A dúvida de um formando

E ai galera, beleza? Boa noite,
sou novo aqui no site, estava fazendo uma pesquisa sobre um trabalho que irei apresentar amanhã e achei muito interessante aqui.
Estou no 6º semestre de Engenharia da Computação, e por vezes em algumas aulas vejo amigos meus programando com uma facilidade, dominando os assuntos, seja de programação ou até mesmo de FÍSICA OU CALCULO, e sempre me vem a mente que estou no curso errado(gosto muito da área de esporte tbm).

Acham que estou na área errada mesmo, ou a gente não sai da faculdade dominando os assuntos mesmo?

Você tem praticado por conta própria ou só está seguindo a faculdade?

Somente seguindo a faculdade, estudando o necessário pro semestre e pra fazer as provas!

Sair dominando ou não. vai depender de você, se não se dedicar por fora da faculdade, então não vai dominar mesmo

Se você não corre atrás de melhorar por fora da faculdade, então esta na área errada, pois quem esta na área certa sempre quer saber mais, né?

3 curtidas

Cara, eu me lembro do que um professor me disse uma vez: ninguém é bom em tudo. Você pode não ser bom em desenvolvimento, lógica ou coisas mais voltadas para a parte técnica, mas, pode ser um bom gestor, analista funcional e etc.
Tire o mindset de que todo mundo que faz faculdade de ciência ou engenharia só pode ser programador. Isso é falácia.

existe um motivo pelo qual o ensino é dividido da forma que esta.

se vc quer dominar um assunto, vc precisa trilhar um caminho cada vez mais especifico.

teoricamente, vc precisaria chegar ao Doutorado e defender uma tese inédita para começar a dominar aquele assunto em especifico. defendida a tese, vc precisa trabalhar alguns anos para obter certo conforto nessa area, talvez conseguir ser reconhecido pela comunidade como um expoente graças as suas colaborações e estudos.

Uma vez que a quantidade de conhecimento gerado pela humanidade ao longo dos séculos é imenso, isso seria verdade em Física. Engenharia da Computação eu não sei dizer.

nada impede que vc seja autodidata, tenha uma boa ideia, meta as caras e tenha sucesso.

e isso é bastante subjetivo. o que é sucesso? É ser um Steve Jobs? Linus Torvalds? É ter tempo para brincar com os filhos depois de um dia de trabalho?

se vc não se identifica com os seus colegas, por alguma razão, vc vai senti - inevitavelmente - algum desconforto. a vida é desconfortavel. vc precisa pensar se vale a pena. as vezes o desconforto é muito grande e vc só perde tempo (e saúde). ou talvez vc precise de ajuda para enfrentar isso.