Exemplos de Processos Seletivos

Olá a todos.

Recentemente li aqui um post que falava da dificuldade de contratar bons programadores, visto que a maioria nem sequer passava nas provas de seleção…

Pensando nisso, gostaria de perguntar como foi o teu processo seletivo, caso seja um programador Java.

Você fez prova teórica? Fez prova prática? Como foi a prova?

E na entrevista, foste entrevistado por um profissional de RH, ou por um programador mais experiente? Ou por ambos?

Teve mais alguma prova/etapa na seleção?

Creio que se você, que lê este post agora contribuir, compartilhar como foi o teu processo seletivo, aqueles que estão estudando, se preparando para entrar no mercado ou mesmo se recolocar se beneficiarão, uma vez que, sabendo as regras do jogo, fica mais fácil vencer! :wink:

Posso contar contigo?

Aquele abraço,

Não tive prova nenhuma só falei o que sabia e não sabia, sem mentir. Na verdade eu exagerei quando falei q era especialista em swing, mas eu sei muito de swing. ehehheheh

Eles “contrataram” 5, mas na verdade só 2 iriam ficar, depois de 3 meses eles selecionaram (nenhum de nós sabia dessa seleção).

Olá,

Eu trabalho pela Atos Origin, alocada na Petrobras. Primeiramente, fiz uma entrevista na Atos. Depois, fiz uma prova teórica na BR e uma entrevista. O processo todo demorou bastante, acho que uns 2 meses…

Na empresa que eu trabalhava antes (Longadata), nós aplicávamos provas de Java, Conhecimentos Gerais, Inglês e Redação e, dependendo do resultado, chamávamos pra entrevista.

[]´s
Tatiana

[quote=jmp]Não tive prova nenhuma só falei o que sabia e não sabia, sem mentir. Na verdade eu exagerei quando falei q era especialista em swing, mas eu sei muito de swing. ehehheheh

Eles “contrataram” 5, mas na verdade só 2 iriam ficar, depois de 3 meses eles selecionaram (nenhum de nós sabia dessa seleção).
[/quote]

Nunca foi dito que apenas 2 dos 5 contratados seriam mantidos? Muita falta de ética, a honestidade vai pro ralo ai em… Mas que bom que você ficou, pelo menos.

To revivendo este tópico que já tava quase se desintegrando hehehe…

se alguem tiver, post por favor exemplos de processos seletivos que ja aplicaram, ja participaram ou apenas elaboraram…

pode ser qualquer tipo de experiencia…
por exemplo…

o tipo de teste que foi aplicado… alguma questao que achou interessante… alguma coisa que tenha percebido que as empresas sempre cobram… sei la galera… vale qualquer coisa hehehe

obrigado…

Cara, o fato é que Java não é apenas java.

Você le um cargo de programador Java, e pensa “Porra, legal, eu sei java.”

Mas ai vai ver a descrição, os caras pedem: EJB, Struts2, Hibernate, Springs, JSF, JSP, Design patterns e mais uma porrada de coisas. Coisa que se voce for trabalhar com Delphi, nunca vai acontecer - por exemplo.

Então Java, inicialmente, é uma linguagem dificil de aprender por causa disso: A pancada de framework que ce tem que aprender.

Eu ainda estou no nivel APIs Java, Swing, e Hibernate e Design patterns, depois que tirar SCJP vou estudar todos os frameworks, etc.

Eu passei sim por uma entrevista de emprego esses dias aonde me colocaram na frente de uma aplicação swing com conexão do banco pra aplicar design patterns. Foi simples até. Mas tive uns problemas pelo banco ser Oracle, enfim.

Mas passei em uma outra prova tranquilamente, foi apenas pergunta sobre o que conhecia e o que nao conhecia, experiencias, etc. Eram 180 candidatos. Essa empresa é muito maior e estou esperando ser chamado (falaram que em até 15 dias ligam chamando).

Valeu pelo envio de sua experiência…

Eu acho legal saber de experiências assim…

Porque as pessoas com um conhecimento mais avançado na maioria das vezes estão preparados para fazer as entrevistas…
Mas isso costuma ser ao contrário com as pessoas que estão começando agora… Muitas vezes as pessoas acham que sabem a sintaxe e já estão preparados para chegar e concorrer a uma vaga, e na hora da entrevista percebe que ainda falta muita coisa a aprender…

Sabendo dos testemunhos de algumas pessoas ajuda a não ficar queimando oportunidades de entrevista a toa.

Valeu…

abraços

180 candidatos… :shock:

caraca parece ate vaga de emprego publico… a coisa ta feia pelo q vejo…

Mas uma coisa, existiam 10 vagas para o cargo.

O problema é que nego que erra com um “Hello world” acaba indo lá pra fazer a prova.

Eu fiz meu primeiro hello world em Java, no início da ano passado na faculdade. Desde então, fiquei estudando a linguagem e fiz os cursos FJ11 e o FJ21 na Caelum, já com o objetivo de conseguir algum estágio. Hoje, faz uma semana que começei em uma empresa, relativamente pequena, mas com boas oportunidades de crescimento e aprendizado…Estou bem feliz!!

Sobre o processo, tive que fazer uma prova, com 20 questões, envolvendo teoria, conhecimentos gerais sobre a linguagem e frameworks e também alguns CRUD’s em Jsp, Servlets. Fora isto, foi algo na conversa, onde expliquei que estava super afim de aprender. Expliquei o que sei e minhas limitações, com sinceridade.

Uma semana depois da prova recebi a notícia de que fui aceito para a vaga, foi algo excelente pra mim. Vi que valew a pena o esforço, mas é só o começo…Ainda vou suar a camisa pra conseguir as certificações, experiência em projetos, mas uma parte já consegui…O primeiro emprego!!! :smiley:

Parabens pelo emprego…

Praticar todo dia é a melhor maneira de aprender…
No meu ver não adianta nada somente fazer cursos e mais cursos, ou entao somente estudar… tem que praticar bastante…

Eu trabalho com programação há quase 4 anos… Venho esbarrando com java a uns 2 anos mais ou menos… mas agora que resolvi cair de cara e aprender o maximo que puder hehehe…

Boa sorte…

ACho que tudo isso é importante. networking também é muito. Quero ver nego vir pra BSB sem conhecer ninguém pra arranjar um bom emprego em programação. Vai quebrar muito a cara, como eu quebrei.

Certificação é ótimo pra quem está iniciando mesmo, inclusive aqui em BSB até pros velhos, ela é importante.

MInha é na segunda feira que vem. Até agora tô com o Score de 85% no whizlabs. Acho que passo sim.

Ah, deve passar tranquilo Sergio…

Minha prova é daqui a 45 dias, e por enquanto li o livro da keB e to fazendo em media 75% nos exercicios dos capitulos e do whizlabs(que comprei), to fazendo os quiz em media de 85% … Sempre que sento no PC procuro algum mock e faço tbm… os da caelum faço os niveis dificeis lá (pois falaram que é bem mais facil que a prova) e tiro em media 80% …

Precisarei reler o capitulo de E/S e threads…

Boa sorte pra você!! e se passar, nao esquece de criar o tópico com seu depoimento, ajuda bastante!

T+

Eu passei por várias entrevistas até conseguir o emprego atual, muitas delas nas mesmas empresas e cheguei a fazer a mesma prova duas vezes.
Na empresa onde estou, deram-me primeiramente uma prova que apresentava questões com coisas simples como tratamento de exceção, perguntas genéricas sobre frameworks e outras ferramentas, um pouco de SQL e exaustivo UML, com um diagrama de classes para a gente implementar em Java.
Acho que foi neste último ítem que eu conquistei o pessoal daqui.
Depois houve uma entrevista em que o cara dizia que a já vaga era minha, mas não me contratou porque disse que ainda estaria decidindo onde ia me colocar.
Ele demorou, eu arrajei outro emprego e então me ligaram de lá. De início não queria aceitar, mas a moça do RH insistiu que eu apenas ouvisse a proposta. E não deu outra! mas, não foi só o vil metal que tiniu mais alto, eu acabei percebendo maiores oportunidades de aprendizado e crescimento profissional aqui onde estou.
Minha dica: participem do máximo de processos seletivos que puderem, associem-se a serviços como o www.netcarreiras.com.br (custa muito pouco) e outros do tipo e não desanimem. Breve vai chegar o momento em que vocês farão uma entrevista com a certeza de que a vaga é sua!!!
Boa sorte a todos!

Hoje faz exatamente 3 meses e 12 dias de trabalho.

Não participei de nenhum processo seletivo, meu professor me indicou. HAHha 8)

No dia que conheci a empresa ja comecei a trabalhar…

:lol: :lol:

Na empresa onde trabalhava, eles aplicam um prova sobre java e uma entrevista com a area técnica… e bem sussi…

Flw

fiz primeiro um teste (questões aplicadas ao nível de scjp), depois um outro teste (questões aplicadas a nível de scwcd) -até parece que eles tiraram as questões dos respectivos livros, hehe!-

depois fiz o psicotécnico (esse foi o mais chato)

depois de uma semana me ligaram… :stuck_out_tongue:

minhas entrevistas sempre foram de boa, conversando com o entrevistador

acho sussegado assim

A última que eu particei foi:

  1. Entrevista com a RH pra ver se vc é uma pessoa normal e aplicação de uma prova técnica(questões de certificação, algumas teóricas sobre processo de desenvolvimento de software e algumas sobre algoritmos)

  2. Se você é aprovado na prova passa para a segunda fase: Entrevista técnica com um analista Sr e depois com o gerente da área.

Fim! Você é contratado ou não.

Quase sempre é:
Uma entrevista preliminar. Um projetinho ou provinha para fazer. Outra entrevista para fechar negócio em outro dia.
Não muda.