10 motivos para não usar JSF (opinião pessoal)  XML
Índice dos Fóruns » Ferramentas, Frameworks e Utilitários
Autor Mensagem
spark
JavaBaby

Membro desde: 19/12/2006 18:59:10
Mensagens: 94
Offline

1. Curva de aprendizado muito alta desnecessáriamente.
2. Não traz grandes vantagens em relação a produtividade. (se duvida tente fazer um objeto simples como um select, depois me diga)
3. Realizar validação é um caos. Existe excesso de classes e conversores nada intuitivos mesmo para um desenvolvedor J2ee experiente, quanto mais para um novato.
4. Não é intuitivo para newbies em Java e também não é para veteranos.
5. Documentação escassa e de dificil entendimento. Basta compará-lo com o Struts por exemplo.
6. Implementações porcas como o ADF...
7. Não tem integração com JSTL... LOL Experimente fazer um painel dinamico com componentes html como radio ou selects e compare a mesma implementação com JSTL + Struts.
8. Ao invés de simplificar, aumenta a complexidade.
9. Trata tudo como se fosse um "swing", pra quê eu preciso de um listener para meus componentes html?
10. NÃO É DESENVOLVIDO PENSANDO NOS CONCEITOS WEB.

LOL, JSF sux a lot, espero que isto desapareça logo da face do J2ee e que venha logo o Struts 2. Mentawai também deve ser outra droga, todo framework que se preze usa xml.
[WWW]
thiago_algo
JavaTeenager

Membro desde: 27/07/2004 11:23:41
Mensagens: 186
Offline

spark wrote:...Mentawai também deve ser outra droga, todo framework que se preze usa xml.


Ainda bem que isso é a opinião pessoal de alguém que fala mal sem conhecer e ainda tem medo do novo, Aliás usar xml é uma prática que só tem a perder em relação a usar somente código java. Perde em clareza, perde em produtividade, perde até em performance...
iwallas
JavaTeenager
[Avatar]

Membro desde: 01/11/2006 19:35:39
Mensagens: 183
Offline

há.. ontem na facu, primeiro dia de 3º ano, ltp2 e o prof falo q vai ensinar jsf hahahahaha espero q essa opinião sua ai seja só sua msm.. de boua! hahaha nao to afim de perder tempo aprendendo coisa q nao presta

Sun Certified Java Newbie

Qual é a sua qual? Qual é a sua IG, qual é a sua UOL qual é a sua Globo...
maquiavelbona
JWizard
[Avatar]

Membro desde: 29/06/2006 09:06:51
Mensagens: 2447
Localização: São Paulo - SP
Offline

Claro, claro. Voltemos a programar JSP/Servlets puro...
E falar que framework que se valha, tem que ter XML é no mínimo uma opinião cega. Mas devemos respeitar... fazer o que?

----------------------------------------------------------------
"Within a few years a simple and inexpensive device, readily carried about, will enable one to receive on land or sea the principal news, to hear a speech, a lecture, a song or play of a musical instrument, conveyed from any other region of the globe. "
Nikola Tesla - A means for furthering Peace (1905)

"Gedanken ohne Inhalt sind leer, Anschauungen ohne Begriffe sind blind."
Immanuel Kant - Kritik der reinen Vernunft (1781)
charlesSouza
Debugger

Membro desde: 24/09/2003 16:24:35
Mensagens: 68
Offline

iwallas wrote:há.. ontem na facu, primeiro dia de 3º ano, ltp2 e o prof falo q vai ensinar jsf


realmente o ensino da computação tá só piorando, ainda bem que nao sao todas faculdades.
gbmesso
JavaBaby
[Avatar]

Membro desde: 30/11/2006 17:52:27
Mensagens: 86
Localização: BR, São Paulo
Offline

A Mundo Java desse mês traz um artigo muito bom sobre JSF. Tem coisas que vc colocou acima, que lá estão dizendo ao contrário (JSLT por exemplo).
Mas o que seria da banana se todos gostassem de maçã ??? (risos)
Acho que cada um se adapta com algo, e dai, é só trabalhar. Também acho super válido opiniões divergentes como a sua pois, faz a gente correr atras de mais informações.

Aprendendo sempre...
[MSN]
Rildlanster
Entusiasta Java

Membro desde: 29/01/2007 17:54:56
Mensagens: 18
Offline

www.dprf.gov.br

desenvolvido tudo em jsf e hibernate. dá uma olhada lá pra ver o resultado. tem desvantagens sim mas os 10 motivos mostraram q quem criou o tópico só fez um helloworld predisposto a falar mal
gbmesso
JavaBaby
[Avatar]

Membro desde: 30/11/2006 17:52:27
Mensagens: 86
Localização: BR, São Paulo
Offline

Rildlanster wrote:www.dprf.gov.br

desenvolvido tudo em jsf e hibernate. dá uma olhada lá pra ver o resultado. tem desvantagens sim mas os 10 motivos mostraram q quem criou o tópico só fez um helloworld predisposto a falar mal


Muito legal parabéns !!!!

Gostei da paginade consulta de combos que é rapida (deve ser o ajax)

Aprendendo sempre...
[MSN]
saoj
JWizard
[Avatar]

Membro desde: 09/03/2004 23:34:46
Mensagens: 2667
Localização: Chicago, EUA
Offline


Mentawai também deve ser outra droga, todo framework que se preze usa xml...


Se vc gosta tanto de XML assim para achar que o mentawai é uma droga só porque não usa xml, então ok. Acho que vc ficou viciado em Struts. Como vc pode preferir configurar usando XML ao invés de Java ?

Dá uma lida no que o Martin Fowler, que é uma pessoa um pouco respeitada na comunidade, tem a dizer sobre isso: http://forum.mentaframework.org/posts/list/159.page

Do resto concordo plenamente com vc sobre JSF. Lembre-se que o Struts é muito ruim e que o Struts2 não é Struts e sim um major refactoring do webwork.

Repare também que tudo isso que vc reclamou sobre o JSF não se aplica ao mentawai.


Sergio A Oliveira Jr. - saoj

ExperiMENTA:

Mentawai = http://www.mentaframework.org - Full-stack Java Web Framework com Configuracão Programática
MentaQueue = http://mentaqueue.soliveirajr.com - Queue de alta-performance.
MentaLog = http://mentalog.soliveirajr.com - Non-intrusive, fast, garbage-less, colored and straightforward logging
MentaBean = http://mentabean.soliveirajr.com - Tiny ORM with SQL Builder
MentaRegex = http://mentaregex.soliveirajr.com - Perl-style regex for Java.
MentaContainer = http://mentacontainer.soliveirajr.com - Straightforward IoC, DI e Auto-Wiring
Space4J = http://www.space4j.org - Banco-de-dados de Objetos em Memória
Options-Lib = https://github.com/saoj/options-lib - Ruby classes para ter acesso as opcoes do Yahoo Finance
Selleto = http://www.selleto.com.br
Flipinion = http://www.flipinion.com
Kawai = http://www.kawaiwiki.org


[Email] [WWW]
Sergio Lopes
Moderador
[Avatar]

Membro desde: 17/11/2003 00:22:10
Mensagens: 1368
Localização: São Paulo - SP
Offline

caramba, fui lendo suas 10 razoes e ate concordando com algumas... mas aí falar bem de struts e mal do mentawai foi triste...

enfim, só pra colocar meu comentario sobre isso:

minha maior birra com JSF é talvez parecida com o seu ponto 10: jsf parece uma gambiarra em cima da web. pra quem ja programava antes pra web, a nocao de componentes e estado parece mto bizarra.

concordo que quem vem da programacao desktop acaba se sentindo em casa, mas o caminho contrario é meio penoso...
eu comecei programando web, em php, e depois em java... meu pensamento ja eh request/response. fazer componentes e stateful me parece mto contraintuitivo num primeiro momento

Sérgio Lopes - twitter: @sergio_caelum - blog pessoal: sergiolopes.org
Curso Java | Apostilas Java | Arquitetura Java | Curso Rails
sunshine
JavaChild
[Avatar]

Membro desde: 28/09/2004 18:53:15
Mensagens: 111
Offline

spark wrote:
7. Não tem integração com JSTL...


Qual especificações JSF e JSP você está usando?

Lembre-se, as versões anteriores JSF 1.2 e JSP 2.1 não eram compatíveis.

pfilipak
fabio.patricio
GUJ Master

Membro desde: 04/01/2004 02:51:33
Mensagens: 1512
Localização: Porto Alegre - RS
Offline

spark wrote:...Mentawai também deve ser outra droga, todo framework que se preze usa xml.


É meio contraditorio dizer isso e reclamar de JSF.

]['s

Fabio Patricio
http://blog.wansoft.com.br

[WWW] [MSN] [ICQ]
Mauricio Linhares
Moderador
[Avatar]

Membro desde: 09/01/2005 23:28:22
Mensagens: 3717
Localização: João Pessoa, Paraíba - Brasil
Offline

Eu não sei porque ainda me assusto com essas coisas...

Meu blog sobre desenvolvimento | My Last.fm | @mauriciojr

Screencast de Introdução a linguagem Objective-C
[WWW]
gilliard_santos
JavaGuru
[Avatar]

Membro desde: 02/09/2004 12:35:28
Mensagens: 236
Localização: Campo Grande, MS
Offline

A única coisa que eu posso dizer que concordo é em relacao a quem está acostumado a programar jsp + servlet e mete a mao o tempo todo no tal do request e response... depois que você entende que o paradigma é diferente, a produtividade aumenta sim. O resto do que foi dito é como já comentaram... ainda bem que você falou que é opinião tua... e pelo jeito opinião de quem no máximo fez um hello world.
E sobre validação, esperimente sobrescrever um metodozinho chamado equals você vai se surpreender

http://gilliard.eti.br
[WWW]
kicolobo
Moderador
[Avatar]

Membro desde: 19/07/2006 14:11:09
Mensagens: 1188
Localização: Belo Horizonte
Offline

É raro eu discordar em tantos pontos.

1. Curva de aprendizado muito alta desnecessáriamente.

Muito alta? Bom, depende do QI de quem está aprendendo. Se for comparar com o Struts por exemplo, é muito mais simples e fácil de aprender.


2. Não traz grandes vantagens em relação a produtividade. (se duvida tente fazer um objeto simples como um select, depois me diga)

Eu nunca fui tão produtivo no desenvolvimento web (sério!). E com relação a "um objeto simples como um select", bom, com certeza você não fez o seu dever de casa e aprendeu direito o framework.

3. Realizar validação é um caos. Existe excesso de classes e conversores nada intuitivos mesmo para um desenvolvedor J2ee experiente, quanto mais para um novato.

Você acha complicado escrever algo como

???
Putz!... E ainda reclama porque existem vários tipos de validadores. Ai...
ALiás, conhece a especificação 1.2?

4. Não é intuitivo para newbies em Java e também não é para veteranos.

Muito subjetivo


5. Documentação escassa e de dificil entendimento. Basta compará-lo com o Struts por exemplo.


Concordo.

6. Implementações porcas como o ADF...
ADF não é implementação do Faces. É apenas um conjunto de componentes.


7. Não tem integração com JSTL... LOL Experimente fazer um painel dinamico com componentes html como radio ou selects e compare a mesma implementação com JSTL + Struts.


Oh a ignorância sobre o assunto de novo....


8. Ao invés de simplificar, aumenta a complexidade.
Compare com o Struts por exemplo. É extremamente simples!

9. Trata tudo como se fosse um "swing", pra quê eu preciso de um listener para meus componentes html?
O modelo de desenvolvimento de interfaces desktop é muito mais rico que o baseado em web.

10. NÃO É DESENVOLVIDO PENSANDO NOS CONCEITOS WEB.

Defina "conceitos web".

http://devkico.itexto.com.br

Twitter: http://www.twitter.com/loboweissmann

Vamos aprender Grails?
http://www.grailsbrasil.com.br
[WWW] [MSN] [ICQ]
 
Índice dos Fóruns » Ferramentas, Frameworks e Utilitários
Ir para:   
Powered by JForum 2.1.8 © JForum Team