Estou tendo problemas com trasparencia de imagens. É o seguinte:
Tenho uma imagem1 e preciso sobrepor outra imagem2 menor sobre esta imagem1. A imagem2 é png com trasparencia. Quero criar uma imagem com marca d’agua, que seria a imagem2 transparente em cima na imagem1.
Qndo eu abro a imagem2 que tem a trasparencia e jogo ela num JFrame só pra visualizar, ela abre com transparencia. Mas qndo eu uso o metodo getRGB de um objeto BufferImage pra pegar os pixels da imagem2 e uso o metodo setRGB pra sobrepor na imagem1, a imagem2 perde a transparencia e fica com o fundo branco. Eis o codigo:
public class Teste {
public static void main(String[] args) throws IOException {
BufferedImage image = ImageIO.read(new File("c:/images.jpg"));
BufferedImage image2 = ImageIO.read(new File("c:/images2.png"));
int w = image2.getWidth();
int h = image2.getHeight();
int[] pixels = image2.getRGB(0, 0, w, h, null, 0, w);
image2.setRGB(0, 0, w, h, pixels ,0 ,w);
// aqui vai o codigo pra mostrar no JFrame
}
}
Por favor, será que alguem poderia me dizer o que estou fazendo de errado? Percebi que este codigo esta perdendo o alpha da imagem2. Como eu faria pra fazer isso sem perder o alpha da imagem?
BufferedImage image = ImageIO.read(new File("c:/images.jpg"));
BufferedImage image2 = ImageIO.read(new File("c:/logo.png"));
int w = image2.getWidth();
int h = image2.getHeight();
Graphics2D graphics = image.createGraphics();
graphics.drawImage(image2, 0, 0, w, h, null);
graphics.dispose();
// aqui vai o codigo pra mostrar no JFrame
}
O problema é que o setPixel vai usar o padrão da imagem que está recebendo o pixel, de maneira direta, sem interpretar o contexto gráfico da imagem de origem. Isso não acontece se você usar o objeto graphics.
A dica básica é: Sempre que possível, use o objeto Graphics para editar a imagem. Além de ser muuuito mais fácil, ele leva em consideração o tipo da imagem sendo editada.
Vinicius,
sem quere abusar da sua boa vontade, será q vc poderia me dar mais uma forcinha???
Preciso fazer a mesma coisa com 2 imagens GIFs, só que a imagem que fica por baixo, é um GIF animado. Fiz com GIFs normais e deu certo, mas com uma GIF animado não. A GIF perde a animação.
Será que teria coma fazer a mesma coisa sem perder a animação??
O GIF animado não é uma imagem só, e sim um conjunto de imagens, que são exibidas em seqüência. Primeiramente, você deve ler cada uma dessas imagens, usando um ImageInputStream e um ImageReader.
Depois, você aplica a marca d’agua em cada imagem, e salva tudo novamente com um ImageWriter.
Eu preciso ver se tem como eu abrir um GIF animado ja com todas as imagens e depois trata-las, pq o parceiro que fornece as imagens, ja fornece desta maneira, não tem como eu abrir uma de cada vez.
Mas vlw cara…vou dar uma ralada aqui e qualquer coisa dou um berro…rsrs
O formato GIF animado é composto por várias imagens. Independente de ser um arquivo só, o imageReader irá separa-las e o ImageWriter vai uni-las novamente.
Você vai ver que o ImageReader tem o método read(int) que recebe um índice de qual imagem dentro do arquivo .gif você quer abrir. É o que descreve o item 3.3.3 Reading From Multi-Image Files desse artigo que eu te passei.
BufferedImage image = ImageIO.read(new File("c:/images.jpg"));
BufferedImage image2 = ImageIO.read(new File("c:/logo.png"));
int w = image2.getWidth();
int h = image2.getHeight();
Graphics2D graphics = image.createGraphics();
graphics.drawImage(image2, 0, 0, w, h, null);
graphics.dispose();
// aqui vai o codigo pra mostrar no JFrame
}
O problema é que o setPixel vai usar o padrão da imagem que está recebendo o pixel, de maneira direta, sem interpretar o contexto gráfico da imagem de origem. Isso não acontece se você usar o objeto graphics.[/quote]
Encima era isso mesmo que eu estava procurando perfeito
Mesmo sendo um tópico antigo me ajudou muuuuuuuito!
E eu gostaria de acrescentar mais uma questão, como faço para escolher o canto onde vai ficar o logo? dessa maneira está fixando sempre no lado esquerdo superior.