Desenvolvimento de jogos e aplicativos para Android

Boa tarde pessoal
Sei que este tema já esta batido aqui (desde já peço desculpas) eu li alguns destes tópicos mas continuo com dúvidas se alguém tiver o interesse de responder eu agradeço.

Eu comprei os livros Use a Cabeça Java e Google Android (Ricardo R. Lecheta) pra iniciar em java e android são bons livros? você recomenda algum outro que eu possa ler depois destes? Estou pensando em comprar o Java Como Programar do Deitel eu já li alguns capítulos mas achei meio maçante por não ter muito conhecimento então resolvi começar pelo outro.

Sobre o desenvolvimento de jogos existe algum software 3D (Blender, 3DS Max, Maya) que possa ser usado para criar os personagens, cenários e animações no Android?
Posso usar o Unity3D para criar jogos para Android? Eu li em algum lugar que o Android não tinha suporte a ele. Nesse caso qual Framework eu poderia usar ou faz no próprio Netbeans ou Eclipse?

É diferente desenvolver aplicativos para celular e para tablets, ou é igual só muda o tamanho da resolução?

Tenho dúvida também sobre qual plataforma me dedicar Android ou IOS, a principio queria fazer mais para aprender mesmo o pessoal fala que desenvolver pro Android é mais fácil e barato, depois queria ganhar uma grana com isso também e falam que o dinheiro corre mesmo nos Iphones Ipads e outros Is.

Acho que é tudo, é muita informação pra confundir agente, mas sabendo isso já me ajuda bastante :smiley:

Quanto aos livros, eu estou lendo o Android in Action (da Manning) e estou gostando, mas não tenho como comparar com o que você tem porque não o li.

O Use a Cabeça eu acho muito melhor que o Deitel (mas acho melhor a versão em inglês) pela didádica dos autores.

Quanto ao desenvolvimento de Jogos, temos várias engines pra android e existe, sim, Unit3D pra Android (eles, inclusive, estavam dando as versões básicas da Unit 3 no mês de abril, se não me engano).

Se você estiver no mundo Apple não custa nada tentar o iOS, do contrário eu recomendo o Android pra que você não tenha um custo inicial muito elevado.

No caso de tablets, pelo menos os Androids, a fragmentação é a mesma, com a adição da versão 3 para os tablets (que você nem precisa se preocupar porque ela está não vingou). Como a proposta é que ambos, celulares e tablets, rodem o Android 4, você pode focar neste e terá mais facilidade pra construir um app para celulares e tablets.

No caso da grana com apps, realmente o iOS dá um pouco mais porque os usuários estão mais acostumados a comprar apps do que os usuários de Android. Mas isso não quer dizer que você não consiga nada se for pro Android. Seu app pode vender muito se for um bom app.

Ataxexe
Obrigado pela resposta.
Também não posso falar nada sobre o livro Google Android porque não o li ainda, estou esperando chegar o Use a Cabeça Java pegar uma base para depois me aventurar no Android. Gostei desse Android in Action mais pra frente eu vou ler ele.

Bom saber sobre o unit legal eles disponibilizarem uma versão para estudos.

Vou ficar no Android pelo menos até estar muito bom antes de investir no iOS principalmente pela questão do investimento.

  • Livros

Caso vc esteja começando sugiro ler o livro Google Android nao conhece o Use a Cabeca. Caso vc leia bem em ingles sugiro ler o Hello, Android (3rd edition): Introducing Google’s Mobile Development Platform e especificamente para jogos o Beginning Android Games

  • Celular vs Tablet

Na maioria das vezes vc vai ter que fazer pequenas alteracoes para que a experiencia do usuario no tablet seja melhor, porem o core da sua aplicação vai ser a mesma. As diferencas sao bem poucas

Sim, vc pode usar Unity3D para desenvolver pro Android, inclusive a pouco tempo eles liberaram a versão para Android DE GRAÇA!!! Porem eu recomendaria vc comecar com o AndEngine apesar dele ter pouca documentação oficial a comunidade e MUITO forte.

Geralmente as IDEs não dão suporte a esses frameworks.

Qualquer coisa grita!

Todos esses que você falou. O que muda é a quantidade de polígonos que seu jogo vai suportar.

A Unity permite no máximo a edição de terrenos, não personagens. E, claro, a programação do jogo em si. A vantagem dela sobre a AndEngine é que ela é portável também para iPhone, o que praticamente dobra o tamanho do seu mercado alvo. Esteja atento também ao fato de que ela é uma engine 3D, não 2D.

Agora, essas engines são exclusivas de games. Seria bom você estudar um pouco das plataformas sem engines primeiro e começar com coisas algum app simples. Até para sentir o que representa usar um dispositivo pequeno, com um número enorme de resoluções possíveis e recursos como GPS e acelerômetro.

Você pode ler também sobre a criação de um game sem engine nenhuma nesse tutorial do Mark, aqui do GUJ, publicado no Ponto V:
http://pontov.com.br/site/android/247-android-desenhando-na-tela

Sim. Muda a resolução, capacidade de processamento e recursos.
Entretanto, “só muda a resolução” muitas vezes representa repensar toda a interface do seu programa.

valeu pelas respostas pessoal obrigado mesmo