Ambiente - NetBeans ou Eclipse

Olá Pessoal,

Estou começando os estudos em Java, atualmente sou da área de desenvolvimento, como produtos e banco de dados da Oracle, desde a Versão 9i e atualmente na Versão 12c, isso tudo dentro do ambiente Linux que também conheço, e para o mexo com Forms/Reports.

Gostaria de saber qual a melhor opção para o IDE com Java, NetBeans ou Eclipse.

Obrigado por enquanto.

Marcelo Tadeu

2 curtidas

Cara, utilizei os dois e gostei mais do NetBeans. Os plugins disponíveis são incríveis…

1 curtida

Também prefiro o Netbeans, embora o Eclipse seja mais usado e ter mais ‘fãs’. Mas isso é gosto pessoal, o ideal é você brincar com os dois e fazer sua própria escolha. As duas ferramentas (3 com o InteliJ) são muito boas, qualquer uma você estará bem servido.

O mais importante é você não fazer da sua escolha uma religião e querer entrar na guerra santa e fazer todo mundo querer escolher o mesmo que você. Dá uma pesquisada no forum e vai ver o tanto de briga .

3 curtidas

NetBeans sem dúvidas!

Eu hoje só utilizo Eclipse, mas já utilizei Netbeans tb (principalmente quando estudei sobre swing). Minha opinião é: teste os dois.

Acho que a opinião de qualquer um aqui não conta muito. O que importa é como vc se identifica com o ambiente ou ferramenta, a sua curva de aprendizado, o desempenho no seu computador (ou seja, são todos atributos relacionados a você)

Só pra ilustrar o cenário: um amigo só programa no Vim (qualquer linguagem, inclusive Java) com alguns plugins para auto-complete, localização de textos… isso pq ele não gosta do tempo que as IDEs tradicionais demoram pra processar algo. Para otimizar o trabalho, ele montou alguns scripts em shell para compilar o código, atualizar e baixar as libs do maven, atualizar repositório de código, etc.

Enfim, não foque em ferramentas, foque em aprendizado, conhecimento!

3 curtidas

Eu ultilizo eclipse , mas as duas ferramentas são uteis para todo desenvolvedor, porem não tem como indicar qual você utilizar ,recomendo que teste as IDE’s e veja qual você vai ter uma melhor adaptação. Uma coisa que sempre diferencio as IDE’sm é que no netbeans podemos dizer que ele vem completo com alguns plugins que voce nao precisa instala como o de interface grafica , outra coisa que acho interessante no netbeans é que voce pode fazer teste de performance na sua aplicação usando o jvisualvm, etc… … Porem por que utilizo o eclipse ? pois na minha opnião, com o eclipse voce nao precisa de instalador , basta descompacta o arquivo zip em qualquer luga do pc ele vai abrir normalmente, qual a vantagem que isso nos tras ? se algum projeto der pau, ou algo falhar , basta aponta a work space para outro diretório e pronto tudo resolvido, porem no netbeans se isso chegar a acontecer você tera que desinstala o software e instala novamente, outra vantagem que vejo no eclipse é na parte de execução dos programas, que ao voce troca de classe , basta a mesma ter o main ele compila a classe que voce esta navegando , no netbeans tem que fica apertando Shit + f6…

È o meu ponto de vista a respeito das duas ferramentas, posso esta enganado … , porem nao se apague a IDE como citado acima, preocupe-em em aprender a programar mais e mais …

1 curtida

Olá, no inicio da carreira utilizei bastante o Netbeans, mas hoje utilizo o Eclipse e recomendo. O Netbeans vai ficando muito lento com relação aos plugins enquanto que o Eclipse permite você instalar muitos plugins e ter suporte a muitas linguagens não apresentando esta lentidão. O único ponto é que o Eclipse é muito mais manual para ser configurado enquanto que o Netbeans é mais automático, mas acredito que isso seja um ponto positivo, quanto mais você lida com dificuldades em configurar ambiente mais aprende.

Como muitos colegas já falaram, é questão de gosto pessoal, embora o Eclipse por algum motivo é o mais usado no mercado de trabalho. Mas teste os 2 e veja qual prefere.
Eu particularmente não consigo ter uma opinião entre qual dos dois é o melhor. Para mim ambos apresentam problemas referentes a pequenos bugs.

Se o objetivo for mercado de trabalho escolha Eclipse.

Se for pra ficar em casa escolha o que quiser.

1 curtida

O Eclipse atende as minhas necessidades por enquanto.

Aproveitando aqui a oportunidade. E sobre o IntelliJ Idea?

Também é uma IDE muito boa, mas parece não ter tanto espaço, eu mesmo só a conheci por causa do Android Studio. O têm a dizer sobre ela?

Segundo meu professor de Java NetBeans é da ORACLE e ORACLE é da ORACLE(óbvio).
O que pode tornar mais simples a integração entre BD e aplicação.
Sem contar que já vem com o JDBC de alguns bancos de brinde.

Isso é papo de academico. Quais grandes empresas usam Netbeans?

3 curtidas

Acho que não tem nada a ver.
Mas seguindo essa lógica do seu professor, o netbeans seria bom SOMENTE para conectar em bancos oracle e mysql. E o restante dos bancos? Existem MUITOS outros!
Seguindo a mesma lógica: o eclipse é open source, então consegue trabalhar melhor com todos os bancos
As libs jdbc são facilmente baixadas e integradas ao projeto.

Não caia nessa conversa, pra mim isso aí não tem lógica nenhuma. Use a IDE que vc se sente mais confortável e produtivo

1 curtida

Isso não é papo de acadêmico, até porque não tenho propriedade alguma para falar neste assunto, apenas reproduzi o que meu professor explicou. E a questão de uma IDE ser melhor para se trabalhar não está diretamente associada a quantas empresas de grande porte utilizam, cada caso tem que ser analisado.

Eu não disse isso “…o netbeans seria bom SOMENTE para conectar em bancos oracle e mysql”, eu disse que pode ser mais simples.
É claro que pode conectar com outros bancos e encontrar a jdbc facilmente, mas NetBeans já vem com algumas jdbc.

Grandes empresas deixam à escolha do desenvolvedor hoje em dia. Com Maven e outras ferramentas, pouco importa qual IDE está utilizando.

Netbeans também é open source. E a Oracle é uma das patrocinadoras da Fundação Eclipse. E o IntelliJ Idea também é uma ótima IDE, tem menos mercado porque popularizou por último, mas tem seus méritos.

Qualquer um deles estará bem servido.

1 curtida

Veja este comparativo:

Não falei de ser melhor nesse sentido de “ser melhor para se trabalhar”, mas em relação ao mercado de trabalho, onde a maioria das corporações sérias ligadas a atividade fim de um Negócio real, tem como padrão usar Eclipse. E sobre o que é melhor para cada indivíduo livre usar, vai do gosto de cada um.

2 curtidas

Utilizo o Netbeans pois acho muito melhor que o Eclipse, mas ultimamente sinto o problema da performance nos autocomplets de códigos geração de arquivos e nas verificaçoes automaticas, cleans, deployments e dists.
No Eclipse esses processos são 1000 vezes mais rápidos.
Soluções de performances para Netbeans são bem vindas obrigado.