Ajuda linux Urgente

GALERA EU N TENHO LINUX E PRECISO ENTREGAR ISSO AQUI HOJE,DA UM HELP,PELO MENOS EM ALGUMAS POR FAVOR!

Questões

  1. Se você estiver no diretório ~/Documentos/Aulas/Linux, em que diretório estará após a execução de 'cd …/… ’ ?
  2. Suponha que um arquivo texto nomeado trabalho.txt contém os dados de nomes e números de matrículas de
    vários alunos. Qual comando você executaria para mostrar este arquivo, página por página? E como você localizaria
    um aluno de matrícula 133051 neste arquivo?
  3. Execute o comando ‘wc ipsum.txt’. Consultando as man pages e observando o resultado, explique para que
    serve o comando wc.
  4. O que fará o comando cp *.c fontes ?
  5. Execute ls /bin > teste2.txt .Em seguida execute cat -n teste2.txt .Observe o resultado. O que significa o
    parâmetro n?
    Utilize o vi ou o nano para editar e salvar um arquivo ‘numeros.txt’ contendo os números de 1 a 15, um número em
    cada linha.
  6. Qual o resultado do comando sort < numeros.txt ? Baseado nisso, o que faz o comando sort?
  7. Qual o resultado do comando sort -nr < numeros.txt ? O que significam, portanto, os parâmentros n e r?
  8. Qual o resultado do comando du ? E de du | sort -nr ? O que significa este resultado?
  9. Considerando o arquivo com dados access.log visto nas aulas e utilizando pipe, crie uma linha de comando que
    mostre apenas os horários dos acessos que ocorreram durante os meses de setembro, entre 23h00 e 23h59.
  10. Para o mesmo arquivo da questão 9, mas agora usando shellscript faça a mesma tarefa, mas recebendo o mês
    desejado como parâmetro e mostrando, ao final, quantos acessos atendem àquela condição.
  11. Escreva um shellscript que receba exatamente dois números como parâmetro e mostre a relação numérica
    entre eles. Por exemplo:
    prompt$ ./relacao.sh 3 5
    3 é menor que 5
    prompt$ ./relacao.sh 5 3
    5 é maior que 3
    prompt$ ./relacao.sh 5 5
    5 é igual a 5
  12. Escreva um shellscript que conte exatamente quantos arquivos um usuário possui em um diretório qualquer e
    informe esta quantidade.

Nós não fazemos lição de casa.

Jovem lhe aconselho a tentar fazer e tem diversos tutorais que lhe ensina a fazer. E outra você praticando você assimilara melhor.

Estudando na teoria você consegue responder algumas dessas questões, mas praticar sempre é o melhor.

Existe um serviço na nuvem o Cloud9 que é da AWS que você pode criar um ambiente de desenvolvimento Linux e executar no seu navegador de preferencia. Lá você vai conseguir executar esses comandos da sua lição de casa e tbm outros programas.

Dica #1 Máquina Virtual é ótima opção pra estudo, pois você não consegue estragar seu OS principal.
Dica #2 Uso o app TERMUX no meu Android, da pra resolver todos esses exercícios, além de poder instalar vários programas parrudos do Linux( eu uso mto o ImageMagick e o qpdf, além de vários Scripts em bash e python ).

Fiz meu melhor aqui, kk espero ter ajudado.

1 curtida

ajudou muito,brigadao amigo!

Toooooop,consegui!!!

Show. Usou o Termux? eu queria ter conhecido esse app antes.

@Bruna_Ferreira da próxima tente fazer e trazer as dúvidas pra gente ajudar. Que bom que deu certo! :grinning:

1 curtida