OCE, Java Platform, Enterprise Edition 6 JavaServer Pages and Servlet Developer 1Z0-894 Passei!

Pessoal,

Eu tinha decidido que não iria postar minha experiência com a prova pois pensei que não teria muito a acrescentar, baseado no que já foi compartilhado pelos colegas que já a fizeram.

Fiquei pensando sobre isso hoje enquanto estava indo pra casa e decidi escrever algumas coisas, talvez não seja de muito ajuda, mas se for útil pra alguém já valeu o esforço.

Eu fiz minha prova no dia 31/10 e passei com 87%. Foi a minha primeira prova em um Centro da Vue, fiquei surpreso com a necessidade de tirar foto e coletar a assinatura digitalmente.

Como concilio um curso de pós-graduação com meus estudos para as certificações, acabei demorando quatro meses para me preparar para o exame 1Z0-894.

O material que utilizei para prova foi:

Livro Use a Cabeça! Servlets & JSP 2º Edição
http://www.altabooks.com.br/product_info.php?products_id=300

JSR-000315 JavaTM Servlet 3.0 (Final Release)
http://jcp.org/aboutJava/communityprocess/final/jsr315/index.html

Nullhaus JEE 6 SCWCD Mock Exam
http://nullhaus.com/scwcd_mock/
http://nullhaus.com/2011/03/jee-6-scwcd-mock-questions/

Agora estou esperando chegar os livros que comprei na Amazon pra estudar para a prova de EJB. Boa sorte a todos que forem prestar o exame.

parabéns w1lson!

Me diz uma coisa: é muito diferente a abordagem da SCWCD 5 p. OCE6 ?
Pergunto isso porque já estudei o HF e vou marca a minha prova mas sempre estudei pra 5 , seria ideal se eu tirasse a 6 mas tenho medo de ter que recomeçar tudo de novo com a especificação do JEE6.

luiz_renato,

Pelo que percebi enquanto estudava, me parece que na prova da versão 5, a parte de custom tags era muito mais cobrada. Na minha prova só caiu uma questão sobre Simple Tag, se não me falhe a memória. Também teve algumas questões envolvendo TLD, mas nada complicado.

No JEE6 foi adicionado vários recursos como anotações pra mapear Servlets, Filtros, Listeners, Segurança, etc, etc… Mas não é nada de outro mundo. Eu estava estudando pra prova da versão 5 também.

Se você estudar um pouco pela especificação “JSR-000315 JavaTM Servlet 3.0 (Final Release)” e o “Nullhaus JEE 6 SCWCD Mock Exam” vai ver que é bem tranquilo.

Depois de estudar esse material, dá uma olhada no simulado Enthuware pois é muito bom, tem mais de 600 questões.

Primeiro, parabéns pela conquista.

w1lson,
Qual tópico que mais caiu? o que você achou que foi mais cobrado?
Teve alguma questão que você não viu (pelo menos parecida) em nenhum simulado?

vlw.

W1lson, novamente parabéns e obrigado por compartilhar a experiência e detalhar alguns tópicos importantes que podem passar desapercebidos durante o estudo.

charlesbraw,

Caiu várias coisas sobre segurança, ordem que os fragmentos são executados (order e absolute-order), mapeamento de filtros com anotações, uma questão sobre MultipartConfig, duas sobre ServletContainerInitializer, mapeamento de erros no DD. Não caiu scriptlets, mas caiu várias questões sobre EL.

Oi W1lson,

Estou escrevendo para te agradecer!

Eu passei nesta prova na sexta-feira, dia 09/12 e acredito que as suas dicas me ajudaram muito. Inclusive acho que não teria passado se não tivesse respondido as questões do Nullhaus e feito o mock da Enthuware.

Eu baseei meus estudos no mock da EPractize Labs e não foi nenhum pouco eficiente. Esse mock tem muitos erros e a distribuição das questões não bate com o exame real. O mock da Enthuware está muito mais de acordo com o exame.

Minha experiência com mais detalhes está relatada no meu blog.

Abraço,
Rodolfo


Que bom que o que escrevi aqui serviu pra alguém. =] Fico feliz. Parabéns e muito sucesso Rodolfo! Abraço!

Olá, Rodolfo, ravasconcelos !

Não ia publicar o agradecimento (por tê-lo feito anteriormente no mesmo tópico) mas, aproveitando que citou, gostaria de perguntar uma coisa para você(s) que fez(fizeram) o exame recentemente…

Também fiz a prova na sexta-feira (09/12) e obtive um score legal para meus objetivos do momento: 80%.

Entretanto, fiquei um pouco decepcionado com a folha sulfite meio que ‘judiada’ que a Pearson Vue entrega (bem diferente da Prometric que entregava um papel um pouco melhor, havia um carimbo em alto relevo e tudo mais). Mas, enfim, isso é só porque sou mto exigente… Tenho certeza que, com o tempo, isso melhorará! :smiley:

Mas minha pergunta original era sobre o status que ficou(ficaram) seu(s) exame(s) no site da Pearson Vue… Fui ver o meu hoje e, aparentemente, há algum erro no site… O Status aparece “Error”. O mesmo aconteceu com os exames de vocês?

Att


O meu aparece “Taken” e um link para abrir a folha contendo o score [a mesma que eles te entregam quando você faz a prova].


Puxa vida, tomara q num seja nenhum problema…

Minha folha com o score tá bonitinha lá em casa… :smiley:

vlw galera

Olá Fernando,

O meu status está Taken e tem um link para o Score Report.

O meu score foi 68%, mas acho que se tivesse feito mais testes do Enthuware teria ido melhor. Só fiz um teste, uma noite antes da prova.

Vi que vocês são de Ribeirão. Eu também sou ribeirãopretano, mas estou em Campinas desde 2005.

Como está o mercado de desenvolvimento de software em Ribeirão? Eu me aventurei aí em 2007, mas a experiência não foi boa. A empresa fechou e quando fui tentar uma recolocação só tinha vaga para VB e Delphi com salários bem pequenos.

Abraço,
Rodolfo

Rodolfo,

Aqui em ribeirão a coisa ainda é um pouco devagar quando o assunto é Java, não são muitas empresas que o usam e entre as que usam, poucas pagam bons salários.

É preocupante isso, espero que melhore no futuro.

Gostaria de fazer uma pergunta aos que passaram na prova.
Comprei o simulado que vcs indicaram e estou estudando. Vcs fizeram as 650 questões?

Pessoal, como eu não obtive nenhuma resposta até agora em um “post” que eu abri, venho pedir ajuda aqui, até porque muitos usuários que e acessa este “post” estão estudando para OCWCD ou já tem a mesma

Segue minha dúvida.

http://www.guj.com.br/java/292470-duvida-ocwcd-padrao-mvc--frontcontroller

Obrigado

Po Erick, estou esperando uma resposta importante e vc vem me atravessar com uma questão de outro tópico.
Lamentável sua atitude.

Cara apenas fiz uma pergunta tambem … não tem nada de lamentar minha atitude… mesmo assim desculpa se vc se sentiu “atravessado”, não foi essa a minha intençao cara, eu tambem estou de “olho” no que o pessoal vai responder para sua pergunta.

Mais pode ficar tranquilo que isso não vai te atrapalhar não…

Att

Chuvinha,

Talvez o pessoal faça todas, mas não é meu caso…

Costumo pegar os testes e fazer por objetivo separado (Ex: Servlet ) e depois faço alguns testes que misturam perguntas de todos os objetivos do exame - simulando um exame real.

Quando começar a fazer, vai notar que algumas vezes vão aparecer aleatoriamente as mesmas perguntas repetidas vezes, por isso não fico fazendo muito não.

Espero ter ajudado!

Obrigado Fernando.
Alguém sabe se cai muitas perguntas sobre JSTL?

Acredito que na 5 caiu mais que na 6

http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=5001&get_params=p_exam_id:1Z0-858

http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=5001&get_params=p_exam_id:1Z0-899