Técnicas de como estudar, fixar conceitos e adquirir conhecimento

Galera,

Adquiri o livro Utilizando UML e Padrões -3ª Edição do Craig Larman e estou lendo conforme meu tempo livre. Estou na página 140 e estou adorando, porém gostaria de saber se quem já leu esse livro todo fez algum resumo, ou foi lendo-o e aplicando os conceitos em um projeto. Pergunto isso, porque é informação demais e temo chegar ao final do livro e ter esquecido vários conceitos.
E cá para nós, reler um livro de quase 700 páginas é meio desgastante. :frowning:
Mesmo quem não leu esse livro em especifíco, como vcs fazem para fixar os conceitos de um livro grande como este. Não sei se é só comigo, mas se eu ler ele todo e ficar tipo um mês sem rever nada sobre o assunto, as chances que tenho de esquecer quase tudo é muito grande!

Abraços :wink:

Eu também estou com esse problema.
Comprei o livro e comecei a ler, só que tive que parar de ler porque o tempo apertou de vez esses dois últimos meses, estou tendo que ler e pesquisar para projeto final da faculdade, então eu acho que quando pegar,vou começar a ler do início novamente e vou fazer um resumo, pois se algum dia tiver algo, pelo resumo encontrarei qual parte do livro toca naquele ponto determinado, mas acho que os conceitos do livro se fixam naturalmente, pois ele utiliza uma linguagem clara e muita boa.

Olá Antonio,

Realmente os conceitos são apresentados de forma bastante clara. Porém ele tem uma riqueza de detalhes, que dá vontade de abrir a cabeça e colocar lá dentro. Minha ansiedade é em torno disso. Achei o livro tão bom que queria absorver o máximo possível, porém apenas lendo, sei que esquecerei muitos detalhes rapidamente.

Fazer resumo é um pouco foda, pois o livro é gigante, e fazer resumo de um livro que implemente um exemplo incrementalmente é meio complicado, não acha? Porém acho que é melhor do que ir lendo-o e aplicando seus conceitos em um projeto, pois a possibidade de eu ter de interromper ou até me perder é muito grande.

Obriagdo pela opinião :wink:

Parando para analisar realmente é muito complicado fazer resumo de um livro gigante e que segue um estudo de caso.
Mas eu gosto de ler fazendo resumos, demora muiiiiiiiiiiiito mais o tempo de leitura, mas os conceitos se fixam melhor.
Acho que para eu entender o livro como um todo, vai acontecer quando acabar de ler, mas comcerteza conceitos se perderão ao longo do caminho…
É bom essa discussão par asabermos de repente, técnicas de como a galera estuda, fixa conceitos e adquiri conhecimento…

[quote=antoniopopete]
É bom essa discussão par asabermos de repente, técnicas de como a galera estuda, fixa conceitos e adquiri conhecimento…[/quote]
É justamente onde quero chegar. O problema, que em paralelo temos que estudar outras coisas, seja por necessidades profissionais ou acadêmicas. Adorei o livro, mas pensarei 2 mil vezes antes de adquirir um livro tão grande novamente. O mundo de TI evolui muito rapidamente, temos que absorver pelo menos o básico rapidamente, e as vezes livros não tão profundos, mais práticos podem ser uma melhor opção.
:arrow: Concordo que para alguém que queira se aprofundar, livroas assim são a única solução. Mas para a maior parte dos casos não.
:arrow: Galera postem aí seus relatos de estudo.

Conhecem este livro Princípios de análise e projeto de sistemas UML: Um guia prático para modelagem de sistemas?
http://www.americanas.com.br/home/begin.do?home=AcomProd&departmentId=1472&itemId=528514

[quote]O autor apresenta em uma linguagem simples os fundamentos da orientação a objetos. Fornece também uma descrição da utilização da UML em um processo de desenvolvimento incremental e iterativo.

[/quote]
Sabem qual o processo de desenvolvimento utilizado nele? Me parece ser um pouco mais prático, visto que possui 380 páginas.

Acho que não é bem por ai.
Tudo bem que as coisas evoluem muito rapidamente mas pense comigo, não é da noite para o dia.
E esse assunto que é tratado no livro de Larman, é tratado utilizando RUP com métodos agéis.
Então já é algo mais recente.
Talvez não seja o mais recente, mas algo que ainda é bastante usado e será muito usado durante anos.
Struts 1 não vale mais a pena?Claro que se você aprendeu a usar, ainda consegue trabalho.
Jsf está em desuso?Mas alguém usa.
Amanhã ruby é A linguagem?Mas e quem aprendeu Java?Ainda terá seu espaço.
As coisas não mudam do dia para a noite e é importante aprendermos bem fundamentado ,pois conhecimento adquirido, é sempre bom.
Embora não venha colocando em prática na minha vida essas coisas, acho importante você ter conhecimento solidificado em algo.
Até para poder ter senso cr´tiico, pois se você conhece tudo superficialmente, não pode criticar sobre nada.
Como falar que java é melhor que Ruby, sem saber Java, nem Ruby?
Só conhecendo superficialmetne?Você primeiro tem que saber alguma das duas para depois saber se é melhor, nem que seja conhecer a fundo o suficiente para atender sua necessidade do momento.Mas tem que conhecer.

[quote] Acho que não é bem por ai.
Tudo bem que as coisas evoluem muito rapidamente mas pense comigo, não é da noite para o dia.
E esse assunto que é tratado no livro de Larman, é tratado utilizando RUP com métodos agéis. [/quote]
Acho que me expressei mal. Quando falo que as coisas evoluem rapidamente, não quero dizer o conteúdo do livro se tornará obsoleto rapidamente, e sim que o mercado de trabalho exige a absorção de conhecimentos de forma rápida e ágil. E ninguém lê a absorve conhecimento de um livro desses rapidamente. É um processo que requer tempo e disciplina. Na minha opinião, não muito prático. Por exemplo, se fosse entrar num projeto utilizando um processo ágil, seria interessante optar por um livro mais prático e menos “acadêmico”

Olá amigos

Com livros como esse, geralmente eu parto para um processo iterativo e incremental:

1 - Dou uma folheada no livro, leio capa e contracapa, indice, apresentação, introdução… O objetivo é ter uma idéia geral sobre o conteúdo do livro

2 - Leio o livro inteiro, o mais rápido que puder. Não paro pra fazer resumo. No máximo anoto perguntas. Mas a maioria delas eu acabo respondendo naturalmente, algumas páginas depois. Pra um livro de 500 páginas, acabo levando de 2 a 8 semanas, a depender do tempo disponível. O objetivo é absorver o assunto em alto nível, mas num nível de detalhes maior que o passo anterior. Assim posso ter uma visão geral do livro, saber melhor do que trata cada capítulo. Enfim, não vou ter o conhecimento, mas vou saber onde posso obtê-lo.

3 - Parto para a prática, sempre com o livro/manual/apostila à mão. À medida que vou praticando, os conceitos vão clareando e eu sou forçado a ir atrás e pesquisar, muitas vezes utilizando material extra. Um pequeno projeto pode levar de 4 a 8 semanas.

O bom de estudar assim é que posso estudar várias coisas. No momento, por exemplo, estou estudando JSF, JPA, Hibernate e alguns design patterns. Num projeto, posso aplicar todos os tópicos de uma vez e assim, acabo economizando no tempo.

E à propósito, alguém aí conhece leitura dinâmica? Foto leitura? As técnicas melhoram mesmo o aprendizado? Posso aprender mais rápido? Ou e melhor fazer overclock cerebral com Redbull? rsrs

ps: ah se eu pudesse ler 100 páginas por hora!!!

Olá Josenaldo,

Muito obrigado pelo seu relato. Acho que é por aí mesmo, sabendo por alto e onde encontrar, e na hora que precisar mesmo, usar o material para consulta.

Abraços :wink:

Eu leio o livro rapidamente uma vez, e se eu achar interessante acabo fazendo várias leituras.

eu mesmo nao compro livro com mais de 500 paginas para evitar isso… gera desmotivação e muitas vezes nunca tenho tempo para poder revisar ele duas vezes… é mais facil eu revisar um de 500 apenas os capitulos que achei importantes e sinto necessidade que um de 700… apesar de ser grande e pesado… dificulta levar um livro com 700 à 1000 paginas… na mochila… e ficar lendo no buzu por exemplo…

geralmente leio uma vez normal sem ser acelerado nem nada… só para saber o que realmente o livro tem, e quando tenho uma duvida já sei em qual livro procurar dai fica bem mais fácil de acha a solução.

[i]Atualmente estou lendo um livro de aproximadamente 700 páginas e realmente é muito cansativo,
mais dependendo da informação que você quer vale a pena ter um livro desse tamanho.

Eu por exemplo não tenho a necessidade de ler todos os capítulos agora, por isso estou estudando um de cada vez. No futuro eu sei que vou precisar de ler algumas outras partes e até lá espero estar “manjando” o que eu já li.[/i]

:slight_smile:

[quote=Bruno_Leonardo]Galera,

Adquiri o livro Utilizando UML e Padrões -3ª Edição do Craig Larman e estou lendo conforme meu tempo livre. Estou na página 140 e estou adorando, porém gostaria de saber se quem já leu esse livro todo fez algum resumo, ou foi lendo-o e aplicando os conceitos em um projeto. Pergunto isso, porque é informação demais e temo chegar ao final do livro e ter esquecido vários conceitos.
E cá para nós, reler um livro de quase 700 páginas é meio desgastante. :frowning:
Mesmo quem não leu esse livro em especifíco, como vcs fazem para fixar os conceitos de um livro grande como este. Não sei se é só comigo, mas se eu ler ele todo e ficar tipo um mês sem rever nada sobre o assunto, as chances que tenho de esquecer quase tudo é muito grande!
[/quote]

Na minha opinião o problema que vc enfrenta é partir do principio que fixar=decorar.
A forma que eu uso é entender. Se eu entendo o que o livro fala eu sei trabalhar com os conceitos. Para algum detalhes especifico eu consulto o livro. É por isso que é um livro: para ser consultado.

Uml e padrões são duas linguagens. Portugues tb. Vc não decora todas as palavras do portugues para saber falar, mesmo assim vc fala e entende os outros. Quando não entende vc consegue falar frases como “Como disse?” “O que significa X?” . Isso é chamado de função metalinguistica. Ou seja, numa lingua vc tem como usar a propria lingua para aprender mais sobre ela.
UML e padrões não é diferente. São linguagens. Vc tem que entender o básico ( verbos, nomes) e depois exercitar. Quanto mais vc exercitar mais fluente vc é. Igualzinho portugues ou inglês ou java.

O tamanho do livro é irrelevante. Esse é outro erro. Livros não se medem por página.
Existem textos curtos dificeis de entender e longos faceis.

A minha dica é: tente entedender os conceitos e exercite-os. Só isso.

Boa dica. Vou tentar me reeducar nesse sentido.

Valeu!!!

Leia sobre mapas mentais.