Bluetooth JAVA

Viva. Estou a começar a desenvolver uma aplicação no Computador que comunique com dispositivos com tecnologia bluetooth.

Estou ainda numa fase de pesquisa e estou a encontrar bastantes barreiras à sua implementação. Por exemplo para o sistema operativo comunicar com a Dongle USB necessita de um driver, no entanto cada fabricante tem o seu próprio driver não existindo neste momento um standart.

Além disso para desenvolver aplicações neste tipo de tecnologia é necessário possuir a ?stack bluetooth? para poder compilar as aplicações, embora este processo à primeira vista não apresente qualquer tipo de problema, a realidade é sem dúvida outra. Cada fabricante implementa a ?stack? para o seu dispositivo como melhor lhe convém não havendo uma implementação standard. Embora isto pudesse ser ultrapassado usando apenas um dispositivo de uma determinada marca com uma ?stack? específica, a maior parte das companhias não oferecem gratuitamente as bibliotecas para que se possam criar as aplicações.

Como vêem gostava de tornar isto o mais genérico possivel embora isso seja uma tarefa complicada.

Por isso gostava de saber a vossa experiência com este tipo de tecnologia e se possivel dizerem o que usaram.

português de tradutor ?? :lol:
mas enfim… tem uma API J2ME standard pra dispositivos móveis sim, a JSR-82, mas cada fabricante escolhe se vai adicionar ao dispositivo ou não. Com ela você pode fazer conexões entre dispositivos com aplicativos java, porém não pode conectar o PC com o dispositivo.
Pra isso você tem que usar uma API pro PC oder fazer a conexão, por exemplo a BlueCove.
Um tutorial de como conectar o PC e um dispositivo móvel você encontra aqui:
http://www.benhui.net/modules.php?name=Bluetooth&page=Connect_PC_Phone_Part_1.html

:smiley: por acaso não é portugês tradutor, eu é que estou ainda um pouco confuso em relação à programação com este tipo de tecnologia, apesar de também ser eu que escrevo mal :P.

Deixa ver se entendi, segundo o que li no link que me mostras-te, a BlueCove é uma API em JAVA para comunicar com a stack bluetooth do windows (driver) sendo esta que “controla” a USB dongle, contudo existem outras stacks bluetooth como a Widcomm.

Estas soluções são para Windows.

O meu objectivo com este tópico, era conhecer as vossas experiência com este tipo de tecnologia, que API usaram e quais recomendam. (Não é necessário que seja para Windows)

É ±, se você quer implementar um programa em java pra dispositivos móveis o dispositivo tem que ter vir já com a API JSR-82.
Se você quer implementar um dispositivo em Java pro PC precisa de alguma API como o bluecove ( que não é oficial, é um projeto desenvolvido por algumas pessoas). Se você quiser fazer um aplicativo pra windows recomendo esse, pra linux não sei dizer, nunca fiz um aplicativo bluetooth pra PC. Na revista webMobile de alguns meses atrás tem um artigo ensinando a fazer um aplicativo pra PC com a Bluecove.

Espero ter ajudado!

A minha ideia era criar uma aplicação para PC autónoma (sem intervenção humana) que envia-se e recebe-se ficheiros de imagem via bluetooth.

Já agora é possivel ter uma aplicação sempre a correr em background num dispositivo movel. Por exemplo uma aplicação que guarde um historico dos ficheiros enviados e recebidos via bluetooth.

olaa

sei que este tópico eh antigo…
mais estou a estudar como aplicativo no pc se comunica com
dispositivos bluetooh…

o link citado acima esta indisponivel…

alguem pode me passar um exemplo desses pra estudar…

valewss…

Olá!

Talvez isso ajude…

JSR 82 is not only for mobiles:
http://weblogs.java.net/blog/brunogh/archive/2007/09/jsr_82_is_not_o_1.html

Java Bluetooth Framework:
http://marge.dev.java.net

Mobile and Embedded Bluetooth wiki
http://wiki.java.net/bin/view/Mobileandembedded/BluetoothResources

Abraço.

Oi Bruno

Parabens a voce e ao Lucas pelo Marge!

Uma curiosidade de pesquisa ( thesis) : JXTA over Bluetooth Diploma Thesis 2003
http://www.iks.inf.ethz.ch/publications/files/jxtabt03.pdf

http://bluecove.sourceforge.net/
http://code.google.com/p/bluecove/

Espero que seja útil.

Olá Paulo,

obrigado. Estamos trabalhando em uma nova versão que deve sair logo, aí divulgaremos aqui! :wink:

Abraço.

Fiquei curioso com o funcionamento/comunicação do bluetooth com PC…Então, peguei o meu dispositivo bluetooth que veio no meu celular e iniciei alguns testes…

Já consigo pesquisar e exibir todos os dispositivos com bluetooth ligados. Agora eu gostaria de fazer uma comunicação do meu PC para o celular, por exemplo: Gostaria de enviar uma mensagem do PC para o celular… já pesquisei, já tentei e nada…a única coisa que consegui encontrar foram mais dúvidas, rs…
Vamos por partes então. Agora q eu já consigo pesquisar os dispositivos e tenho o endereço, como faço para enviar uma mensagem/arquivo para ele?
No caso de mensagem de texto, é necessário que o dono do celular autorize o recebimento, como ocorre qnd mandamos arquivos entre aparelhos?

ola bom dia…

sei que este post esta um pouco morto mas so quero ajuda caso alguem venha a ter essa duvida.

pardal_nb,
Para fazer essa comunicação você usa o protocolo obex… ele cria a comunicação ao passar uma stream para ele…

No bluecove eles implementam isto, de uma olhada nos fonts, é algo bem simples

Pois então, estou com a dificuldade de procurar pelos dispositivos, o que o nosso amigo pardal_nb conseguiu!!!

Fica aqui a pergunta, como foi que isso aconteceu? Utilizou o framework marge? ou a api bluetooth nativa? utilizou bluecove?

Realmente estou QUEBRANDO a cabeça aqui pra resolver isso, mas ta dificil :cry:

da um Help…

Ola…

Espero que ainda estejam utilizando este forum.

Bem, estou encontrando problemas no desenvolvimento de uma aplicação que deve efetuar comunicação PC x Celular nos dois sentidos. Do PC para o Cel eu estou conseguiundo enviar tranquilamente, porém, o celular consegue encontrar o serviço disponibilizado no PC mas não se conecta (o PC fica parado no acceptAndOpen()…).

Estou utilizando BlueCove para o desenvolvimento da aplicação pro PC. Já tentei com RFCOMM e também com OBEX, ambas só funcionam no sentido citado.

Alguém pode me ajudar com isso? O que pode estar acontecendo para o PC não receber conexões? Algum exemplo de como eu posso fazer?

Grato a todos…

Então almenezes, estou aqui so na espera de uma ajuda neste quesito!

Esse comunicação com o celular tu fazes de que maneira? Somente uma busca por ele, ou apos a busca faz alguma troca de arquivo?

Estou com dificuldades de para achar o celular com o bluetooth ativo!

Utilizando um sisteminha desktop criado, estou utilizando o Bluecove, e o Framework Marge pra tentar esta conexão.

Opa…
Boa noite…
tópico ta velhinho más vai me ajudar…
Preciso fazer uma conexão entre o PC e um dispositivo bluetooth…
Gostaria muito de uma ajuda sobre quais caminhos seguir sou novo em java…ou melhor
sou fraco ainda… e gostaria que me ajudassem em que caminho seguir para conseguir
fazer o envio de dados do PC pro celular bluetooth…
Grato a todos…
Aguardando…

?

Já que está sem paciência para esperar uma resposta, eu tb estou sem paciencia para te responder com todos os links e tutoriais que você deseja.

Então o que te digo é que tudo que você precisa, está neste fórum. As dicas e caminhos já foram dados.

Basta só usar a função Busca que vai encontrar.

Muitos de vocês iniciantes, não querem gastar energia buscando uma solução, querem tudo de mão beijada, querem tudo pronto ou quase. Esta é a juventude de hoje, imediatista !

Eu ajudo quem quer ser ajudado. Quem tem dúvida MESMO, aquela q a gente sabe que é difícel da pessoa encontrar se não tiver alguém q já tenha passado por isto. Aquela que nem o Google vai ter a resposta.

Boa tarde galera, to fazendo meu tcc, dai queria uma ajuda, tipo, eu vou conectar uma placa de circuito impresso a uma de bluetooth e esta vai se comunicar com o pc, gostaria de saber se alguem aqui saca uma maneira de fazer essa comunicacao??da placa enviar, o pc receber e decifrar isso, eu li os topicos tudo e vi um programa que voces tavam falando…

Por ele da pra fazer essa ideia??

Vlws