Exercícios para iniciantes

Olá a todos

Bom, sou um iniciante em Java, tô cursando o 1° ano de ciência da computação e estou gostando muito, espero um dia ser um grande programador… mas enfim, vamos ao assunto

Eu gostaria de saber se algum dos mestres Jedi em Java desse fórum tem alguns exercícios pra dar uma treinada em como usar if´s e seus operadores lógicos… eu queria dar uma ênfase nisso, quero ter uma base boa pra depois não me complicar…

Toda ajuda é bem vinda^^, espero que possa ajudar com algo também…

Uso a IDE Blue J…

Abraço e me desculpem logo no primeiro post já vir pedindo coisas ^^"

Vinicius,

Se puder, compre este livro… É muito bom… Tem muitos exemplos…

Vai te dar uma boa bagagem em Java é POO.

http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=198798&ST=SR

[ ]´s

http://jedi.wvhosting.com.br/login/index.php

:wink:

valew galera^^

caso alguém tiver mais algum tipo de ajuda eu agradeço muito

Vinicius_Java,

Se poder de uma olhada nos livros da Kathy Sierra, da série Use a Cabeça eles também são muito bons, e didaticos.

Boa sorte.

valew Fernando^^

tenho certeza que eu um dia irei tirar as certificações da Sun…só não sei quando ainda, nem sei fazer pragraminhas bestas, imagino fazer a prova da certificação :shock:

hehe kathy sierra é pesado demais pra um ínicio… Mas acho que um livro que qualquer programador iniciante pode ter que ajuda muito é o Java Como programar, da Deitel… Ele é bem completo e didático cara, aborda diversos assuntos da linguagem, traz muitos exemplos. Eu particularmente recomendo.

Omeganosferatu muito obrigado pela ajuda^^. Eu tenho esse livro em pdf… dei uma lida nele(é em inglês) gostei da didática e tudo mais, mas por enquanto não queria sair do foco do Blue J, até eu “pegar” o jeito da coisa…

Lá na faculdade os professores estão usando um livro chamado "Programação Orientada a Objetos com Java - Uma introdução prática usando o Blue J"de David J. Barnes e Michael Kolling.

Ele ensina muito bem, a didática dele é muito boa mesmo, qualquer um que nunca programou na vida consegue fazer programas facilmente…

E eu fiquei interessado nesse livro"Use a Cabeça"… sabe se tem em algum lugar em pdf? Tem em qualquer livraria? É muito caro??

abraço

véio na facul que faço teremos um semestre de java bem procedural! e no outro oop e entao java avançado.
se vc trabalhar dessa forma vai pegar java rapidinho e de quebra aumentar seu pensamento lógico.

me diz mais ou menos q nivel vc está (for, while, switch, vetores, metodos… . e aí vai) que eu te passo alguns enunciados que peguei na facul pra fazer em casa

flw

vitenho, eu tô ainda em if´s, operadores lógicos(&&, || ,!) e agora começamos com this. Tivemos também interação entre duas classes…

que eu me lembre só isso…

abraço

Ai cara eu já tenho o seguinte pensamento, eu acho que você deve começar com um livro Algoritmos cara para depois passar para Java, ou até mesmo mexer com algoritmos e java junto ai vai de seu criterio mas o mais importante é a lógica de programação cara, a linguagem depois com o tempo você irá aprender !

acredito q possa mexer com java a algoritmo juntos, porem enquanto se aprende o basico nao se deve nem pensar em POO,
ou seja, em vez de vc aprender os comandos basicos e aplica-los naquela tela azul idiota do pascal, vc aprende direto como eh a sintaxe em java e fica fazendo aqueles exercicios de fixação, preferencialmente com a ajuda do eclipe.
acredito q se vc pegar todo dia umas 3 hrs direto o java “PROCEDURAL” em 1 -2 meses jah dah pra cair em POO,

um livro q eu recomendo ( depois desses 2 meses de sofrimento procedural) é o aprenda POO em 21 dias. ele te dá a base pra manipular o mais interesante do java : a orientação a objetos bem projetada. depois de vc ler o livro inteiro aí vc já pode começar a programar como MACHO.

abraço

DIGO MACHO em contraste com os programas feitos em java(OO) que mais parecem FEITOS em C (PROCEDURAL).

vitenho… meu professor falou a mesma coisa, que é muito parecido com C…

mas enfim…

o que acham do livro que estou usando???

[quote=Vinicius_Java]meu professor falou a mesma coisa, que é muito parecido com C…
[/quote]

não nesse sentido… de ser parecido ou não (Java nasceu apartir do C)

o problema é que tem gente que acha que só pq usam java, qualquer programa que sair do eclipse ou netbenas é OO.