Aplicações mais elegantes

Eu iniciei a pouco na parte gráfica do Java (awt, swing e javafx). Existe alguma maneira de desenvolver aplicações desktop mais “bonitas” utilizando alguma ferramenta API ou até mesmo arquivos HTML/CSS?

Boa tarde!

Com Swing e JavaFX da para fazer aplicações bonitas, pois boa parte do estilo da página vai da criatividade do desenvolvedor e não da tecnologia em si, mas elas facilitam e muito ainda.

O JavaFX tem suporte a CSS e também vem com uma aparência mais amigável que o Swing, então é mais fácil fazer um sistema bonito nele do que em Swing, mas como eu disse, a criativadade é o ponto chave.

Eu optaria por desenvolvimento web, mas se você quer estudar interface gráfica, eu escolheria o JavaFX por ser mais moderno, simples de usar e ter uma gama de plugins para tornar o desenvolvimento mais ágil, saudável e amigável (da medo só de olhar o font do swing :grimacing:).

Da para você integrar os estilos do bootstrap 3 com o JavaFX, da uma olhada:

https://openjfx.io/
Esse site openjfx é muito bonito, olha como a criatividade é algo forte demais.

Abraços

1 curtida

Olá, Para facilitar o desenvolvimento utilizamos no Netbeans junto com o javaFX, o scene builder. dá uma sacada no que ele pode fazer.
Tutorial Scene Builder

1 curtida

Boa tarde Lucas, eu comecei a upar uns vídeos pra o Youtube trabalhando com a parte gráfica do Swing, já que há poucas referências sobre isso,

https://www.youtube.com/watch?v=uGI8fOBHEG8&list=PL4OYVwyd_80qDOKMdjZI9tviCWcqWKJ9q.

Está ficando assim:
image

3 curtidas

Com JavaFX e com o seu talento, suas aplicações ficarão lindas, dará até vontade do usuario lamber a tela.:grinning:

2 curtidas

Vou dar uma olhada, muito obrigado

Obrigado

Olá, eu trabalhei alguns anos com desktop, primeiro com swing depois fui pro JavaFX, posso afirmar que com o FX vc tem muito mais facilidades pra criar interfaces “bonitas”. Atualmente trabalho com Web, que ao meu ver te dá uma facilidade maior ainda.

Mas como seu foco é desktop, te indico o canal: https://www.youtube.com/channel/UCJLK4lzsBtGtxr9aj-6Ok8Q (Keptoo) onde ele cria interfaces incríveis a cada vídeo e com código fonte no github.

Se desejar veja esse projeto, que eu criei há algum tempo: https://github.com/Andrauss/AwesomeUI.

Creio que essas fontes te darão tanto inspiração quanto uma base de código pra você criar boas interfaces.

2 curtidas