Quero ser programador ABAP ou ADVPL

Pessoal,

Minha esposa está interessada em ingressar na área de tecnologia, mais especificamente no ramo de desenvolvimento para banco de dados. Ela não tem o menor interesse em programar para web, pois ela acha a maior chatice organizar a estética das páginas. Segundo ela, não possui o mínimo de paciência para essa parte gráfica, o que ela gostaria mesmo é de lidar apenas com linhas de código, e tão somente linhas de código, por isso o interesse em desenvolvimento para banco de dados.

Com base em suas afirmações, eu sugeri a ela desenvolver em ABAP ou ADVPL. Porém, não sei dizer se essa foi uma boa sugestão, porque tais informações fogem consideravelmente do meu nicho de conhecimento, dado o fato de que meu ramo é web e não BD. Nós já pesquisamos alguns cursos que possam capacitá-la na área que ela escolheu, e segundo suas próprias palavras, o valor do investimento, quer alto ou baixo, não é problema.

Devo salientar, brevemente, que ela (minha esposa) ainda não iniciou seus estudos sequer em lógica de programação. Portanto, até chegar em seu objetivo final, ser programadora DBA, obviamente, ela pretende começar do BE-A-BÁ, ou seja, lógica de programação, orientação a objetivo, sql e programação em Oracle. Após prosseguir o caminho comum a todos nós, programadores, somente então, partir para uma linha mais específica, que pode ser o título deste tópico, ABAP ou ADVPL.

A dúvida comum entre nós é se realmente este será um trajeto de sucesso, ou seja, que levará ela a alcançar bons objetivos profissionais e financeiros. Por desconhecer essa área para desenvolvedor BD, como citado acima, peço, solicitamente, que me ajudem a encaminhar minha esposa num caminho que seja produtivo e cujos investimentos sejam diretamente aproveitados. Sabemos quanto o mercado é competitivo e um profissional habilmente capacitado faz toda a diferença. Meu desejo, e o dela também, é que ela seja este profissional. E começar da maneira certa, pode ser decisivo neste momento.

As linguagens citadas são específicas de dois grandes ERPs no mercado. ABAP é usado no SAP e ADVPL é usado no Protheus da Totvs. Para ser um DBA é diferente, é preciso ter conhecimento sólidos sobre modelo relacional e sql (procedures, views, triggers e etc…). Além claro, de ter conhecimentos profundos sobre as particularidades de um SGBD em específico. É comum encontrar DBAs que conhecem muito Oracle, provavelmente por ser muito usado em grandes empresas, possuir uma série de recursos e bons salários.

Geralmente, quem trabalha com ABAP e SAP são mais consultores que desenvolvedores, sendo assim, possuem um perfil menos técnico.

[quote=Júlio Murta]As linguagens citadas são específicas de dois grandes ERPs no mercado. ABAP é usado no SAP e ADVPL é usado no Protheus da Totvs. Para ser um DBA é diferente, é preciso ter conhecimento sólidos sobre modelo relacional e sql (procedures, views, triggers e etc…). Além claro, de ter conhecimentos profundos sobre as particularidades de um SGBD em específico. É comum encontrar DBAs que conhecem muito Oracle, provavelmente por ser muito usado em grandes empresas, possuir uma série de recursos e bons salários.

Geralmente, quem trabalha com ABAP e SAP são mais consultores que desenvolvedores, sendo assim, possuem um perfil menos técnico.[/quote]

Cara, muito obrigado. Esclareceu muita coisa. Sinceramente, não sabia que haviam essas diferenças entre ser DBA e trabalhar com esses dois grandes ERPs.

Tenho um amigo que trabalha com ADVPL. Tecnicamente, aprender ADVPL é um retrocesso, já que é basicamente Clipper. Porém o retorno financeiro é muito bom, caso você preste consultoria por aí. Na empresa em que trabalho pessoal também usa ADVPL pois prestamos consultoria Protheus, e meu chefe é especialista em vários módulos do Protheus além de DBA Oracle e SQL Server.

Hoje eu trabalho com java e não escrevo uma linha de HTML.

Necessariamente não é necessário ir para o lado DBA. (:

O Julio falou tudo velho são bem diferentes.
Eu não apostaria em nenhum para quem vai entrar no mercado agora.
Primeiro eu acho que SAP (Abap) é muito complicado para quem está começando,porque geralmente as consultorias precisa de consultores,com pelos menos 3 anos de experiência com isso…
ADVPL como o Julio falo é antigo.
Não é porque você vai mexer com WEB precisamente que vai ficar no front-end mexendo com telas etc…
Eu estudaria C# ou Java para o Back-end,atualmente eu trabalho dando manutenção em um sistema enorme que usa C# só trabalho com código.
E Banco dados SQL ou Oracle são poucas vagas comparado a programadores,vai da sorte… E em banco de dados Certificado conta bastante para quem está começando.
Sobre os Salários vão de R$3.000 a uns 10.000 CLT até um pouco mais dependendo de outras skills…

Só deixe ela aceitar trabalhar com ABAP se for receber treinamento e o salario for acima das vagas de tecnologias backend mais usadas.

Sobre banco de dados, AD (Administrador de Dados) também pode ser uma boa pra ela.