Exercícios - Java  XML
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thundercas
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Galera, acabei de terminar minha primeira apostila Java, agora, estou precisando mesmo é praticar através de exercícios. Sei que o ideal seria montar um projeto e talz, mas queria algo Graduativo.... Começando fácil e se tornando mais difícil. Alguém tem alguma sugestão??? Obrigado!

Cassiano Colombo de Oliveira Gil
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ViniGodoy
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Pra começar, você podia fazer algo divertido:

1. Jogo da velha - multiplayer (tenha certeza de detectar o fim de jogo)
2. Jogo da velha - single player (pratique um pouco suas estruturas de dados)
3. Jogo da velha em swing (usando botões, layouts, etc)
4. Adicione score no jogo, ordenado do maior pro menor - tenta fazer de várias formas: com banco de dados, xml, etc.
5. Jogo da velha com java 2D e sons (aprenda e extender componentes e como a pintura no java funciona).

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@ViniGodoy - Lattes

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Ei... você está usando DefaultTableModel no seu projeto??
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thundercas
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Farei este programa, valeu Vini!!! Uma outra pergunta, um conhecido meu disse que para interface gráfica devemos utilizar NetBeans e não Eclipse, pois somente no NetBeans você possui IDE Gráfica.... Isso é verdade?? Não tem como trabalhar com isso com Eclipse?? Somente via código??

Cassiano Colombo de Oliveira Gil
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Andre Brito
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Farei este programa, valeu Vini!!! Uma outra pergunta, um conhecido meu disse que para interface gráfica devemos utilizar NetBeans e não Eclipse, pois somente no NetBeans você possui IDE Gráfica.... Isso é verdade?? Não tem como trabalhar com isso com Eclipse?? Somente via código??


É, +-. Hoje muita gente usa NetBeans, mas existem outras opções, como o abeille, o jgoodies form... eu particularmente não consigo instalar alguns e uso o NetBeans. Estou tentando usar o abeille agora que parece ser leve e não gera código desnecessário (como o NetBeans faz). Na verdade, acabei de baixar o abeille, mas não tenho a mínima idéia do que ele faz... eu to louco pra migrar totalmente pro Eclipse, mas com esse problema da interface gráfica é complicado...

No Eclipse, se você dar uma boa procurada existe algumas coisas que auxiliam o desenvolvimento de GUIs em Swing.

De uma lida nesse tópico:http://www.guj.com.br/posts/list/25639.java
Tem algumas coisas interessantes.

Abraço.

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ViniGodoy
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No Eclipse existe o Visual Editor. E deve haver outros editores. O MyEclipse tem o Matisse, que é o mesmo do Netbeans.

Mas... não dá para negar, o Netbeans tem se mostrado superior ao Eclipse nesse quesito.

@ViniGodoy - Lattes

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Como ele disse acima... em swing o netbeans é melhor.. mas ambos sao mto ruins pq geram mto codigo que n precisaria ;x

Caelum - FJ 11, 21, 26, 27, 31, 57 =D
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thundercas
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Então, por enquanto o melhor negócio é criar o Swing na mão mesmo??? Ou já partir para Ajax???

Cassiano Colombo de Oliveira Gil
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ViniGodoy
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Se preferir Ajax, vá fundo. Você pode trocar o desafio do swing por um Ajax. Dá na mesma.
Ou então, tente fazer das duas formas. Pode ser que você não trabalhe com Swing, mas há muitos conceitos interessantes por lá que podem ser usados em outras aplicações. Ele demonstra, por exemplo, como usar efetivamente o padrão observer e como trabalhar com modelos de dados.

Procure não só entender como usar, mas também os conceitos por trás das tecnologias que você estiver estudando.

This message was edited 1 time. Last update was at 17/12/2007 13:43:16


@ViniGodoy - Lattes

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thundercas
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Creio que aqui não seja o local mais apropriado para isso, mas não achei nenhum tópico para postar isso. Eu montei o meu jogo da velha "Multiplayer" e gostaria que, se possível, alguém desse alguma sugestão quanto ao que fiz... Para efeito de aperfeiçoamento.... Primeiramente fiz sem Swing, logo após farei utilizando Swing...

Valeeeu!!!


Cassiano Colombo de Oliveira Gil
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Uma sugestão: começe a pensar Orientado ao Objeto. Vc tá fazendo estruturado dentro de uma classe. Defina classes, responsabilidades e relacionamentos entre elas. Separa a lógica de negócios da interface gráfica. Estude padrões de projeto, e técnicas de modelagem OO. Isso ajuda bastante a não tornar o Java enfadonho e difícil.
thundercas
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Farei isso e postarei novamente.... Valeu...

Cassiano Colombo de Oliveira Gil
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Eh isso aih, terminei o programa..... Agora sim, para mim, é a parte mais importante... Tentei deixar da maneira mais orientada a objetos possível. Caso eu tenha errado em algo, peço que por favor critiquem!! Obrigado desde já!!!


CLASSE MAIN



CLASSE FimDeJogo




CLASSE somaPonto



Cassiano Colombo de Oliveira Gil
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Bom, prosseguindo com meu jogo, estou agora tentando implementar o modo Single Player, mas não estou conseguido... Já tentei olhar códigos na internet mas a maioria está sem documentação, daí fica difícil... Preciso apenas do "passo inicial" pois não sei como identificar qual a melhor jogada a ser realizada pelo computador.

Valeu...

Cassiano Colombo de Oliveira Gil
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Faça o computador sempre se defender (assim como nós)

primeiro faça um método que verifique, se em algum lugar do array, se ele jogar, ela possa vencer. caso não haja..

Um método que varra o array e verifique onde se o adversário jogar, ele pode vencer, marcando lá.

caso contrário, jogue em qualquer lugar livre!





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thundercas
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Legal, já consegui formar um raciocínio, vou tentar... Valeu!!

Cassiano Colombo de Oliveira Gil
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