Ainda vale a pena trabalha em TI?

É assim. Não sei se faço sistema de informação(acho que é assim) ou se faço ciências da computação. Sou muito confuso em relação a trabalhar. Mas sei que o que mais gosto é planejar/criar um app e também gosto muito de design limpo prático e bonito. Apesar da minha idade(14) e eu estudar no 9º do ensino fundamental. Será que realmente vale a pena trabalhar com TI e coisas afins? Vejo muitas pessoas falando que não vale a pena e que recebe muito pouco. Só quero o suficiente para viver bem e viajar. Atualmente estou criando aplicativos android e estudo inglês diariamente.

Primeiramente, parabéns por já na sua idade, estar preocupado com o seu futuro e investindo nele desde já. Eu com sua idade, só jogava CS 1.6 em lan houses e não sabia nem que graduação fazer :smiley:

Bom, você tem que fazer o que você gosta, o dinheiro vêm muito a partir dele, do seu empenho sobre o que você fazer. TI da dinheiro sim, e dá pra viver bem com o salário pago. Não da pra falar em valores pois é muito relativo e pode iludir ou desiludir. Essa área é uma das únicas que vejo, onde nós temos sempre a esperança de ficar rico um dia, de uma forma rápida, criando uma app de sucesso, um site de sucesso, escrevendo um livro e vendendo , criando vídeos aulas e vendendo.

Na nossa área (TI), precisamos estar sempre estudando e se atualizando, isso diariamente. Temos que ter o prazer de fazer isso, pois senão fica cansativo, paramos no tempo e ficamos para tras, consequentemente perdendo mercado e oportunidades de crescimento.

É um mercado que da pra conseguir emprego muito mais fácil do que outras áreas (direito, farmacia, odontologia, administracao) e começar já ganhando relativamente bem. Confesso que os que ganham muito como CLT (10k+?) sao raros, mas tem muitos outros que ganham isso fazendo outras coisas para aumentar sua renda. É também pouco afetada com a crise financeira.

Nós programadores temos o privilégio de trabalhar remotamente daqui do Brasil, par alguma empresa estrangeira, ganhando em dólar, passando fácil desses 10k, se 40 horas semanais. Ou trabalhar fulltime numa empresa no Brasil, e fazer freelas para empresa estrangeira ganhando em dolar (ganhando muito perto de 10k, ou mais, trabalhando 3 horas de freela diaria). Nao consigo ver esse tipo de oportunidades em outras áreas.

Concluindo o texto, que já está grande, faça o que você gosta. Se você gosta de TI, tem mercado e da pra ganhar bem sim.

1 curtida

Olá, vale a pena sim, trabalhar com TI, áreas como Computação Na Nuvem, Mobile e Big Data estão em alta…
Invista na sua faculdade, cursos, e boa sorte!

@igor_ks

Poderia me passar um bom site onde encontro esses freela estrangeiros?

Aqui tem uma lista de top sites: https://medium.com/the-creative-entrepreneur/25-sites-for-finding-the-best-remote-jobs-ada9a624d113#.6r0tamklp

E aqui um outro site com várias outras informações complementares para trabalho remoto (brasil e exterior), além tb de sites de vagas: https://github.com/DyegoCosta/trabalhando-remoto

2 curtidas

Não espere ganhar bem apenas criando apps.

Se você tiver noção de marketing pode ganhar bem criando seus próprios apps, mas criar apps pra terceiros… vai ter que competir com vários adolescentes que acabaram de criar seu primeiro app e estão dispostos a trabalhar por qualquer mixaria. Nesse ritmo não vai demorar muito e todos estarão ganhando mal, igual programador Java. :confused:

É tudo muito dinâmico, enquanto tem gente que recebe muito bem trabalhando de casa, outros precisam ir ao trabalho, muitas vezes distante de casa, e ainda assim não conseguem um salário tão atraente.
O importante na vida é fazer o que gosta, não estou falando de sair de casa todo dia com um sorriso de ponta a ponta no rosto (isso acontece só nas propagandas rsrs), estou falando de satisfação, deitar a cabeça no fim do dia e saber que você faz aquilo que te faz bem, que tem prazer em aprender coisas novas e vontade de ser melhor naquilo que faz a cada dia.
Acho que é por aí… o dinheiro vai vir por consequência.

Vai depender de você, se você gosta de área e acha que vale a pena mudar, então mude. Só não espere terminar a faculdade e sair ganhando +3000 reais, vai ter que ralar muito, estudar muito, para chegar a um nível bom.

Olha, conseguir viver descentemente trabalhando com IT no Brazil e um desafio diario e constante; Diria ate que nao vale a pena trabalhar com IT no Brazil nao, no entento se vc coneguir um emprego em paises de primeiro mundo, vc vai poder ter uma vida digna sim.