Ajuda na arquitetura de implementação de um projeto

Pessoal,

Estou envolvido em um projeto onde precisamos desenvolver um software para o RH de uma grande empresa. O projeto consiste basicamente
em permitir que alguns gestores autorizem em massa e automaticamente requisições de horas-extra diretamente na posição de atendimento dos colaboradores, estas requisições de
hora-extra deverão ocorrer de forma bi-direcional, ou seja, tanto o gestor, quanto o colaborador podem requisitar esta solicitação. Sendo que as solicitações
feitas pelo colaborador deverão ser submetidas a aprovação do gestor imediato mediante a quantidade horas solicitadas pelo colaborador.
Para esta implementação estava pensando em utilizar web services padrão SOA que controlariam uma fila JMS, porém acredito esta não ser a melhor opção, já que
as mensagem padrão JMS são assincronas e eu precisaria controlar o “status” da mensagem (saber se a requisição de hr-extra foi enviada pelo colaborador foi aprovada pelo gestor e vice-versa).
Basicamente seria criar uma ferramenta web/ou desktop onde o gestor visualizasse os colaboradores e enviaria as requisições de hora-extra, esta implementação iria se integrar com o
software já existente dos colaboradores (Delphi), este, em cada estação de trabalho tem um server socket aberto para o recebimento de mensagens.
Alguém poderia me dar uma sugestão da tecnologia que pudesse ser usada para a integração/desenvolvimento deste projeto ?

Você pensou em SOA, para rodar em qual plataforma? IBM? JBoss? Oracle?
Mensagens são assíncronas sim, mas isso não impede que você crie mecanismos que permitam verificar se a mensagem foi lida ou não.
Se você já tem uma aplicação com server socket, por que não continua nesta ideia?
Aliás, qual seria a justificativa para implementar um service bus apenas para isso? Ou essa é apenas uma parte do todo que será tratado com a implementação do SOA?
Pergutnei qual plataforma pois, dependendo de qual você vá utilizar, fica mais ou menos fácil criar a estrutura lógica que passe por receber a requisição (um webservice soap ou restful), enfileirar para aprovação (interação humana, com tela gerenciada pela própria estrutura da implementação) e retorno do status ao requerente.
Se você pensa ou já optou por Oracle Service Bus, isso é bem fácil (desde que você conheça de Oracle ADF). Se não, aí vai depender de como cada ferramenta irá se comportar.

Olá Luis muito obrigado pela resposta ! Iremos utilizar o Oracle WebLogic

O oracle possui ferramentas muito legais para isso.
Pena que nas versões mais recentes eles tenham abandonado o OEPE e tenham aderido ao uso do JDeveloper, que, ao meu ver, é inferior ao eclipse.
De qualquer maneira, a construção de estruturas SOA é bem bacana. Pena que eu tive poucas experiências com isso.