A partir de 2019 Oracle JRE apenas pago é isso ?

A partir de 2019 Oracle JRE apenas pago é isso ?

Compilei o programa no eclipse com o jdk 11 e agora ele pede para rodar no jre 11.
No site da Oracle tem o download apenas do jdk 11.

Onde baixar um JRE 11 que não seja pago ?

Em teoria a Oracle sempre foi dona da JDK e JRE que ela distribui, não eh atoa que software que utilizem a jdk dela devem cumprir certo acordo. Agora se vc quer realmente utilizar ferramentas Open-Source use a OpenJDK com ela vc não necessitará pagar direito algum. \o

Na própria página de download do Oracle JDK está bem destacado sobre isso, com links sobre os termos da licença e a alternativa ao OpenJDK. Mas o Oracle JDK sempre será a opção mais segura para empresas. Ou como sempre no mundo Java, vai atrás de distribuições de terceiros, como o Amazon Corretto. O ideal mesmo seria não usar mais Java para novos projetos.

https://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/jdk11-downloads-5066655.html

1 curtida

Agora a Oracle ferrou com os desenvolvedores Java.
A saída vai ser PHP, Python, Object Pascal ?
Depois de anos aprendendo programar em Java ganhando maturidade com a linguagem a Oracle pisou na bola com os desenvolvedores.
Cara estava todo empolgado com um novo projeto em Java para desenvolver o módulo de folha de pagamento.
Agora não sei se compensa desenvolver o projeto em Java.
Sempre fui crítico a Microsoft por cobrar caro dos desenvolvedores a licença para desenvolver com suas ferramentas, o mesmo com a antiga Borland com o Delphi.
Agora a Oracle me apronta essa.

.NET Core.

.NET Core é totalmente free.

Oracle sempre cobrou dos seus principais produtos, até que demorou pra isso acontecer após comprar o Java.

.NET Core (Só espero que seja gratuito)

Totalmente gratuito e open source.

1 curtida

Aproveitando o gancho acho que é o fim do netbeans então. Tá na versão 8 desde o Java 8. Já está saindo o openjdk 12 na página do openjdk.

Muito raro NetBeans ser usado profissionalmente. A própria Oracle jogou ele pra Apache, embora patrocine.

1 curtida

Então se tá na mão da Apache partiu único projeto PHP que eu tinha no netbeans pra outra IDE. O Open Office foi pra mão da Apache e está bem atrás do Libre Office que foi lançado depois.

Agora que falaram que o NetBeans passou pra Apache fui no Site da Apache e vi que tem a versão 9. O pior é que nem pra avisar no site principal ( https://netbeans.org/downloads/ ) do antigo netbeans que está na versão 8.2 que agora está sob licença Apache.

Pra mim essas cópias mal feitas do Office nem existiam mais. Até Google Docs atende melhor.

Só uso o libreoffice porque preciso pouco de usar programas de escritório, uso mais mesmo é pra trabalhos da faculdade, ele melhorou muito, mas tem muito a desejar. Só não uso o Ms Office por causa do preço se fosse uns 300 reais eu pagaria, mas ele tem muita coisa que eu nem preciso. O libre office, ou o google docs já me atende.

Estou baixando o visual studio comunity 2017 tem suporte a várias linguagens, acho agora que a Oracle não vai pegar pesado quando as jdks e jres acabei achando versões antigas em outros sites. Se a Oracle pegar pesado com os desenvolvedores java vai atirar nos próprios pés. Ainda mais com alternativas novas que estão surgindo.

Não é tiro no pé pra Oracle, vão lucrar com o mega legado Java. Muitas empresas não vão arriscar sair da garantia oficial da Oracle, para manter longo suporte a versão utilizada.

Já novas aplicações não vejo muito sentido usar Java, mesmo se Oracle JDK ainda fosse free, é muito improdutivo.

Quando você falou do Dot net estou vendo parece ser parecido com o Java e ser bem mais produtivo, além de gratuito. Só estou ralando um pouco mais porque estou no linux. e estou com um problema aqui que não quer gerar a janela porque não encontra a referência para windows forms.

Parece que Java cumpriu sua missão, e agora virão novas linguagens para resolver os problemas de hoje.

1 curtida

WindowsForms é somente para Windows. E mesmo para Windows as tecnologias mais novas sao WPF e UWP.

Projeto desktop em pleno 2018? Voce falou em módulo de folha de pagamento, isso poderia perfeitamente rodar no navegador com back-end em ASP.NET Core, PHP, Ruby, etc.

Desktop pra Linux poderia usar alguma solucao que se integre a GTK ou Qt. Até onde sei, GTK com Python é mais usado, por mais que possa usar C#, Ruby e PHP. E Qt, C++.

Observando aqui o Visual Studio, acabei concluindo por enquanto que se é para fazer aplicativos desktops em dotnet, seria melhor utilizar o IDE Lazarus e fazer em Object Pascal.