| Autor |
Mensagem |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 18/08/2006 01:19:35
|
LPJava
GUJ Hacker
Membro desde: 18/04/2006 12:50:23
Mensagens: 5524
Localização: Bahia/Porto Alegre
Offline
|
microfilo wrote:
Maurício Linhares wrote:Eu não vejo esse espaço todo pra técnicos formados em um curso curto e provavelmente com pouca (ou nenhuma) profundidade.
As faculdades particulares (e até mesmo as federais) já tem uma dificuldade terrível em formar profissionais qualificados, imagina só se tudo fica na mão de técnicos.
O que você esta falando é simplesmente um absurdo. Esta cada vez mais provado que a faculdade ensina cada vez menos e cada vez mais os alunos tem que aprender por conta própria. Ou você aprendeu o que sabe de Java na faculdade?
A tecnologia evolui muito mais rápido que o ensinio na faculdade.
concordo com vc!! faculdade nao ensina... nao. apenas lhe diz como pensar diferente!! e lhe joga no mato la e vc se vira pra sair..ng aprende java, C, ou outras linguaguens na faculdade n.. ela paenas lhe diz que existe isso... e q um dia vc pode precisar ou n..ai lhe dar uma introdução em 6 meses.. e pronto!! o resto corra atras!!
|
Sun Certified Java Programmer 5.0
Blog:http://www.camilolopes.com
Twitter:www.twitter.com/camilolope
Linkedin: http://br.linkedin.com/in/camilolopes
Curso online OCPJP: http://pro.imasters.com.br/online/cursos/preparatorio-para-certificacao-java-ocjp
Autor livro Guia SCJP & JEE c/ Frameworks: http://blog.camilolopes.com.br/livrosrevistaspalestras/
|
|
|
 |
|
|
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 18/08/2006 08:42:57
|
info_god
JavaEvangelist
Membro desde: 27/02/2005 17:04:22
Mensagens: 372
Offline
|
Faculdade é só uma instituição com um unico objetivo fazer com que o aluno saiba escolher em qual area vai se especializar, em qual area mais se identificou e etc.
Falo isso por experiencia propria. Pois me formei em Sistemas de Informação e decidi vir pro lado da programação pois foi a area em q mais me identifiquei.
falar q faculdade ensina alguma, q com esse ensino vc vai conseguir se virar sem estudar por fora, é se iludir demais..
Faculdade não ensina, ela mostra o caminho agora cabe a vc descobrir as saidas.
|
José Carlos R. R. Baldoino
Analista de Sistemas Cast/Banco do Brasil
Especialista em Desenvolvimento de Jogos
Professor Linguagens de Programação
www.prof-josecarlos.com
Certificações
SCJP - Sun Certified Java Programmer
SCWCD - Sun Certified Web Component Developer 5.0 |
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 18/08/2006 10:45:11
|
Paulo Silveira
Administrador
![[Avatar]](/images/avatar/a87ff679a2f3e71d9181a67b7542122c.jpg)
Membro desde: 07/08/2002 18:38:50
Mensagens: 4204
Localização: São Paulo
Offline
|
O que me deixa muito triste é que algumas pessoas escrevem aqui coisas que voce quase pode concluir que a faculdade só atrapalha, que quem tem faculdade é pior do que quem não tem faculdade, e que quem faz técnico acaba se dando melhor!
Poxa, pera la neh?
|
http://blog.caelum.com.br twitter: @paulo_caelum
|
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 18/08/2006 10:52:15
|
Fabricio Cozer Martins
GUJ Ranger
![[Avatar]](/images/avatar/2ecd2bd94734e5dd392d8678bc64cdab.jpg)
Membro desde: 08/05/2004 10:22:03
Mensagens: 935
Localização: Salvador/Brasil
Offline
|
Eu também acho lamentável esse tipo de colocação das pessoas, o esforço pregado pelos alunos não vale de nada ? E eu digo uma coisa, se eu pudesse teria aproveitado melhor a faculdade, teria ido para todas as aulas, estudado tudo em dia os assuntos, pois vejo que conhecimentos teóricos dados na faculdade são fundamentais para formar a base do profissional.
|
Fabrício Cozer Martins
Analista de Sistemas
Bacharel em Ciência da Computação da UFBa
Sun Certified Programmer for Java 2 Platform 1.4
Sun Certified Web Component Developer for J2EE 1.4 |
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 18/08/2006 11:16:23
|
info_god
JavaEvangelist
Membro desde: 27/02/2005 17:04:22
Mensagens: 372
Offline
|
Fabricio e Paulo,
Vale lembrar que meu comentario naõ foi denegrir a imagem de faculdades. E sim aumentar a imagem dos alunos, pq o merito que tenho ao meu conhecimento do a mim mesmo e não a faculdade. Cursei faculdade durante 4 anos, se não fosse meu esforço estaria ainda ganhando 500 R$ por mes. E sem saber metade do que sei.
A minha visão sobre faculdade é essa, ela te mostra o caminho das pedras agora cabe aos alunos descobrir as diversas maneiras de percorrer esse caminho e achar saidas.
Abraços.
|
José Carlos R. R. Baldoino
Analista de Sistemas Cast/Banco do Brasil
Especialista em Desenvolvimento de Jogos
Professor Linguagens de Programação
www.prof-josecarlos.com
Certificações
SCJP - Sun Certified Java Programmer
SCWCD - Sun Certified Web Component Developer 5.0 |
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 18/08/2006 11:24:58
|
Guilherme Silveira
Administrador
Membro desde: 14/08/2002 10:09:26
Mensagens: 1096
Localização: Sao Paulo
Offline
|
info_god wrote:
A minha visão sobre faculdade é essa, ela te mostra o caminho das pedras agora cabe aos alunos descobrir as diversas maneiras de percorrer esse caminho e achar saidas.
Abraços.
E não é esse o objetivo da faculdade? Afinal, bife cortado só minha mãe mesmo...
|
-------------------------------------------------------
Guilherme Silveirahttp://blog.caelum.com.br
 |
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 18/08/2006 11:44:14
|
info_god
JavaEvangelist
Membro desde: 27/02/2005 17:04:22
Mensagens: 372
Offline
|
Guilherme Silveira wrote:
info_god wrote:
A minha visão sobre faculdade é essa, ela te mostra o caminho das pedras agora cabe aos alunos descobrir as diversas maneiras de percorrer esse caminho e achar saidas.
Abraços.
E não é esse o objetivo da faculdade? Afinal, bife cortado só minha mãe mesmo... 
Bons tempos aqueles de bife cortadinho
|
José Carlos R. R. Baldoino
Analista de Sistemas Cast/Banco do Brasil
Especialista em Desenvolvimento de Jogos
Professor Linguagens de Programação
www.prof-josecarlos.com
Certificações
SCJP - Sun Certified Java Programmer
SCWCD - Sun Certified Web Component Developer 5.0 |
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 18/08/2006 12:33:06
|
FredMP
JavaBaby
![[Avatar]](/images/avatar/5f0453f78909173a7ce2eb874d2a7f52.png)
Membro desde: 08/04/2006 19:46:24
Mensagens: 92
Localização: São Pedro da Aldeia - RJ
Offline
|
Acho que a faculdade não torna ninguém profissional em nada, pra isso a pessoa precisa realmente ser auto-didata e/ou fazer cursos especializados por fora na área em que deseja atuar.
Mas mesmo assim acho que a faculdade ainda é essencial, porque deixa a pessoa com uma visão mais abrangente da computação e com a cabeça mais aberta pra aprender coisas novas. Como o info_god disse: "ela te mostra o caminho das pedras".
|
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 18/08/2006 16:30:58
|
Mrwin
JavaChild
![[Avatar]](/images/avatar/18064d61b6f93dab8681a460779b8429.png)
Membro desde: 28/06/2006 14:28:10
Mensagens: 102
Localização: Recife - PE
Offline
|
Bem galera, vou dar um exemplo de algo, por sinal, aconteceu comigo mesmo.
Nunca tive grana pra bancar uma faculdade, mas descobri q minha área era a de TI, como os cursos geralmente são caros, os livros, etc... eu fui fazendo um após outro, melhorava um pouco e fui investindo... passei 5 anos trabalhando na área de desenvolvimento (como autônomo) apenas com cursinhos e muita leitura (tutoriais e mais tutoriais) ... no início deste ano, fiquei sabendo de uma vaga de desenvolvedor, o pré requisito (pra variar) era superior completo, ou no mínimo a partir do 6º período . . . de uma forma ou de outra, eu me candidatei à vaga, concorri com outros programadores formados, e pra ser sincero, na hora da entrevista com o gerente do projeto... tentando resumir o que o saia da boca dos caras:
"Se ao sair da faculdade eu tiver a cabeça deles, prefiro continuar sem ser formado".
Como já tinha experiência na área de desenvolvimento, fiquei sem sequer ter pisado numa universidade, mas reconheço e muito minha deficiência enquanto "profissional de cursinhos", somos guiados para onde a maré vai, se a onda do momento for java, dana-se a aprender java, se for C# a mesma coisa... e muitas vezes o cara não tem conhecimento suficiente pra entender tudo q vem por trás, e fica estagnado no mercado.
Hoje, estou cursando uma faculdade, e estou percebendo as diferenças de visão.
De uma forma ou de outra, seja formado ou não, se vc não correr atrás ou se preocupar em ser atual, não tem chance no mercado, vai ser um eterno estagiário.
|
Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. |
|
|
 |
|
|