Codigo de barras de produtos

ola pessoal

gostaria de saber como funciona a logica do sistema do supermercado que da baixa no estoque quando o cliente passa pelo caixa, usando o codigo de barras do produto …

preciso implementar isso em java - desktop - para um cliente meu, alguem pode me ajudar ??

obrigado

Existem vários códigos de barras, e eles dependem do seu supermercado.

O código de barras tradicional (UPC ou EAN), que é aquele número que para produtos brasileiros começa por 789, indica um item do produto, ou então uma caixa com vários itens. (O código para um sabonete é diferente do código da caixa que veio do atacadista com 144 sabonetes*).
Você pode ter um código de barras UPC ou EAN para produtos que são diferentes a cada dia, semana ou cada mês, como revistas ou jornais. Nesse caso, você tem uma parte fixa (“O Estado de São Paulo”), que para livros ou revistas é o tal do código internacional ISBN, e uma parte variável (“edição 012234”).
Na hora de você cadastrar o produto, você cadastra a parte fixa, mas na hora de movimentar o estoque, você deve saber que recebeu 100 exemplares do jornal da edição 012234 mas vendeu apenas 30 exemplares dessa mesma edição.
Você pode ter um código de barras que não é UPC ou EAN que é específico do supermercado - por exemplo, um pé de alface hidropônica tem o código 1223, e a caixa tem uma folha com todos os códigos de barras dos produtos para ela poder passar se tiver dúvida.) Na prática elas acabam aprendendo de cor, porque é mais rápido digitar que procurar o tal código na folha.
Você pode ter também um código específico para produtos que se vendem a granel, e a caixa tem de pesar o tal produto e digitar o seu código.
Algumas balanças emitem também etiquetas com códigos de barras; elas têm uma parte fixa (que é o código do produto) e uma parte variável (que é o peso, normalmente). Para fazer a conta do preço você deve fazer as contas e sempre ver se o preço calculado pela balança bate com o preço do caixa. Outras balanças põem no código de barras o próprio preço mesmo, para evitar tal problema. Veja o que a balança faz.
Não se esqueça que para controle de estoque é bom você saber os códigos de barras das caixas com vários itens também.

  • Não sei se uma caixa vem com 144 sabonetes - chutei um número qualquer :stuck_out_tongue: