Aplicação WEB

Boa noite, estou com um projeto pra entregar no estágio. Preciso desenvolver uma aplicação onde é um questionário de 12 perguntas onde a cada 3 perguntas somam pontos para um quartil (a, b, c, d, e, f). Ao encerrar o questionário preciso verificar qual quartil teve maior pontuação e informar ao usuário na tela qual quartil ele está!
Estou sem ideia de como fazer, estudo Java e não FrontEnd… Ajudem-me dando ideia de como fazer e qual linguagem estudar pra fazer… (se tiverem exemplos agradeço!!)

Estuda o que de java (pois java vai do backend ao frontend, fera)?

Eu optaria por JSF, afinal, é uma aplicação extremamente simples.
Porém, você precisa ser mais específico.
São 12 perguntas de múltipla escolha?

1 curtida

Java para web, oh well

Bem, o sistema de perguntas é fácil de fazer. São contadores e repetições, coisas de praxe. Pelo que entendi, as perguntas temm como opcão de resposta a b c d e f?

Em todos os casos: estude banco de dados para começar.

Edit: Front-end pra navegadores nao tem muito o que escolher, é HTML/CSS/JS

1 curtida

Se for algo básico, com JSF é possivel driblar a falta de conhecimento em CSS e JS

1 curtida

Concordo em partes. É possível? É. É o melhor a se fazer? Aí é subjetivo.

Eu gosto de acreditar que todo programador deveria saber o mínimo dessas três. Hora ou outra chega a necessidade de desenvolver para web…

1 curtida

Concordo contigo.
Porém, com jsf ele faz isso rapidamente, ainda mais se for múltipla escolha.

1 curtida

As perguntas e com somente 1 resposta, e esta resposta gera uma pontuação. Meu conhecimento Java e somente back-end.

Por “ser somente com uma resposta” você quer dizer que é uma pergunta dissertativa?

1 curtida

Sendo mais específico, todas as perguntas tem o padrão de resposta ( 1- discordo plenamente, 2- discordo, 3- discordo parcialmente, 4 - concordo plenamente, 5- concordo, 6- concordo parcialmente) a pontuação segue exatamente a mesma pontuação da ordem de resposta. Assim tenho 12 perguntas sendo divididas em 3 / 3 / 3 / 3 /. Onde identificando qual grupo de perguntas gerou maior pontuação e assim informando o quadrante respectivo.

Agora ficou melhor explicado. Seguindo o que o @darlan_machado e o @Mike pontuaram, dê uma olhada no JSF. Mas considere estudar HTML/CSS/Javascript. E banco de dados tbm.

1 curtida

Eu fiz algo parecido, mas usando springboot + thymeleaf e gerando um gráfico do tipo teia.
É uma boa opção, também.

1 curtida

É possível.
É como eu disse, se for algo básico (como o dele), é uma alternativa…
Não é o melhor a se fazer, pois HTML, CSS e JS qualquer dev tem que saber.

Da para desenvolver pra web em JavaFX sem JS/CSS como ja foi dito em outros tópicos.

EDIT: Se não precisa de design bonito, o JSF pode posicionar os elementos com o componente panelGrid e utilizar algum tema do PrimeFaces para suprir a colorização do CSS.

É possível fazer responsivo sem precisar do CSS também, com exceção de alguns componentes.

Não estou dizendo que não é necessário estudar CSS e JS, mas que é possível sim fazer algo web sem eles.
E sim, recomendo estudar CSS e JS também, mesmo que utilize JSF para esse seu projeto

1 curtida

Conhecer e enteder css e js vai permitir e facilitar o desenvolvimento com jsf, princpalmente quando se quer custumizar algo, melhorar a aparência e etc.
Porém, sim, é possível fazer sem conhecer, não é o certo, mas dá.
Como eu respondi ontem: é como um notebook de tela queimada: funciona? Sim. Está bom, não.

2 curtidas

Com certeza :+1:

Hahahaha essa foi boa :joy:

1 curtida

Valew galera, como disse estou iniciando e vai me ajudar muito a dica de vcs! Estou estudando HTML e CSS. Obg a todos. !

Esqueça JSF. Ninguém usa mais essa porcaria.

Esqueça banco de dados. Modele o problema de maneira OO, quando estiver tudo pronto você pensa em persisitir as informações.

Esqueça SQL, você não vai precisar fazer joins ou realizar transações.

Esqueça JS, a não ser que tenha que exibir alguma animação na tela (ex: um relógio).

Esqueça CSS. Isso é trabalho do designer.

Com essas dicas da pra começar. Se precisar de uma interface web dinâmica, aprenda como gerar HTML usando JSP e servlets.

Se você não sabe, não quer dizer que seja porcaria ou que ninguem usa :slight_smile:

Não existe desenvolver back-end e front-end né?

Estou querendo dizer é que não tem um caso de sucesso relevante. Se estou errado, peço que alguém me corrija. E alem de não servir pra casos de sucesso, é uma solução complexa demais para o programa em questão que tem apenas uma tela que precisa ser dinâmica.

E existe designer.

Ps:Com relação a licenças, agora que o Java é pago, não saberia dizer as implicações.

A ideia de usar um framework pra criar um programa com 2 telas, em si já é exagerada.

Mas dizer isso pra um novato, isso devia ser crime!:-1:

É, não tem caso de sucesso kkkkkkk https://www.primefaces.org/whouses/

Se 30 linhas em uma página xhtml é complexa, talvez o problema seja você mesmo :slight_smile:
É tão complexo que vc produz mais com menos linhas.

O JSF foi dito nesse tópico pq o dev pode fazer um projeto bonito e iterativo sem ao menos conhecer css e js a fundo.

Ele não será pago para todas as ocasiões, apenas para release anteriores

1 curtida