Diagrama de Classes utilizando Action/Command  XML
Índice dos Fóruns » Arquitetura de Sistemas
Autor Mensagem
SadNess
JavaTeenager
[Avatar]

Membro desde: 30/03/2006 16:51:25
Mensagens: 197
Offline

galera
Estou numa dúvida de como eu faço um diagrama de classes, considerando que vou utilizar o padrão Action/Command na minha aplicação

Ex:
Eu tenho uma classe Usuário, e tenho vários métodos que se aplicam a ela. Ex: cadastrarUsuario(.), removerUsuário(.), editarUsuário(.), etc

Como eu irei aplicar o padrão Action/Command, cada um destes métodos serão transformados em classe.
Como ficaria meu Diagrama de Classes então? Eu teria uma classe para cada método? Ou no meu diagrama eu poderia criar uma classe GerenciamentoUsuário por exemplo, onde eu teria estes métodos, e então aplicaria o meu padrão depois?

To bem confuso
pcalcado
Moderador
[Avatar]

Membro desde: 08/03/2004 17:19:35
Mensagens: 5174
Localização: Sydney - Australia
Offline

Seu diagrama de classes vai ficar como ficarem suas classes, esta é a pergunta que você deve se fazer.

Em primeiro lugar, por que está usando Commands? Algum motivo específico ou apenas achou o padrão legal? Este padrão é muito utilizado quando se cria um design altamente procedural, nem um pouquinho OO, cuidado.

Supondo que você realmente tenha bons motivos para usar Commands, como você vai criar as classes? Dê uma olhada no livro da GoF e veja como eles criam. Existem centenas de referências online também, faça uma busca no google por 'command design pattern example'.

mas lembre-se de se perguntar: por que você está usando commands?

Cuidado com Design Pattern Points!

Phillip Calçado "Shoes"
http://fragmental.tw/
http://blog.fragmental.com.br/
"It is unfortunate that much of what is called 'object-oriented programming today is simply old style programming with fancier constructs." - Alan Kay
[Email] [WWW] [Yahoo!] [MSN]
rodrigoy
GUJ Ranger
[Avatar]

Membro desde: 18/04/2006 01:06:28
Mensagens: 758
Localização: São Paulo
Offline

Só para complementar o que o Shoes falou, atualmente a gente usa commands para camada de view. Actions do struts como exemplo. Geralmente não modelamos em UML essa camada. Se o sistema se baseia em Commands, aí UML não é uma boa opção para o design.


Rodrigo Yoshima
www.ASPERCOM.com.br

Próximas Turmas:
São Paulo: Scrum 28/agosto | OOAD-UML 13/setembro

Débito Técnico Blog: blog.aspercom.com.br
[WWW]
SadNess
JavaTeenager
[Avatar]

Membro desde: 30/03/2006 16:51:25
Mensagens: 197
Offline

então galera
é que eu ainda sou estagiário aqui e estou aprendendo ainda

Aqui no trampo todo mundo utiliza actions, principalmente porque a gente utiliza struts, então é +- desta maneira que eu estou aprendendo a programar

Praticamente todo método relevante é uma nova Action

E Rodrigo, se UML não é uma opção para design, o que seria então?
 
Índice dos Fóruns » Arquitetura de Sistemas
Ir para:   
Powered by JForum 2.1.8 © JForum Team