Por que JSF é uma melhor opção do que WebWork ?  XML
Índice dos Fóruns » Desenvolvimento Web
Autor Mensagem
rwolosker
Debugger

Membro desde: 09/05/2009 21:56:46
Mensagens: 56
Localização: Rio de Janeiro
Offline

Java Server Faces é uma forma do Mundo JAVA ficar mais perto de um ideal Microsoft, porque cria dificuldades para vender facilidades. Muita gente repete por ai que JSF é mais produtivo, infelizmente repete quase que como um papagaio ou leitor fiel de revista JAVA. Porque sabe dizer que é mais produtivo mas não sabe explicar em que momento o desenvolvimento torna-se realmente produtivo.

Nem sempre a escolha de uma tecnologia é acompanhada de um balanceamento justo, ponderando as vantagens e as desvantagens, é o que acontece com Java Server faces, ganha-se muito pouco na camada de apresentação se contar todo o resto que é perdido em função deste Framework. Na verdade, como pode ser uma boa solução se é necessário muitos outros penduricalhos até se tornar utilizável? Qual é a diferença disso para uma solução incompleta?

JSF teoricamente também permite customização de tags, que neste caso tiveram o conceito entortado para componente, mas JSP também permite. O problema é FAZER uma custom tag em Faces, a complexidade é enorme, e mesmo quando consegue, uma custom tag necessariamente precisa ser extendida de um componente padrão, engessando do mesmo jeito a solução.

De longo prazo, uma solução Faces assume uma complexidade muito maior que qualquer outra solução ActionBasic. Este argumento de que existe produtividade nas telas de cadastro é uma grande mentira. E mesmo assim só acontece em cadastro sem qualquer complexidade, como por exemplo cadastro de bairro ou de cidade. Qualquer outra coisa faz o fonte virar, rapidamente, uma verdadeira mugueia.

O Seam é a única forma decente de se trabalhar com JSF. Uma solução free por quanto tempo? Boa parte dos muitos recursos para fazer esta massaroca funcionar não está mais na mão do mundo OpenSource. JBoss Tools, Rich Faces. Amostra grátis todo mundo gosta, no início é uma maravilha, tudo dá certo. O problema é que um dia termina. De uma hora pra outra a Red Hat acaba de vez com essa festa.

JSF é uma prova que nada mudou na cultura do desenvolvimento de sistemas. Desde de que o homem pisou na terra que a sua única proposta é desenvolver sistemas que permitem manutenção somente por ele mesmo. A conta é simples, se apenas um programador consegue entender esse macarrão então o seu emprego ficará eternamente salvo. Mais importante que fazer um sistema funcional é fazer um sistema que somente uma pequena fatia de programadores saibam mante-lo.

JSF é modinha, é venda de revista. Se algum dia cair em domínio público, certamente irão inventar outra coisa, afinal de contas o bom mesmo é aquilo que só um conhece, que só um pode mexer, porque ganha mais dinheiro. Uma visão egoísta e mesquinha. Aliás, uma visão bastante coerente com o trabalho em equipe. Eu faço o cadastro, você faz o resto!

Ricardo Wolosker
[Email] [MSN] [ICQ]
Marcio_Nogueira
JWizard
[Avatar]

Membro desde: 21/05/2007 20:14:54
Mensagens: 2781
Localização: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Offline

Baseado em componentes visuais o JSF se torna a solução ideal para desenvolvimento de aplicações para a web com muitas vantagens:
configuração simples.
mapeamento dos beans através de anotation (2.0).
utilização do faces-config opcional.
estável.
regras de navegação simplificadas.
integração com outras bibliotecas de componentes, como por exemplo: RichFaces, PrimeFaces, IceFaces.
suportado pelos principais servidores de aplicação.

MBA em Desenvolvimento de Sistemas em Ambiente Web
Bacharel em Desenho Industrial / Programação Visual
Marcio Nogueira C. Pinto
[WWW] [Yahoo!] aim icon [MSN] [ICQ]
 
Índice dos Fóruns » Desenvolvimento Web
Ir para:   
Powered by JForum 2.1.8 © JForum Team