[quote=YvGa][quote=ErickRAR][quote]
Você precisa, antes de tudo, mudar o seu foco para produtos. Pensar em soluções simples para problemas existentes. Pensar em interfaces, em interações, em processos. Pensar na experiência que o seu usuário vai ter no seu sistema/aplicativo. Isso é uma coisa que pouquíssimos desenvolvedores fazem: se colocar no lugar do usuário. E isso é um grande diferencial.[/quote]
Ótimo texto para refletir. Pararmos de pensar um pouco em framework, DAO super ultra genérico e pensar mais nos usuários.
Muitas pessoas param de mexer em uma função apenas por estar funcionando, não importa como esteja. Mesmo que o usuário tenha um trabalho enorme para utiliza-la.
Texto completo:
http://gizmodo.uol.com.br/conselhos-de-um-velho-programador-antissocial-e-ranzinza/[/quote]
O que uma coisa tem a ver com a outra?
O cliente é sempre o foco principal e a única coisa que importa, mas desenvolver software vai muito além de fazer uma telinha pro fulano usar. Cada parte do desenvolvimento precisa estar redonda para que o tal foco no usuário não passe de conversa fiada.
A escolha de um framework pode ser decisiva para para um produto de qualidade no prazo e no custo esperado pelo cliente. E isso é se colocar no lugar do cliente. Saber diferenciar se é melhor optar por algo próprio ou utilizar algo já existente é se por no lugar do cliente e avaliar qual dessas decisões fará o melhor produto em menos tempo.
Se utiliza ou não tal ou tal padrão, quando usar, quando não usar, qual usar para cada caso tem impacto no produto final, e principalmente na manutenção e melhorias desse produto, então de novo o usuário é o centro das decisões, mesmo as mais técnicas e aparentemente distantes do usuário.
Esse “que se danem os padrões e vamos focar no usuário” dá medo, até porque essa é uma das principais desculpas que eu já vi pra sistemas mal feitos, difíceis de manter e bugados. “Ah, vc acha que o cliente se importa com pattern?” Lógico que ele não se importa, mas quando ele descobrir que algo que leva uma semana pra ser feito poderia levar um dia, e com qualidade melhor, ele vai começar a se importar.[/quote]
Bons padrões sempre são bem vindos quando necessário para atender mais confortavelmente as evoluções do projeto. Não é para ser 8 ou 80, mas para evitar esforço ou desgaste com o que não é necessário e ter mais tempo para enxergar o lado humano das coisas.