Análise de Sistemas EAD

Olá, pessoal. Tudo bem?

Comecei esse semestre Análise e Desenvolvimento de Sistemas na modalidade EAD, como estou no primeiro semestre estou tendo conteúdos iniciais, como matemática computacional. Aparentemente a matéria parece um pouco fraca, no entanto estou relevando por ser o primeiro semestre. Fazer a distância pode ter influência na minha carreira de TI? Eu estou correndo atrás com livros, videoaulas na internet, fóruns de discussões, além disso pretendo comprar livros da Casa do código e estudar com o Alura entre outros. Quero seguir na área de Java. Será que vale a pena eu continuar na EAD ou tentar uma outra, no caso, a FATEC que é na minha cidade? Fico preocupado com minha inserção no mercado de trabalho, gosto muito da área e quero partir pra dentro o mais rápido possível. Desde já grato pela atenção e ao fórum.

O maior problema do EAD é a perda de networking que se faz no presencial, mas de qualquer forma é um diploma válido.

Enfim, bem-vindo a faculdade. O objetivo dela é formar um profissional básico para o mercado de trabalho, e vai de você aprender por fora pra crescer e ser um bom analista.

Não se prenda apenas ao que a faculdade te ensina, continue assim: estuda por fora, faça projetos, aprenda 3x o que voce aprenderia em um dia de faculdade.

2 curtidas

Eu tinha pensado a respeito do networking, mas acredito que dá pra construir “minha rede” participando em fóruns, indo em eventos, meetups…

Yep, dá sim. Não acho que o diploma EaD vai influenciar sua vida. É só investir nos seus repositórios e conhecimentos que o mercado de trabalho é seu (:

Pelo que sei, não existe diploma EaD, é o mesmo diploma para presencial e a distância.

1 curtida

Olá Caio,

Estou no quarto período de Análise de Sistemas e que eu posso te aconselhar é que tenha consciência que o maior benefício do curso é conseguir o diploma de nível superior, não seja perfeccionista com seu curso, o importante é terminar e receber o canudo.

Além do canudo, você tem de se responsabilizar pela sua formação, estude muito e crie um portifólio de projetos, tanto para aprender e ganhar experiência, como para ter o que mostrar ao se candidatar a uma vaga de emprego.

Espero ter ajudado, Abraço.

1 curtida

Quando eu disse “diploma EaD” quis dizer o curso em si.

1 curtida

Demorei pra entender isso quando comecei a faculdade: Faça os trabalhos, tire boas notas, conclua a matéria e termine a facul o quanto antes.
“Porque aprender não é importante, o importante é ter notas maior/igual a media necessária para passar”.
Era assim que eu via, era assim que 98% dos alunos fazia.
Porque no final, o que conta é o canudo, o papel, o diploma. O resto é resto.
(Sendo um pouco sarcástico mas realista =/ )

2 curtidas

Que tipo de influencia você está se referindo?

Sim, faça isso, durante e depois da faculdade. Não pare de correr atras de conhecimento.

Sim, vale, como disse ali em cima, o que conta para muitos, principalmente empresas, é o canudo.

Depende da vaga que você quer iniciar, como você entrou na faculdade agora, provavelmente vai conseguir algo como “desv júnior”, o que não é difícil.

Boa tarde, caro colega.

Fiz Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD. Achei a matéria fraquíssima, tem muita “baboseira”. Ainda assim tive que virar umas noites concluindo trabalhos. Porém o lado positivo é que você será apresentado (muito brevemente) a diversos assuntos, podendo escolher melhor a área que mais te agrada. Pra entao se aprofundar (talvez através de uma pós).
Espero ter ajudado, boa sorte e bons estudos !

Obrigado, ajudou sim.

Digo em relação a uma vaga de emprego, se uma empresa me acharia menos capaz pela modalidade. Mas vendo as respostas anteriores o que vai provar meu conhecimento é o meu portfólio. Será que eu já consigo algum emprego estando no 1 semestre?

Você conseguiu se colocar no mercado? Acredito que correu atrás do próprio conhecimento e se aprofundou.

Sendo EAD ou não, você tem que correr atrás do próprio conhecimento e se aprofundar

Sim, consegue, depende da vaga. Eu consegui um estágio antes de entrar na faculdade devido a um programa de capacitação que teve aqui na minha cidade patrocinado pelas empresas de TI. Eu comecei como estagiário e 4 meses depois comecei a faculdade dando continuidade ao estágio.
Dependendo do seu nível de conhecimento, portfólio, vaga e entrevista, você consegue uma vaga até como Junior.

1 curtida

Então, kk. Eu trampo em outra área, e ganho bem mais que as vagas que me chamaram pra entrevista. Tô correndo atrás de uma pós e estudando administração de redes, pra tentar mudar de área na empresa que trabalho, networking ajuda, mas sem diminuir muito o salário, mas se vc estiver desempregado, aconselharia que pegasse qquer trampo compra ganhar xp. Vê qual é a sua vibe e pega qualquer trampo que te permita evoluir.

Boa. E não está errado, no mercado o mais importante é o resultado também.

O canudo é importante, mais nessa área, você tem que SER um autodidata se quiser progredir. Esqueça esse negócio de só estudar para a faculdade. Compre cursos online, tipo os da Softblue(que por sinal tem 2 gratuitos que são muito bons, comprei o de HTML.CSS.JavaScript e achei muito didático), estude as apostilas da Caelum, faça cursos da Udemy, invista no seu conhecimento, é o que vai te diferenciar dos demais…