Swift, a nova linguagem da Apple

Eai meus caros garotos de programa, tranquilo? A Apple acaba de lançar uma nova linguagem de programação para suas plataformas a SWIFT, parece promissora e nova substituta do objective-c, o que acharam?

Site oficial: https://developer.apple.com/swift/

Site falando sobre: http://macworldbrasil.com.br/noticias/2014/06/02/apple-anuncia-swift-uma-nova-linguagem-de-programacao-para-o-ios-e-os-x/

Pelo que vi da especificação, gostei bastante. Parece ter todos elementos que se deseja numa linguagem moderna hoje em dia como first-class functions, inferência de tipos, previne nulos, etc.

E aquele Playground parece MUITO interessante. Desde as palestras do Bret Victor e do Light Table venho esperando esse conceito virar realidade nas linguagens mainstream.
Acredito que com uma empresa do porte da Apple investindo em ferramentas assim, as concorrentes em IDE terão que correr muito atrás do prejuízo.

A parte ruim, para mim, é que funciona apenas para desenvolver para plataforma da Apple E por enquanto só tá disponível para desenvolvedores da Apple (tem que pagar uma taxa por ano,acho).

Ainda não conheço essa linguagem. Mas se é da Apple vejo como um ponto positivo já que eles não costumam lançar as coisas pra descontinuar depois, como fazem outras empresas por ai.

Desenvolvimento não é pra qualquer um não …
Google fez o Go, Facebook fez o Hack e agora Apple fazendo o Swift.
Eu eim …

Eu instalei aqui, achei bem interessante. Também baixei o livro para ler a especificação. Parece uma mistura de Groovy, Scala e JavaScript, mas muito bem revisada. Gostei que a sintaxe funcional dele permite recursividade, algo que realmente senti falta nas implementações do Java e C#. Ele também reforça alguns conceitos funcionais importantes como os Functors e Tuplas.

E abre mão daquela sintaxe nojenta do objective-c.

Gostei do recurso de playground embora, sinceramente, ainda não tenha tido a oportunidade de utiliza-lo na prática e nem de testar o quão poderoso é. Vi que ele aparece separado aqui no X-Code: ou seja, você precisa sair do seu projeto, ir para o playground, testar, modificar e depois copiar o resultado novamente, não é exatamente integrado.

Preferi esperar pra ver se a linguagem pega. Meu tempo anda precioso e gasto onde já dá retorno. Se vingar, não é difícil aprender, já vi muita linguagem cheia de promessas que não foi pra frente, se gastasse tempo com elas tava muito atrás do que estou hoje.

Tem que ser por ai mesmo na maioria dos casos, investir tempo em uma nova linguagem quando for necessário, pois está uma coisa de louco. Só é bom sempre acompanhar. Eu por exemplo trabalho somente com C# no momento, mas acompanho tudo que é cogitado, sem meter a mão.

Concordo,ficar igual um doido estudando tudo é a mesma coisa que ser um jogador de Futebol e jogar em todas as posições…Pode até saber jogar mais não será eficiente em nenhuma haha’

[quote]Tem que ser por ai mesmo na maioria dos casos, investir tempo em uma nova linguagem quando for necessário, pois está uma coisa de louco. Só é bom sempre acompanhar. Eu por exemplo trabalho somente com C# no momento, mas acompanho tudo que é cogitado, sem meter a mão.
[/quote]

[2]só assistir e ver se isso realmente vinga haha.

Acho que não tem essa de “ver se vinga” ou “promessa”. Parece ser uma linguagem beem melhor que o Obj-c. A Apple vem trabalhando secretamente nela à anos e com certeza aos poucos (em alguns anos) deve substituir o Obj-c. Dei uma olhada por cima e me lembrou muito Scala, achei bem interessante e pra quem desenvolve pra iOS com certeza já deve começar a estudar.

Concordo. Conheço muita gente que não desenvolve pra Apple simplesmente por causa da linguagem. obj-c é intimidador pra maioria dos programadores.

Mais uma linguagem para aprendermos e depurarmos.