Diferença entre Java EE e Java SE

O Java EE é mais completo que o Java SE, mas onde é que ficam instaladas as APIs. Quando o Java EE é instalado ele colocar APIs no JDK? É assim que deixa de ser Java SE para ser Java EE?
Ou eu estou misturando os conceitos?

Grata, Fátima.

Uma pequena busca no google por java ee java se

Conforme os conceitos na apostila da CAELUM FJ21, JAVA EE é:

JAVA EE é um conjuntos de especificações (interfaces) voltados para a WEB. Você deve usar as implementações do JAVA EE (JSP, Servlet´s, etc) para usar java para web.
JAVA SE é o Java para aplicativos desktop.

Para iniciar os estudos com JAVA EE, você pode baixar o jdk, o tomcat, o mysql e o ECLIPSE.

Obrigada a vocês dois.

Pelo que eu entendi, a sun disponibiliza a interface e a implementação através do JAVA EE. Para trocar de fabricante, a gente não precisa mudar o nosso código, pois ele faz referências às interfaces. O outro fabricante deve conter um código (implementação diferente da da Sun) que usa os nomes iguais aos da interface da Sun.

1- Então é só trocar as APIs?

A dúvida inicial que eu estava era a seguinte: já tinha jdk no meu computador. Eu instalei o JAVA EE. Na instalação o JAVA EE pede para dizer o caminho do JDK. O que eu quero entender é o que ocorre na instalação para haver mudança de JAVA SE para JAVA EE. Eu tenho a impressão que a Instalação do JAVA EE vai colocando as APIs referntes ao JAVA EE dentro de algumas pastas do JDK que já existia. O que eu quero saber é fisicamente onde está essa instalação do JAVA EE no drive C.

2- É isso? Ou seja, o conjunto de APIs que foram adicionadas (estou supondo) com o servidor Glassfish (que pode ser substituído por outro, como o JBoss AS) é que forma o JAVA EE?

Ou eu continuo misturando os conceitos?

Grata,
Fátima.

Sei que esse tópico foi criado a quase 4 anos, mas coloco aqui minha contribuição para novos usuários e quem for começar a estudar Java.

O próprio site da Oracle define Java EE assim:

[b]"O que é o Java Enterprise Edition (Java EE)?
O Java EE é um ambiente independente da plataforma, centrado em Java que cria e implementa aplicativos corporativos baseados na Web on-line. O Java EE inclui muitos componentes do Java Standard Edition (Java SE). A plataforma Java EE consiste em um conjunto de servidores APIs e protocolos que fornecem a funcionalidade para desenvolver aplicativos multicamadas com base na Web.

O Java EE simplifica o desenvolvimento do aplicativo e diminui a necessidade de programação e de treinamento do programador, criando componentes modulares reutilizáveis padronizados e ativando a camada para tratar de muitos aspectos da programação de forma automática.

Se você for um desenvolvedor corporativo, precisará do Java EE. Os desenvolvedores corporativos necessitam do Java EE porque a criação de aplicativos de negócios distribuídos não é fácil, e eles precisam de uma solução de alta produtividade que lhes permitam se concentrarem apenas na criação da lógica de negócios e ter uma grande variedade de serviços de nível corporativo nos quais confiar, como objetos transacionais distribuídos, middleware orientado à mensagem e serviços de nomenclatura e de diretório. "[/b]

Fonte: http://www.java.com/pt_BR/download/faq/techinfo.xml

1 curtida