GUJNautas HOW TO

Seja bem vindo! As dicas a seguir representam boas práticas no uso do fórum. Essas práticas estão de acordo com o contexto atual da comunidade (ano de 2012) e são complementares as regras do fórum.

Ao criar novos tópicos

  1. Leia com atenção a lista de fóruns para saber em que tópico sua dúvida se encaixa.

  2. O fórum deve ser relativo a sua dúvida, não sobre você - mesmo que seja iniciante, sua dúvida pode não ser de Java Básico.

  3. Crie o seu tópico em um, e somente um, fórum. Em caso de dúvidas onde abrir, abra em qualquer lugar e peça para moderação conferir se você acertou.

  4. Não poste tópicos usando SOMENTE LETRAS MAIÚSCULAS, seja no título ou no corpo do tópico. Além de piorar a leitura, é considerado falta de educação na internet. O mesmo vale para letras em cores ou tamanhos chamativos.

  5. Use português claro, gramaticalmente correto.

  6. Em hipótese alguma poste somente o enunciado de um exercício de faculdade no fórum. Iremos responder a dúvidas, mas jamais peça para resolvermos sua lição de casa para você.

  7. Poste os trechos de código relevantes à sua dúvida. Para isso, use a tag [code] para deixa-lo colorido, como descrito aqui.

  8. Se precisar postar muito código, use a opção de attachments para anexar os arquivos, ao invés de postar tudo com a tag code. Isso evita que seu tópico trave o navegador.

  9. Não diga simplesmente que determinada coisa “deu erro”. Poste a stack trace do erro, diga o que você desconfia que possa estar causando o erro e o que você já fez para tentar corrigir.

  10. Evite “upar” tópicos. Se seu tópico ficar muito tempo sem resposta, procure complementá-lo com mais informações, e perguntar para o pessoal o que não ficou claro em sua postagem.

  11. Você pode divulgar seu blog ou empresa em sua assinatura. Entretanto, é proibido criar um tópico para cada postagem em seu site pessoal, ou importunar usuários apenas com a divulgação de qualquer coisa, seja elas gratuita ou não. Se quiser anunciar no GUJ, entre em contato com a administração do fórum.

  12. Antes de criar um tópico, convém verificar se resposta de sua dúvida não é encontrada no google, na busca do próprio GUJ, ou na própria documentação da Oracle (javadocs, how tos, etc). Muitas vezes é um caminho mais rápido e fácil.

  13. O local para postar dúvidas e contribuir com a comunidade é o fórum. Não envie MPs com dúvidas de java para os usuários, ou solicite respostas por e-mail.

Ao dar título para seus tópicos

  1. Procure descrever em poucas palavras a sua dúvida, ou a natureza do seu problema. Uma dica interessante é evitar as palavras Java, Dúvida, Ajuda, Iniciante ou qualquer outra coisa que seja redundante ou inútil.

  2. Você pode usar de marcadores para complementar informações úteis para seu título, tais como o nome de alguma tecnologia específica (ex. [Oracle] no fórum de persistência ou [C++] no fórum de outras linguagens). Basta escrever essas palavras, entre colchetes, antes do título.

  3. Evite marcadores que digam o óbvio como [Dúvida] ou [Ajuda], não use marcadores que tentem dar sentido de urgência como [Socorro], [Urgente], [Desafio] ou [Pleeease].

Ao responder outros usuários

  1. Seja educado, evite provocações e tente interpretar o que os outros falam sempre da melhor ótica possível;

  2. Se sentir que um usuário está abusando, entre em contato com a moderação. Estamos aqui para ajudar.

  3. Se não gostar da postura da moderação, entre em contato com a administração pelo e-mail guj@guj.com.br. Entretanto, antes de fazer isso, tente entrar em contato direto com o moderador via mensagem privada, para entender porque ele agiu daquela forma com você.

  4. Não responda um tópico inativo há muito tempo como se a última dúvida tivesse sido dada recentemente. Se for ressuscitar um tópico, deixe claro que se trata de um tópico antigo em sua postagem e o motivo pelo qual está fazendo isso.

  5. Pense três vezes antes de ressuscitar um tópico do fórum de “assuntos gerais”.

Ao obter a solução da sua dúvida

  1. Indique aos demais usuários do fórum qual foi a solução que te atendeu;

  2. Se a solução foi encontrada por você mesmo, volte ao tópico, descreva qual era o real problema e qual foi a solução que você adotou;

  3. Edite o primeiro post do seu tópico e insira o marcador [Resolvido] antes do título;

  4. Jamais apague seu tópico por mais banal que pareça sua dúvida. A resposta do problema pode ajudar outros usuários.

  5. Não custa nada agradecer quem te ajudou.

No mais, tente participar da comunidade com contribuições, além de dúvidas. O GUJ é também um espaço para informar-se sobre os eventos, comentar notícias importantes da área e aumentar seu networking. Estamos felizes por você fazer parte de nossa enorme comunidade.