[quote=Rachel da Silveira Campos][quote=boaglio]
A parte de BI trabalha com esses dados estatísticos buscando trabalhar com essas informações e fornecer resultados e tendências aos tomadores de decisão.
Na Wikipedia tem bastante coisa, mas basicamente você tem o conceito de dimensões e cubos.
Supondo que o GUJ tenha um log de acesso de todos no ano de 2012, você poderia montar um relatório de acessos por dia.
Aí teremos acessos x dia , em cima disso podemos montar quais os termos geram mais acessos: aí temos um cubo: acessos x dia x termo .
Imagine tirar um relatório disso do ano todo ? Vai demorar mais um ano para dar o resultado 
Por isso que BI costuma armazenar os dados resumidos, ou seja, ele teria gravado o total de acesso de um termo de um dia… aí somar tudo isso para ter o relatório anual é rápido.
Com essas informações, existem algumas funções matemáticas que conseguem prever algumas tendências dos números… portanto se no relatório desse que os termos “eclipse” e “ruby” são os mais acessados, pode mostrar também que o termo “junit” em algumas semanas será o mais acessado (isso ajuda na tomada de decisão de algum investimento).
Bom, acho que é isso… não sei se ajudei ou piorei 
[/quote]
Pesquisei melhor.
ABi é o nome da área a disciplina é BI.
quem toma a decisão é o usuário… baseado nas informações processadas (CUBOS) que foram criados a partir das informação brutas (Raw Data), que vão para o BD através de um processo de ETL.
a idéia de Business Inteligence é transformar dados em informações que são utilizadas para a tomada de decisão. A informação pode ter diversas visões que são criadas através dos cubos, o cubo define a limitação da informação. Por exemplo: faz sentido relacionar Estado e depois Cidade, e não continente e depois município…
resumindo: quem limita isso é o cubo.
[/quote]
Legal.
Apenas este ponto q eu te faço uma reflexão para o sentido de que vale uma informação se n se tem conhecimento de como usar? Talvez fosse a questão transformar dados e informações em conhecimento…