Mestrado Profissional  XML
Índice dos Fóruns » Assuntos gerais necessariamente ligados a tecnologia
Autor Mensagem
boaglio
Moderador
[Avatar]

Membro desde: 09/09/2002 21:23:39
Mensagens: 1896
Localização: Sampa City
Offline

evertonbn wrote:
Esse lance de "prostituição" de termos é realmente estranho. Eu faço pós-graduação na PUC Rio e o nosso coordenador dizia que pós-graduação latu-sensu, especialização e MBA são rigorosamente a mesma m. E agora? Será mesmo?


Não exatamente, veja:

http://pt.wikipedia.org/wiki/MBA
http://pt.wikipedia.org/wiki/Stricto_sensu
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lato_sensu

Mas a grosso modo a diferença do mestrado profissional e acadêmico é essa:

acadêmico - voltado para a pesquisa - depois de concluído recebe o título de mestre

profissional - voltado para o mercado - depois de concluído não recebe o título de mestre



 
Não respondo dúvidas de Java via MP!
Tem dúvidas de Java? Pergunte aqui!
[WWW]
louds
Moderador
[Avatar]

Membro desde: 29/04/2003 23:09:15
Mensagens: 4061
Localização: São Paulo
Offline

O mercado de educação brasileira é baseado no cinismo e na estupidez.

Cinismo de todos valorizarem o LIXO que ensinam.

Cinismo em dizer que aprenderam algo de real valor por já ter bancado o palhaço em pagar os tubos em um Mestrado Profissionalizante no qual teve aula de Power Point -básico tá, nada além de bullets e negrito.

Cinismo em contratar alguém tomando base o fato dela ter pago uma fortuna para atestar sua idiotice.

Estupidez do imbecil do estudante que prefere exigir um ensino mediocre a cobrar qualidade.


Moral da história, o ensino superior brasileiro não é um desastre por conta das universidades de má qualidade, é por conta de uma enorme população discente formada em sua maioria esmagadora por gente imbecil. Enquanto brasileiro continuar preferindo comer coco, vão continuar produzindo.

Ou seja, mande seu currículo para aquela vaga de gerente e ligue pro RH da empresa e diga que só um recrutador imbecil ia trocar uma pessoa que investiu 30mil em seu desenvolvimento pessoal por uma que comprou um certificado de otário pelo mesmo valor.

PS: Eu usei nesta mensagem os termos idiota, cretino, otário e brasileiro com mesmo significado, podemos trocar um pelos demais sem prejudicar a compreensão.


http://www.kumpera.net/blog/
http://www.mono-project.com/
"Each individual should work for himself. People will not sacrifice themselves for the company. They come to work at the company to enjoy themselves."
Soichiro Honda
[ICQ]
jmp
JavaEvangelist
[Avatar]

Membro desde: 04/04/2006 19:25:13
Mensagens: 478
Offline

o titulo de mba aplicado de harvard em algumas areas perde o valor depois de 4.5 anos... voce precisa voltar lá e cursar + 6 meses ou se submeter a uma prova. (acho que isso é pra ganhar dinheiro) Se voce nao renovar, perde o titulo. O prazo de 4.5 é variavel, e todo ano um conselho academico decide a "depreciação"

Se voce nao quiser se submeter a prova, só pode fazer o MBA normal (não aplicado).

Em todo lugar é o dinheiro que manda....

Pelo menos no Brasil a coisa é democratica (se vc tem dinheiro), na nyu o sujeito faz uma entrevista parcial, pergunta até sobre coisas pessoais, e se ele nao for com a sua cara, nao te aceita.

Eu nao fui aceito no MIT para mestrado pq o $#!@$ falou que eu nao precisava de um mestrado pq eu era um desenvolvedor.




@eduardordm
smota
Moderador
[Avatar]

Membro desde: 21/02/2003 16:19:19
Mensagens: 1647
Offline

Bem, achei esse texto que prova elas por elas que MBA = pós lato-sensu = especialização: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/jornal/materia.asp?seq=244

E esse outro faz uma reflexão sobre quando cursar um MBA de verdade: http://www.unilins.edu.br/noticias/noticia.php?idnoticia=1261

Vale a leitura pra se informar.

"Perfection is reached not when there's nothing more to add but when there's no more to take out"
wood
JavaChild

Membro desde: 01/06/2006 12:38:40
Mensagens: 121
Offline

boaglio wrote:Mas a grosso modo a diferença do mestrado profissional e acadêmico é essa:
acadêmico - voltado para a pesquisa - depois de concluído recebe o título de mestre
profissional - voltado para o mercado - depois de concluído não recebe o título de mestre

Por que quem faz o mestrado profissional não recebe o título de mestre? Onde você viu isso?

Também não concordo com o que vc disse a respeito das diferenças.
O mais correto seria:
O mestrado acadêmico é voltado diretamente para a área de pesquisa. Essa pesquisa pode ser utilizada no mercado ou não.
O mestrado profissionalizante é voltado também para a área de pesquisa, sendo que suas pesquisas, na grande maioria, são direcionadas para problemas reais do dia-dia das empresas.
jdeveloper
JavaTeenager

Membro desde: 04/08/2005 08:55:58
Mensagens: 160
Offline

boaglio wrote:

Mas a grosso modo a diferença do mestrado profissional e acadêmico é essa:

acadêmico - voltado para a pesquisa - depois de concluído recebe o título de mestre

profissional - voltado para o mercado - depois de concluído não recebe o título de mestre



Definição de mestrado profissional(Fonte: CAPES)


"Mestrado Profissional" é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de Pós-Graduação "Stricto Sensu", tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso (Parecer CNE/CES 0079/2002).
jdeveloper
JavaTeenager

Membro desde: 04/08/2005 08:55:58
Mensagens: 160
Offline

danieldestro wrote:http://mestrado.ipt.br

O Mestrado Profissional não tem o mesmo foco do tradicional mestrado acadêmico. Tem um foco técnico voltado ao mercado profissional. Avalie antes de opinar.

Eu gostaria de ter feito lá no IPT, mas decidi não fazer por alguns motivos: Me custaria cerca de 30 mil reais e quase 3 anos. Achei que o MBA seria muito melhor pra minha carreira.

MBA é uma especialização, logo uma pós lato sensu. O contrário nem sempre é verdade. Especialização em Gerência de projetos não tem nada a ver com MBA.

E com MBA você pode dar aula em cursos superiores.

Abraços



Eu estou pensando em fazer o mestrado no IPT. O preço é algo que realmente me faz pensar se vale a pena fazer um curso desse tipo. Além disso, eu estou me formando agora em Eng. de Computação e após 5 anos, não sei se eu quero encarar mais 3, sem pelo menos uma pausa.

Atualmente eu estou querendo optar por fazer uma especialização em Eng. de Software na Unicamp. E depois tentar fazer um mestrado acadêmico.

Com relação ao MBA, eu acredito que é importante ter alguma experiência na área de gerência, o que não é o meu caso.

Eu trabalho como desenvolvedor. Tenho SCJP e vou fazer prova para SCWCD esse ano.
Será que uma especialiazação em Eng. de Software poderia dar um upgrade na minha carreira?
Vale a pena fazer uma especialização em desenvolvimento, apesar de já possuir certificação?
Qual seria o caminho ideal para alguém que está se formando?

[]s
jabazeleo
Entusiasta Java
[Avatar]

Membro desde: 12/09/2006 18:18:58
Mensagens: 21
Offline

for smota:

Opa! não tenho nada contra o Mestrado, bom só estava tentando elucidar a dúvida do nosso caro colega, posso ter com a minha frase: "Mestrado é só para dar Aula", generalizado um pouco, é claro que isso é uma compilação geral do que meus mestres me passaram, mas existe sim empresas que valorizam o Mestrado e tenho muitos amigos que estão terminando o mestrado e já estão dando aula na faculdade, o que é muito bom tbm! O esforço deles está sendo recompensado.
Bom no mais é isso!
bzanchet
Java Ninja

Membro desde: 18/05/2006 20:04:34
Mensagens: 256
Offline

louds wrote:O mercado de educação brasileira é baseado no cinismo e na estupidez.

Cinismo de todos valorizarem o LIXO que ensinam.

Cinismo em dizer que aprenderam algo de real valor por já ter bancado o palhaço em pagar os tubos em um Mestrado Profissionalizante no qual teve aula de Power Point -básico tá, nada além de bullets e negrito.

Cinismo em contratar alguém tomando base o fato dela ter pago uma fortuna para atestar sua idiotice.

Estupidez do imbecil do estudante que prefere exigir um ensino mediocre a cobrar qualidade.


Moral da história, o ensino superior brasileiro não é um desastre por conta das universidades de má qualidade, é por conta de uma enorme população discente formada em sua maioria esmagadora por gente imbecil. Enquanto brasileiro continuar preferindo comer coco, vão continuar produzindo.

Ou seja, mande seu currículo para aquela vaga de gerente e ligue pro RH da empresa e diga que só um recrutador imbecil ia trocar uma pessoa que investiu 30mil em seu desenvolvimento pessoal por uma que comprou um certificado de otário pelo mesmo valor.

PS: Eu usei nesta mensagem os termos idiota, cretino, otário e brasileiro com mesmo significado, podemos trocar um pelos demais sem prejudicar a compreensão.



Eu não gosto de 'quotar' todo o texto... mas dessa vez eu assino embaixo, também.

Só um detalhe... é bom evitar o termo 'todos'. É perigoso. Basta um contra-exemplo e teu texto perdeu toda a força.

Ouvi muitos bons comentários sobre o Tecnopuc e sua integração com empresas como Dell, HP, Stefanini. Porém, não sei se as oportunidades oferecidas se enquadram nesse "Mestrado Profissional" discutido aqui.

http://conceitua-se.blogspot.com/
[WWW] [MSN]
boaglio
Moderador
[Avatar]

Membro desde: 09/09/2002 21:23:39
Mensagens: 1896
Localização: Sampa City
Offline

jdeveloper wrote:

Definição de mestrado profissional(Fonte: CAPES)


"Mestrado Profissional" é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de Pós-Graduação "Stricto Sensu", tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso (Parecer CNE/CES 0079/2002).


Posso estar enganado mesmo.

Link desse texto, please?

Alguém com mestrado profissional pode fazer doutorado? Fiquei na dúvida...


 
Não respondo dúvidas de Java via MP!
Tem dúvidas de Java? Pergunte aqui!
[WWW]
peczenyj
Moderador
[Avatar]

Membro desde: 26/03/2006 23:25:37
Mensagens: 3206
Localização: Rio de Janeiro
Offline

> Alguém com mestrado profissional pode fazer doutorado? Fiquei na dúvida...

Conheço pessoas que sairam da graduação direto pro doutorado (no Brasil, em uma universidade federal). Aliás em alguns mestrados existe uma sugestão de se cursar 1 ano de mestrado e pular para o Doutorado, também.

Tudo depende, mas via de regra mestrado profissional não serve pra essas coisas, (ou talvez em uma prova de titulos isso dê alguma pontuação).

http://pacman.blog.br

'Não importa quanto alguém se dedique à tarefa. Ninguém consegue fazer a água da cascata cair para cima.'
[WWW]
jdeveloper
JavaTeenager

Membro desde: 04/08/2005 08:55:58
Mensagens: 160
Offline

boaglio wrote:

Link desse texto, please?

Alguém com mestrado profissional pode fazer doutorado? Fiquei na dúvida...



O que a Capes diz a respeito:

http://www.capes.gov.br/capes/portal/conteudo/10/Duvidas.htm#p3


[]s
wood
JavaChild

Membro desde: 01/06/2006 12:38:40
Mensagens: 121
Offline

peczenyj wrote:Tudo depende, mas via de regra mestrado profissional não serve pra essas coisas, (ou talvez em uma prova de titulos isso dê alguma pontuação).

Claro que serve. Pq não serviria?

É cada um que já vi neste tópico.
Pessoa que faz mestrado que não pode ser chamado de mestre.
Pessoa que faz mestrado que não pode fazer doutorado.
Mestrado profissionalizante que só serve para ganhar dinheiro. Mestrando que só pensa em comprar o mestrado.
peczenyj
Moderador
[Avatar]

Membro desde: 26/03/2006 23:25:37
Mensagens: 3206
Localização: Rio de Janeiro
Offline

> Claro que serve. Pq não serviria?

Ok, se vc me mostrar uma pessoa que fez um mestrado profissional, e não um academico e, com este titulo, conseguiu entrar em um curso de Doutorado eu me convenço.

http://pacman.blog.br

'Não importa quanto alguém se dedique à tarefa. Ninguém consegue fazer a água da cascata cair para cima.'
[WWW]
wood
JavaChild

Membro desde: 01/06/2006 12:38:40
Mensagens: 121
Offline

peczenyj wrote:> Claro que serve. Pq não serviria?

Ok, se vc me mostrar uma pessoa que fez um mestrado profissional, e não um academico e, com este titulo, conseguiu entrar em um curso de Doutorado eu me convenço.

Fácil!
Por sorte, tenho um amigo que está indo para a Bélgica este mês fazer o doutorado, e fez o mestrado acadêmico.
Ele vai para a Universite Libre de Bruxelles, estudar com a Martine Labbé.

Como eu disse, muitos de vocês tem idéias que não são verdades.

PS.: Para quem ainda não se tocou, eu faço mestrado profissionalizante.
 
Índice dos Fóruns » Assuntos gerais necessariamente ligados a tecnologia
Ir para:   
Powered by JForum 2.1.8 © JForum Team