Acesso a BD no PostgreSQL

Galera me tirem uma dúvida!
Temos na empresa onde trabalho um sistema de gestão que utiliza o bd postgresql. Esse programa deixa algumas falhas quanto a algumas funções. Eu tava querendo desenvolver um programa pra fazer essas funções, quem nem são muita coisa, mas que o desenvolvedor já falou que não vai fazer no programa dele.

A dúvida é, eu consigo acessar esse Bd desse programa para ler os dados que preciso (somente leitura) e criar os relatórios sem fazer nenhum dano a esse bd?

Eu consigo criar nesse mesmo bd as tabelas que preciso para armazenar os resultados dessas novas funções? Ou, eu consigo criar um novo bd pra isso em separado?

Muito obrigado!

Só se a conta do banco de dados que você usa tiver acesso.

De todas as formas que você citou, sim, é possível!
Porem é como o @javaflex disse, você tem de ter acesso ao BD para tal modificação/melhoria.

Se for um software de terceiro dificilmente você vai conseguir acesso total ou parcial ao BD, nesse caso talvez uma tentativa de integração venha a ser uma realidade mais próxima de conseguir.

Pessoal, Muito obrigado pela ajuda inicial!

No caso, o banco de dados do sistema fica num servidor aqui na empresa, e parece que os técnicos do desenvolvedor esqueceram de colocar senha no banco. então quando entramos no pgadmin conseguimos acesso e verificar qualquer informação desse BD.

Em tese estaria tudo liberado, como o @javaflex citou.

Nesse caso, se houver mesmo o acesso liberado, como eu posso realizar a conexão do meu programa a esse BD atual para somente leitura, e depois gravar as informações que preciso em outro BD?

Muito obrigado e grande abraço!

Basta estabeler a conexão com o BD e recuperar as informações que precisa!

No caso em qual linguagem de programação vc estaria desenvolvendo esse complemento ?

Em java

Nesse caso basta criar sua classe de conexão!
Na internet tem bastante material, qualquer coisa é só perguntar.

Precisa de um usuário e senha. Provavelmente no pgAdmin optaram por salvar e conectar automaticamente. O usuário master por default é postgres.

Já que está liberado no pgAdmin, voce também pode criar um usuário e dar as permissões necessárias.

Exemplo do que o @Jonathan_Medeiros falou em relacao a Java: https://www.mkyong.com/jdbc/how-do-connect-to-postgresql-with-jdbc-driver-java/

Perfeito galera! Já me deu uma ótima luz!
Agora vou correr atrás do fazer funcionar.

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda!