Ainda vale à pena trabalhar como desenvolvedor autônomo?

Boa tarde pessoal, estou para concluir o curso de ciência da computação no final deste ano sendo que eu me encontro desempregado atualmente para me dedicar à faculdade, realizei menos que um ano de estágio na área de desenvolvimento mobile e web, sou também bacharel em design com idade no começo dos 30. Não sei se o Brasil ainda está patinando na crise. Tenho reparado nas pesquisas que eu faço no google gue são poucas as empresas que contratam profissional júnior, a maioria já quer profissional pleno e sênior, muitas também estão oferecendo salário baixo. Acredito também que a área de tecnologia está saturando pelo fato de a mídia noticiar que tecnologia é a profissão do futuro. Estou em dúvida se ainda vale à pena trabalhar como autônomo em 2018 sendo que têm explodido número de novas agências e empresas de software, e a maioria dos clientes como micro, médias e grandes empresas preferem pagar mais para uma agência por ter mais confiança, ou eles ainda confiam em profissional autônomo?. Sites como workana, 99freela etc é uma boa alternativa? Ainda dá para fechar projetos mais complexos como freela? Obrigado, fico no aguardo

Em consultorias é o contrário, preferem junior, mas que vai ter que se virar como pleno.

Preferem funcionários próprios de confiança e serviços terceirizados (empresas de consultoria).

Trabalhar como autonomo tudo depende de você correr atrás de clientes, longe de ser como funcionário, que depois que esquenta a cadeira está garantido. Estou por fora de como funciona na prática esses sites de desenvolvedor taxista.

Vou ser honesto com você, se atira no mercado , depois parte para o empreendedorismo, seja você qualificado ou não vai ter que se virar, e mais ainda honesto com você seu cliente quer o super-homem, não tem jeito, a profissão que você escolheu é complexa e todo o tem mês, nasce uma tecnologia nova.

Vamos la

eu ja trabalhei num site gringo, ganhei um dinheiro via paypal, até que um dia o site me marcou como “suspeito”, congelou minha grana e exigiu diversos documentos (afinal, podia ser lavagem de dinheiro). Coisas como mandar foto do passaporte, etc. depois disso eu desisti.

vc arrumar freelas é algo que depende da sua rede de contatos e da reputação que vc vai adquirindo com o passar do tempo.

eu não conheço entre meus amigos quem tenha trabalho em projetos complexos via freela mais de uma vez. é mais facil vc fechar um contrato para trabalhar como remoto para uma missão especifica - o q é diferente de um freela que vc pega e pode virar a madrugada pra terminar.

existem alguns nichos a serem explorados como:

  • fazer site ( que pode ser desde um htmlzinho basico até algo um CMS altamente customizado com diversas integrações )
  • copiar um site/application e suas funcionalidades ( principalmente pra quem brinca de Startup )
  • fazer joguinho pra celular ( ja escutei propostas assim, porém pagava muito pouco )
  • trabalho pontual de sysadmin: instalar e configurar banco de dados, servidores, etc
  • projeto pra TCC
  • resolver exercicio de faculdade
  • traduzir documentação
  • atuar em projetos open source ( as vezes rola premio, pagam pra vc se vc achar/resolver bugs ou podem te pagar para contribuir full time )
  • terminar uma parte cabeluda do sistema q tem data pra ir pro ar e pouca gente disponivel
  • cuidar de redes sociais

com certeza tem outros, perceba q a maioria vai pagar pouco e dar muito trabalho.

anos atras, projetos open source eram super relevantes. vc podia dar palestras, escrever tutorial e ter alguma fama - que lhe trazia oportunidades e clientes no processo. hoje eu não sei.

mas vc precisa montar um portifolio. se vc traduzir bastante coisa, vc pode ser reconhecido. se corrige muito bug também. e tudo são coisas bem positivas: em cada atividade dessas vc pode aprender bastante, descobrir ferramentas, etc.

boa sorte

2 curtidas

Tenso. Muito bom ter relatado isso.

@peczenyj,

Quais são os nichos que não pagam pouco?

Eu estou estudando Lógica de Programação para ser profissional na área de programação, eu vou ser mal pago se eu não tiver saída, ou seja, se eu for obrigado escolher em ser mal pago ou não ser pago de nenhuma maneira.

a chance de alguem te oferecer 100 reais pra terminar o TCC dele são grandes. a chance disso demorar horas para ficar pronto também.

vc vai ter chance de receber mais se quem esta contratando tiver mais recursos financeiros. uma empresa por exemplo. se vc trabalha para uma pessoa fisica tenha certeza que essa pessoa tem condiçoes de te pagar OU se é interessante para fazer uma rede de contatos.