Gerando Arquivo JAR executável .......Como faço?

Alô Galera…estou com um problema que parece trivial mas INFELIZMENTE :evil: Não estou resolvendo !!! Como faço para gerar um arquivo executável JAR no NetBeans 7.0 ??? Para gerar um arquivo .zip é tranquilo… é só apertar F11 ou com o click do botão direito e pronto…(Limpar e Construir)

COMO FAÇO PARA GERAR UM EXECUTÁVEL ???

Valeu galera…!

esse assunto já foi discutido aqui no guj.

mas dentro da sua pasta dist tem um .jar executável dps q vc limpa e constroi o projeto.

o q eu queria saber é como incluir outras bibliotecas nesse jar executável.
Pelo eclipse basta exportar com a opção de Runnable Jar e marcar a opção de fazer um package com com outras libs.

att,

O arquivo jar é o executável.
No netbeans você apertando o F11 vai te gerar um .jar

Tome cuidado pro seu winzip, ou winrar não associar seu jar como um arquivo compactado.

Em linux você dá permissão de execução no .jar e pede pra abri-lo com java.
Em windows você vai com botão direito propriedades, no arquivo. E muda o aplicativo padrão a ser usado na extensão jar. No caso você
pede pra usar o java.

Pedro Henrique
dá uma olhada neste artigo:

http://javamilk.blogspot.com/2010/10/configurando-seu-projeto-no-netbeans.html

Prezado pedruhenrik,

Realmente, esse assunto já foi discutido aqui no GUJ mas ainda não localizei nada que resolvesse o problema que estou tendo. Eu já fiz a “Limpeza” e “Construção” …o resultado que tenho é um arquivo zipado na extensão .Rar(.jar)…! Eu queria saber como faço o procedimento similar para gerar um executável …por exemplo…o blog [url] http://dicaetuto.blogspot.com/2010/05/criando-um-arquivo-jar-executavel-java.html , mostra como fazer o procedimento entretanto em uma versão muito antiga do NetBeans…

A minha versão é a mais nova (7.0)…Como faço para gerar o executável ???

[quote]Pedro Henrique
dá uma olhada neste artigo:

http://javamilk.blogspot.com/2010/10/configurando-seu-projeto-no-netbeans.html[/quote]

SHOW DE BOLA!

certinho!
mt obrigado lordtiago.

glaucioaorj

o procedimento que eu e lordtiago haviamos mencionado não deu certo?
vc “limpou e construiu” o projeto, acessou o diretório e clicou 2 vezes no jar?

esse arquivo gerado na pasta dist deveria ser seu .jar executável.

att,

Prezado pedruhenrik ,

Estava conversando com um outro colega e o netBeans não gera um Arquivo “.exe”. Eu fiquei com essa dúvida pois eu nunca havia programado em outra linguagem. O arquivo compactado gerado pelo NetBeans gera o .rar que é multi-plataforma…Eu queria gerar um .exe como tinha visto no blog supracitado. Há um programa chamado “proguard” ( acho que é isso…) que transforma seu projeto em um arquivo .exe…A vantagem disso é que vc protege o seu código, ou seja, não precisa vc revelar o seu código…

ABS

Glaucio, blz ??

O padrão de arquivos executáveis é o .jar não o .rar Jars são abreviaturas para Java Archives…

A grande vantagem de se ter Jars ao ionvés de .exe é que você pode executá-los onde quer que haja uma JVM, logo se você o abre no Ubuntu, Solaris, Mac, MS Windows, etc… você o executa…

.exe só no MS Windows, tirando toda a vantagem de seu sistema ser multiplataforma…

Para proteger código, temos obfuscadores, não precisando necessariamente gerar um .exe.

Pense bem, podes perder a vantagem multiplataforma do JAR.

Um detalhe, eu nunca usei obfuscadores em nenhum de meus Sistemas, nunca tive problemas com roubo de código, enfim, isso é uma discussão para outro tópico.

Abs []

Valeu Galera pelas dicas e atenções…

Abs :slight_smile:

Boa noite a todos.

Só para esclarecimentos, os arquivos “*.jar” não são executáveis e não é o Netbeans que compila, ele apenas usa o compilador javac da linguagem java para compilar e o interpretador java da mesma linguagem para interpretar.

Como assim :?:

Na verdade, quando disseram que esse assunto já foi discutido aqui, no que é verdade, porque também já tive oportunidade de falar sobre isto.

Os arquivos “.jar" nada mais são do que um arquivo compactado com todas as pastas de seu projeto, armazenando uma estrutura de todo os packages do projeto, onde ficam os arquivos compilados em bytecodes ".class”.

Mas porque quando eu clico nele, eles executam :?:

Simples, a partir da versão 6 do JDK (Java Developer Kit) que contém a instalação dos compiladores Java e o JVM, este cria uma chave de registro no Windows, que associa todos os arquivos com a extensão “.jar” ao interpretador do JVM chamado Java, interpretando imediatamente todo o arquivos “*.class” que estão compatados dentro do Jar.

Isto seria a mesma coisa que o sistema operacional Windows (Meu Deus, ainda insisto em chamar o windows de sistema operacional), fazendo uma associação dos arquivos com extensão “.doc” ao Word.exe, “.xls” ao excel e assim também com os arquivos “.jar” ao java, criando assim uma falsa impressão de que os arquivos .jar sejam executáveis.

Procure entender o conceito Linguagem Interpretada Versus Linguagem Compilada, onde a linguagem Java por ser híbrida, executa muito bem as duas tarefas, com apenas uma diferença, toda linguagem compilada faz compilação e linkedição das bibliotecas do sistema operacional onde foi desenvolvido, tornando o arquivo executável com extensão “.exe”. Já o Java apenas compila em bytecodes, um código binário independente de código de máquina, onde será interpretado em um JVM (Java Virtual Machine) específico em sistema operacional qualquer, criando uma camada de abstração por debaixo deste, e é isto que faz com que o Java se torne multiplataforma.

Versões anteriores ao JDK 6, só executa os arquivos “.jar” através da linha de comando do prompt do DOS (Este sim é sistema operacional) com seguinte linha de comando


  // Pra compilar
  javac -cp pathdoprojeto/nomedoprojeto
 
 // Pra executar
 java -jar pathdoarquivojar/nomedoarquivo.jar

Um abraço

Obrigado !!! :slight_smile:

Errei o tópico.