Ambiente - NetBeans ou Eclipse

Olá Pessoal,

Estou começando os estudos em Java, atualmente sou da área de desenvolvimento, como produtos e banco de dados da Oracle, desde a Versão 9i e atualmente na Versão 12c, isso tudo dentro do ambiente Linux que também conheço, e para o mexo com Forms/Reports.

Gostaria de saber qual a melhor opção para o IDE com Java, NetBeans ou Eclipse.

Obrigado por enquanto.

Marcelo Tadeu

2 curtidas

Cara, utilizei os dois e gostei mais do NetBeans. Os plugins disponíveis são incríveis…

1 curtida

Também prefiro o Netbeans, embora o Eclipse seja mais usado e ter mais ‘fãs’. Mas isso é gosto pessoal, o ideal é você brincar com os dois e fazer sua própria escolha. As duas ferramentas (3 com o InteliJ) são muito boas, qualquer uma você estará bem servido.

O mais importante é você não fazer da sua escolha uma religião e querer entrar na guerra santa e fazer todo mundo querer escolher o mesmo que você. Dá uma pesquisada no forum e vai ver o tanto de briga .

3 curtidas

NetBeans sem dúvidas!

Eu hoje só utilizo Eclipse, mas já utilizei Netbeans tb (principalmente quando estudei sobre swing). Minha opinião é: teste os dois.

Acho que a opinião de qualquer um aqui não conta muito. O que importa é como vc se identifica com o ambiente ou ferramenta, a sua curva de aprendizado, o desempenho no seu computador (ou seja, são todos atributos relacionados a você)

Só pra ilustrar o cenário: um amigo só programa no Vim (qualquer linguagem, inclusive Java) com alguns plugins para auto-complete, localização de textos… isso pq ele não gosta do tempo que as IDEs tradicionais demoram pra processar algo. Para otimizar o trabalho, ele montou alguns scripts em shell para compilar o código, atualizar e baixar as libs do maven, atualizar repositório de código, etc.

Enfim, não foque em ferramentas, foque em aprendizado, conhecimento!

3 curtidas