Sobre a Idade do Profissional e do Iniciante  XML
Índice dos Fóruns » Assuntos gerais (Off-topic)
Autor Mensagem
cgomesnet
JavaChild
[Avatar]

Membro desde: 03/08/2006 07:41:43
Mensagens: 144
Offline

Olá

Pessoal, não sei se já fizeram um tópico a respeito da média de idade do profissional Java ou coisas do tipo, então farei um tópico para buscar uma opinião franca e sincera de vocês que poderá me ajudar no meu futuro.

Mês que vem completo 32 anos, já sou formado em 2 faculdades (uma delas Sistema de Informação), mas atuo na outra área (Contábil).

Estou estudando em casa o Java já faz alguns meses, mas não notei evolução até que comecei a utilizar a apostila da Caelum (olha o marketing, mas é verdade), nunca trabalhei com programação, minha única experiência foi na faculdade (terminei faz um pouco mais de 7 meses) utilizando o Delphi.

Gostaria de saber se é um pouco tarde para tentar aprender a linguagem e mudar de profissão, mesmo que não leve em conta a questão do salário (sim, estou falando de regredir para niveis iniciais na nova área).

Essa pergunta eu faço porque tomei a decisão de fazer a segunda faculdade em virtude de estar desanimado com a atual profissão, mas não sei se fiz um pouco tarde por conta da idade e levando em conta que a curva de aprendizado Java é bem reta, em uma previsão pessimista eu me vejo programando consideravelmente em 3 anos, logo teria 35 anos com projetos MEUS, nada de trabalho, apenas fazendo sistemas simples para a empresa que trabalho, no máximo.

E por fim, com 35 anos me aventurar.

O que vocês acham? 3 Anos de estudos e pequenos projetos particulares e 35 anos nas costas me ajudariam a entrar para o mercado nas condições de hoje (pois não sabemos como será o mesmo amanhã, muito menos daqui a 3 anos).

O que vocês acham?

This message was edited 1 time. Last update was at 08/08/2008 15:42:51


Iniciante em Java
[MSN]
dlt
JavaEvangelist
[Avatar]

Membro desde: 20/12/2007 16:30:29
Mensagens: 367
Localização: Belo Horizonte
Offline

Se você já conhece programação e estudar java fortemente durante uns 2 anos, conseguir algumas certificações (falo delas só em relação ao mercado, elas não vão te ajudar muita coisa como programador), aprender inglês, ficar antenado no guj e outros fóruns, ler muito código fonte e escrever mais ainda, se vc fizer isso tudo, eu aposto que vc terá condições de ganhar bem e trabalhar com tanta competência quanto a maioria das pessoas que trabalham na área a mais tempo.


"It goes against the grain of modern education to teach children to program. What fun is there in making plans, acquiring discipline in organizing thoughts, devoting attention to detail and learning to be self-critical?" - Alan Perlis
maruero
JavaTeenager
[Avatar]

Membro desde: 21/08/2006 12:01:38
Mensagens: 174
Localização: Barueri
Offline

Cara.....

Eu acho que se vc se dedicar bem com a linguagem e ter bons conhecimentos de algoritmos não irá precisar de tanto tempo assim.
Porque na minha opnião vale mais (pra experiencia e tal) 1 ano, 1 ano e meio trabalhando do que 2 ou 3 anos estudando a linguagem.

Minha opnião!
peerless
GUJ Master
[Avatar]

Membro desde: 22/01/2007 14:52:26
Mensagens: 1391
Localização: Porto Alegre / RS
Offline

cgomesnet , você escolheu a profissão certa, se o seu medo é a idade. Você pode ter 100 anos, tanto que saiba o que está fazendo (e conseguir usar um mouse e um teclado!). E se você realmente quer isso, digo que com menos de DOIS anos você ja estará bem empregado, e quando digo "BEM", digo no mínimo, com um salário acima da média dos outros empregos. Vale a pena, mas você irá precisar de MUITA força de vontade. Comece por um estágio, fique lá até pegar experiência e ja se aventure como programador. Procure comprar livros, e a melhor dica que posso lhe dar para aprender de verdade a linguagem Java, é: leia o livro da khaty sierra e bert bates, "preparação para exame de programador sun".

follow me
pitacos

"The most problems that teams face are about communication, and all the others are too." - Dan North





[MSN]
renomoto
JavaTeenager
[Avatar]

Membro desde: 21/11/2006 16:07:56
Mensagens: 158
Offline

Cara, sabemos que essa parte de idade é complicado, mas também sabemos que hj em dia existe uma falta muito de profissionais capacitados, então minha opinião se vc é dedicado, esforçado, faz as coisas acontecerem, vc sempre terá mercado!
Não desista nunca dos seus sonhos!

[]'s

...
[Email] [MSN]
**Popeye12345**
GUJ Master

Membro desde: 30/03/2008 20:56:41
Mensagens: 1293
Offline

Po cara, voce nao é garoto de programa pra deixar a idade te abalar não.

Estuda, estuda e estuda. Esse é o segredo.

[]'s

unnamed.

there are so many monkeys at guj.
fantomas
GUJ Master
[Avatar]

Membro desde: 24/04/2008 16:10:55
Mensagens: 1534
Localização: Terra (maior parte do tempo)
Offline

Outro dia houvi alguem dizer "Não sou velho, sou criança a mais tempo!" rsrsrsr

Pense mais no Java (estudar bastante) e menos na idade e vai com tudo garoto.

AVISO: A àrea de computação é considera umas das àreas mais estressantes que existem, não vai dizer que não avisei heim?!

System.out.println("Abraços!");
cgomesnet
JavaChild
[Avatar]

Membro desde: 03/08/2006 07:41:43
Mensagens: 144
Offline

Obrigado a todos pelas palavras de incentivo.

Isso me deu um grande animo e conto com a ajuda de todos, por menor que ela seja, para me ajudar a vencer mais esse desafio na minha vida o qual não está sendo fácil e tem horas que vem o desanimo por não perceber uma evolução.

Abraços.

Iniciante em Java
[MSN]
 
Índice dos Fóruns » Assuntos gerais (Off-topic)
Ir para:   
Powered by JForum 2.1.8 © JForum Team