Melhores empresas para se trabalhar em Porto Alegre

Olá
Gostaria de saber quais são as melhores empresas para se trabalhar em Porto Alegre. Ouvi falar bem da Dell, da Advanced e da Develop. Gostaria de saber se são boas mesmo e sobre outras, como a Sisnema e a E-Core. E quais seriam as que eu deveria evitar?
Valeu,
Juliano

hehe, quando eu disse Sisnema eu quis dizer Stefanini

A melhor empresa que eu trabalhei ai em porto é a HP R&D.

Trabalha bastante com Java e .Net mas em projetos especiais (principalmente pra linha Laserjet). É coisa fina, muitos desafios. Inglês é essencial, nesse caso.

Trabalhei lá através da DBServer. Sugiro vc procurar também a T&T, Conecta, Tlantic, Qualitá, Produtare e Zero Defect. Se são boas, isso depende da sua noção de “bom”.

Edit: tb tem a uni5

Olá
Já trabalhei na Advanced It, empresa muito boa e correta, outra empresa que também já trabalhei e é excelente é a T&T o maior cliente deles é a HP, também já ouvi boas referências da Qualitá, a Stefanini…Bom não sei muito o que falar deles, mas pelo o que sei eles só contratam PJ, a Dell é muito legal, mas você tem que tem inglês praticamente fluente pra entrar lá, tem a CPM que contrata muita gente pra trabalhar na Dell, mas eles têm um esquema de CLT cotas meio esquisito.

Se vc não se importa de andar um pouco de Trem ou Carro, vc poderia tentar a SAP, em São Leopoldo.

Vão exigir inglês lá, assim como na HP, a diferença é que vc vai ser funcionário da SAP, enquanto na HP a maioria é terceirizado (e nunca vi alguem entrando ja como HP, pelo menos no R&D). A proposta de trabalho também é completamente diferente.

Se vc não sabe inglês, invista, pois são pelo menos 3 multinacionais que vc tem perto de vc que contratam pra caramba. Inclusive eles vivem chorando que não tem quase ninguem disponível no mercado.

Opa… Achei o tópico excelente…

Gostaria de ver mais opiniões do pessoal que trabalhou em POA… trabalho no interior do RS como Analista/Programador Java e depois de adquirir alguma experiência pretendo correr atrás de alguma multinacional em Porto Alegre ou arredores…

A minha situação é que eu trabalho em uma empresa pequena, com pouca engenhagia e gerenciamento de software, meio desorganizada… Nós implementamos a nota fiscal eletronica meio na pressa e não tivemos tempo de testar. Agora temos que implantar em vários clientes e estão ocorrendo varios erros que temos que corrigir rapido e sem tempo pra testar direito. Muitas vezes as atualizações vão bugadas pro cliente. Já tive que fazer varias horas extras e tenho um curso de ingles que eu não queria deixar de comparecer.
Porém estou aprendendo muito. Aprendi JSF, Spring, Hibernate, iReport, SQL e XML. Talves não seria hora de sair ainda pois posso aprender mais. Estou 8 meses na empresa. Talvez isso só seja uma faze e vai passar logo. Uma vez não era tão corrido como tá agora.
Sei que em algumas empresas grandes a situação é inversa: tem pouco trabalho e as vezes fica semanas sem aparecer alguma coisa pra fazer. Isso tb é ruim. Acho que isso ocorre nas empresas que terceirizam seus funcinarios.
Pra mim um lugar bom seria aonde tivesse um bom projeto e gerenciamento de software, com a aplicação e o banco bem documentados, sem vc terque adivinhar o que o outro tentou fazer no serviço que vc vai terque concertar. Que haja bastante serviço e coisas novas pra fazer, mas que tenha um prazo justo pra terminar e que tenha um periodo de testes antes de fazer deploy no cliente.
E sem ter que ficar corrigindo bugs em aplicações web feitas com Struts 1 :-p, pq quando estive procurando emprego incentivavam a aprender Struts 1 pq esse era o destino de quem tava começando :-p

Vc ja pensou em introduzir agilidade no seu ambiente?

Serio, acho que vc tem muito a ganhar tentando mudar a realidade da sua empresa aos poucos. Porém é só uma sugestão, mercado de trabalho em POA é o que não falta, porém vc vai ver MUITA coisa parecida com o que vc esta passando ai.

A idéia de introduzir agilidade não é nenhuma ruim.

@julianosott dica de experiência profissional, é muito mais simples introduzir agilidade em um ambiente pequeno onde a burocracia não é esmagadora e os rumos não são ditados por pessoas que você nem conhece.

Existem grandes empresas que conseguem trabalhar com premissas ágeis, mas não faz parte da maioria.

Aproveite o lado bom de ter um pequeno time, a colaboração, a difusão de idéias e principalmente a possibilidade de dissolver e agregar mudanças.

Boa sorte. :smiley:

R&D é bastante interessante hein… Aliás, tópico muito legal.

Obrigado pelas sujestões pessoal. Eu tinha medo de sair da empresa e entrar numa furada maior. Acho uma boa idéia a de implantar um outro método de desenvolvimento na empresa. Na verdade hoje tivemos uma reunião e o chefe comentou algo sobre o assunto, daí amanha eu irei apresentar esse método de desenvolvimento agil que foi mencionado. Acho que eu tenho muito a ganhar ficando nessa empresa por enquanto, mas claro que no futuro eu pretendo trabalhar numa multinacional.

Olá pessoal!!! Este tópico já foi respondido por alguns, mas a minha dúvida é semelhante, então decidi escrever aqui novamente…

Eu não sou de Porto Alegre, mas por motivos pessoais estou me mudando para aí no final do ano, assim que acabar a minha graduação aqui em Pelotas. E estou procurando saber um pouco mais das empresas de informática daí para saber quais são boas e quais não são…

Eu tenho um receio especial porque já trabalhei em algumas empresas aqui e algumas vezes me deparei com a situação de não saber o que estava fazendo naquele lugar… onde a metodologia era nula e não só eu como muitas pessoas não viamos evolução no que estávamos fazendo.

Sendo assim, resolvi fazer uma pesquisa completa na Web para avaliar as empresas e tentar buscar em que mais se adequam às minhas pretenções de futuro. Bem, o que eu gostaria era de estar em uma empresa estruturada, de médio/grande porte (no mínimo 20 funcionários) e que trabalhasse com qualquer linguagem de programação, mas que fizesse sistemas interessantes como ERP, BI (essas coisas) e não sisteminha para video-locadora.

Na pesquisa que eu realizei, encontrei as empresas abaixo. Se alguém conseguir me dar uma mão e dar uma idéia de quais são legais, quais não são… já seria de muita valia… lá vão elas (desculpem-me a quantidade, mas sem informação, não consegui garimpar quase nada):

ABSIS
Abyz
accenture
ACP
Agrosys
Alog
Alterdata
Arcor
Art Informática
Canopus
CasualWeb
Ci&T
Cigam
CITS
Compasso
Conecta IT
CPM Braxis
CTZ
CWI
Datum TI
DBA
DBC
DBKi
desize
Develop
DNA
Documento Digital
Domínio
Duopacto
e-core
egmediaweb
embratec
E-Storage
Fábrica de Sites
Focco
FTM
GamPi
globalad
GoDigital
Good Card
HardLink
HCL
helpDesign
Hold
HP
Ibrowse
icompany
Ilegra
Impacta
inClouds
Intermídia
ITS Group
J Systems
Krieser
Letnis
LM2
Marpa
MediaLine
Meta IT
Módulo
MSDevelop
Mundus Mobile
mzm techno
NB Press
Neogrid
pbrana
Plugar
Pmweb
PPI-Multitask
Prowise
Qbert
Qualità
Rech
RR Sistemas Jurídicos
Service
Sidicom
Siemens
Sisnema
Sistêmica
SiteFeito
SoftDesign
SoftSul
Sonda Procwork
South Pixel
Stefanini
Synchro
Syrax
Tempo Digital
Terra
Total Banco
Totvs
Trace
Trein Tec
T-Systems
Unique IT
vensis
VFR
WBI
wicom

Quem puder dar uma ajuda, eu agradeço. Até um “nunca ouvi falar” é válido para entender que tipo de empresa é…

Ci&T em POA?

ele não listou as empresas de POA, acho que ele se confundiu e pegou talvez as mais famosas/maiores do Brasil

EDIT: Alguém conhece a MSDevelop? O que acham da empresa?

Também vale lembrar da ThoughtWorks que recentemente chegou por lá…

http://akitaonrails.com/2009/10/08/rails-summit-2009-thoughtworks-pousa-no-brasil

seria bom manter um topico assim para as principais cidades nao? uma coisa que eu sinto falta é ter este tipo de feedback da comunidade, dificilmente voce consegue conhecer o ambiente da empresa antes de entrar la… apesar de que eu penso tb que depende muito da adaptacao de cada um :slight_smile:

Para ser bem sincero, tudo o que estava relacionado com POA eu acabei listando. Total desconhecimento mesmo. Procurei pelas empresas em Porto Alegre e fui entrando nos seus sites e guardando o nome. Além disso, fui no Baguete e fui guardando os nomes também. Existem algumas aí que tem algum cliente em POA ou mesmo que tem representantes comerciais em POA mesmo sem ter a parte de software aí. Se não me engano a Alterdata tem a parte de desenvolvimento no RJ e pouca coisa em POA também. Mas como tinha uma notícia de POA, eu fui guardando para depois verificar quais tinham a parte de software e quais não tinham… preferi pecar pelo excesso.

O problema é o desconhecimento mesmo. Todo mundo que conheço na parte de sistemas é daqui de Pelotas. Poucos conhecem uma empresa aí e sabem dizer se é boa ou não…

Li uma notícia que a maior forma de contratação hoje não é pelo currículo e sim pelo QI. Como não tenho QI, minha opção é conhecer o máximo de empresas possíveis, distribuir currículos e tentar a sorte.

Eu comecei a ligar para algumas empresas para “conhecê-las melhor”. Mas a maioria estrategicamente não fornecia informações sobre tamanho, sistemas, linguagens… o máximo que consegui foram os clientes nos sites.

Certamente existem empresas grandes e empresas de fundo de quintal aí no meio… mas como eu vou diferenciá-las? E não achei onde procurar mesmo. Por isso eu postei no tópico… para ver se alguém com mais conhecimento do mercado aí possa dar alguma idéia de quais conhece, quais já ouviu falar, o que ouviu falar e tudo mais… lembrando que certamente isso irá servir para muita gente nova que não conhece a fundo as empresas também…

qual a faixa salarial lá para nossa area?

O rsjug mantém uma lista de algumas empresas aqui do RS
http://wiki.java.net/bin/view/JUGs/IndicacoesEmpresasRS

Puuuuuuuuuuutz… cê tava bêbado? eheh