quem ouvia um monte de coisa? E nao estou falando em palavras carinhosas e etc.

Lhe garanto algo, nao havera empresa em que voce vai trabalhar que voce nao vai achar uma atitude injusta, o mais importante, eh que voce se concentre em seu trabalho e procure evoluir diariamente, pois quando estiver no nivel em que precise apenas "mandar" e fazer pouco, como voce mesmo citou, voce nao vai achar injusto nada disso.


Abracos amigo.

Concordo...


"Para conseguir algo que você nunca teve, precisa fazer algo que nunca fez."

Analista de Sistemas.
SCJP 5


 
Índice dos Fóruns » Assuntos gerais (Off-topic)
Ir para:   
Powered by JForum 2.1.8 © JForum Team