Análise e Desenvolvimento de sistemas Fatec

Alguem ai faz Análise e desenvolvimento de sistemas na fatec, ou que conheça alguma coisa, que possa me informar se vale apena fazer o curso e se o mercado aceita bem e etc. ?

Será que se eu fizer vou encontrar alguma dificuldade por ser tecnólogo??

E ae m-bax.

Cara, eu faço Analise de Sistemas na Fatec São Paulo.

Estou gostando bastante do curso. Pelo menos na Fatec que eu estudo, ele focam bastante na parte da análise, nas estruturas de dados e por incrível que pareça, na matemática.

Quanto ao mercado de trabalho, eu nunca tive dificuldade. Consegui estágio no primeiro semestre e acabei de mudar para uma outra empresa.

Mas como tudo na vida, depende muito de você. Não adianta a faculdade ser boa, se você não levar a sério.

Espero ter ajudado.

[]'s

Puta velho que bacana, no primeiro semestre vc ja conseguiu emprego, mas já de programação??

E em qual unidade vc faz? na da Luz ou na da Liberdade?

E sobre o assunto do curso ser técnologo, vc ja percebeu alguma diferença , no âmbito profissional, entre o seu curso e um Bacharelado em Sistemas de informaçao??

Muitas pessoas vão dizer que não, mas sim, existe. O bacharelado ainda é mais valorizado no brasil.

Claro que, como o mercado está precisando, se vc tropeçar na porta da empresa, eles te contratam. Mas um bacharelado abre um monte de portas: mestrado, pós graduação, crescimento inicial mais rápido, melhores salários… Enfim, você pode conseguir muitas coisas só com trabalho, é claro. Mas quanto mias qualificado, mais fácil pra vocẽ subir.

[quote=josenaldo]Muitas pessoas vão dizer que não, mas sim, existe. O bacharelado ainda é mais valorizado no brasil.

Mas um bacharelado abre um monte de portas: mestrado, pós graduação, crescimento inicial mais rápido, melhores salários… [/quote]

Caro Josenaldo,

Discordo com sua citação. O curso de Sistemas de Informação abre um leque maior de opções para se especializar. Ex: Posso cursar Sistemas de Informação (Bacharel), e especializar em redes.
O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas(tecnólogo), é específico para isso, analisar e desenvolver software(tecnologia). Então é complicado dizer que quem faz Bacharel é superior a quem faz Tecnólogo. É o mesmo que dizer que quem faz Ciências da Computaçao é melhor que quem faz Sistemas de Informação.

Ps: O curso de tecnólogo é uma graduação como qualquer outra e habilita para cursar mestrado, doutorado, especialização.

Sim entao… é isso o que eu sempre vejo em todas as discussões relacionadas ao assunto Técnologo vs Bancharelado, uns dizem que tecnologo não vale muito coisa, outros dizem que técnologo e bacharelado se equivalem, mas acho que só escolhendo um dos dois e sentindo na pele como o mercado realmente está pra formar minha próprio opinião…

Mas e faculdades… Prestei hoje a primeira fase da fuvest e tirei 44, e acho que vai ser insuficiente pra passar no curso de Si, e que por sinal, fizeram a cagada de juntar com Ci em um único “curso” denominado " computação ". Graças a isso a nota de corte vai subir lá pros 50… mas enfim…
Alguem tem indicações pra algumas boas faculdades e seus respectivos cursos??

[quote=leandros.silva][quote=josenaldo]Muitas pessoas vão dizer que não, mas sim, existe. O bacharelado ainda é mais valorizado no brasil.

Mas um bacharelado abre um monte de portas: mestrado, pós graduação, crescimento inicial mais rápido, melhores salários… [/quote]

Caro Josenaldo,

Discordo com sua citação. O curso de Sistemas de Informação abre um leque maior de opções para se especializar. Ex: Posso cursar Sistemas de Informação (Bacharel), e especializar em redes.
O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas(tecnólogo), é específico para isso, analisar e desenvolver software(tecnologia). Então é complicado dizer que quem faz Bacharel é superior a quem faz Tecnólogo. É o mesmo que dizer que quem faz Ciências da Computaçao é melhor que quem faz Sistemas de Informação.

Ps: O curso de tecnólogo é uma graduação como qualquer outra e habilita para cursar mestrado, doutorado, especialização.[/quote]

Veja bem, eu não disse que um curso é MELHOR que outro. Apenas disse que, se comparar SOMENTE os cursos, um bacharelado abre mais portas que um tecnólogo. Isso, claro, somente no Brasil. Por que? Porque ainda tem instituições e empresas que não reconhecem o valor de um tecnólogo. eu sei que isso é idiotice. Que deveriamos julgar o aluno e não pelo curso. Mas infelizmente isso acontece.

Conheço uma série de empresas que, entre um tecnólogo e um bacharel, não pensam duas vezes em ficar com bacharel. Outras nem sequer olham o currículo.
Também existem instituições (e elas não admitem) onde ter cursado tecnologia conta menos na hora de disputar uma vaga de mestrado.

Claro que o aluno que cursou Tecnologia pode superar isso. Sinceramente, acredito que um curso, não importa qual, só abre as portas. Quem decide se quer passar por elas é o aluno.

Para se ter uma idéia, o curso de bacharelado em Sistema de Informação na USP possui 2280 horas/aula. O curso de Análise de Sistemas na FATEC Tiradentes (Luz) possui 2190 horas/aula.

Agora respondendo as suas perguntas, os dois estágios foram em programação e, pelo menos ate hoje, eu nunca tive problemas por ser tecnólogo.

E em relação à Mestrado e Doutorado, a maioria dos meus professores são formados na Fatec e possuem Mestrado na USP e afins. Então, o curso não é um problema.

Cara, eu faço Gestão em TI na FATEC de Itu. O curso foca muito ITIL, Cobit, PMI, uma porrada de ISOS e afins.
A gente também viu bastante banco, análise, programação, eu gosto bastante do curso. Mas uma coisa eu te digo:
estude muito por conta, muito mesmo. Independentemente da Faculdade, é você quem decide qual o rumo
que sua carreira profissional irá tomar. Hoje eu posso te dizer que estou bem empregado, mas que tive que
passar por estágio em suporte, estágio pra desenvolvedor e agora desenvolvedor Jr. Ainda não acabei a Faculdade,
mas pelo fato de sempre gostar de estudar sozinho, sempre tive chances de conseguir boas oportunidades antes
dos meus colegas. Enquanto muitos estão começando os seus respectivos estágios agora, já faz dois anos que eu trabalho com desenvolvimento.

Sobre ser tecnólogo ou não, algumas poucas empresas ainda olham meio torto, mas no geral a aceitação é muito boa. Uma empresa que
não sabe nem o que é um tecnólogo não é um lugar em que eu queira trabalhar. Além disso, ao contrário do que muitas pessoas
pensam, um tecnólogo pode sim fazer uma pós, seja especialização ou mestrado, na USP, ITA e o diabo a 4. As FATECS (diga-se de passagem as do
estado, e não aquelas particulares que tentam pegar uma carona no nome) possuem a carga horária necessária para que os alunos possam
ingressar numa pós. Aqui no GUJ tem alguns ex-FATECANOS que fizeram. Eu estou pensando em me preparar pro meu mestrado assim que acabar o meu curso (meio do ano que vem).

Sobre quem tem mais oportunidades, bacharéis, cientistas, tecnólogos, acho que cada um tem um foco um pouco diferente, mas hoje não vejo
nenhuma dificuldade de ingresso dos tecnólogos no mercado de trabalho, nenhuma mesmo. Lembre-se: é o conhecimento quem te faz alguma
coisa, não um título. Se você sabe e consegue provar que sabe, já era, não importa qual sua formação. Se você acha que deve fazer análise, faça,
você não vai se arrepender. Se quiser fazer ciência ou um bacharelado, você não vai se arrepender também. Veja o que for melhor pra você. A
área de TI é muito grata pra quem estuda.

:smiley: