Aprender Inglês - Autodidata

Olá!

Cara, possível é, com certeza.

Eu aprendi 90% do que sei por pura absorção… mas isso desde criança, quando ainda jogava Atari. Quando tu é criança e se depara com coisas do tipo “press button A”, “game over” e “beginner” tu acaba sendo forçado a aprender. Games + filmes legendados foram fundamentais para o meu aprendizado.

Agora, começar do zero como adulto, não sei se seria o ideal. Acredito que seja meio que caminho das pedras… hehe. Recomendo que veja o máximo de filmes, séries e documentários com legenda que puder, ao mesmo tempo em que fizer cursos gratuitos nível a nível pela web… ouvir música em inglês pode ser interessante também.

Atualmente quase todos os jogos saem em Pt-Br também, mas é sempre uma boa opção jogá-los em En (considerando que tu é um cara que curte jogos). Na maioria dos jogos “com história” tu acaba sendo obrigado a entender o que se passa e pegar um dicionário - e isso ajuda, vai por mim.

Tem um curso patrocinado pela IBM que é grátis e que pode ser útil pra ti também… nem que seja pra colocar no currículo: www.ti-smart.com.br.

Good luck :slight_smile:

[quote=caiodorn]Olá!

Cara, possível é, com certeza.

Eu aprendi 90% do que sei por pura absorção… mas isso desde criança, quando ainda jogava Atari. Quando tu é criança e se depara com coisas do tipo “press button A”, “game over” e “beginner” tu acaba sendo forçado a aprender. Games + filmes legendados foram fundamentais para o meu aprendizado.

Agora, começar do zero como adulto, não sei se seria o ideal. Acredito que seja meio que caminho das pedras… hehe. Recomendo que veja o máximo de filmes, séries e documentários com legenda que puder, ao mesmo tempo em que fizer cursos gratuitos nível a nível pela web… ouvir música em inglês pode ser interessante também.

Atualmente quase todos os jogos saem em Pt-Br também, mas é sempre uma boa opção jogá-los em En (considerando que tu é um cara que curte jogos). Na maioria dos jogos “com história” tu acaba sendo obrigado a entender o que se passa e pegar um dicionário - e isso ajuda, vai por mim.

Tem um curso patrocinado pela IBM que é grátis e que pode ser útil pra ti também… nem que seja pra colocar no currículo: www.ti-smart.com.br.

Good luck :slight_smile:

[/quote]

Valeu pela indicação do curso.

Achei bastante interessante este post do Gizmodo, por isso estou postando aqui:
[Lifehacker] Como aprendi um idioma em 90 dias

[quote=Maracuja][quote=douglas_arantes]Olá pessoal, gostaria de saber a opinião das pessoas que já possuem um bom nível de domínio da língua inglesa,
se é necessário fazer um bom curso, ou é possível chegar a um bom nível estudando de maneira autodidata.

Pra mim o problema dos cursos, são os preços elevados e uma longa duração.

Por favor se puderam me indicar algumas ferramentas, livros, etc.

Até mais.[/quote]

Olha, eu acho que nao seja necessario fazer um bom curso de ingles nao, essas coisas variam de pessoa para pessoa. Se vc se da bem estudando sozinho e hoje existe muita facilidade para se obter informacao, va em frente. Portanto, teoricamente, nao teria problema.

No meu caso, eu fiz aproximadamente 4 anos de curso de ingles, e me ajudou MUITO. Sou basicametne autodidata, pelo menos no que se refere a tecnologia e etc; Porem para estudar ingles nao teve como, simplesmente eu nao conseguia, ou nao tinha saco. Nunca gostei nem mesmo de minhas aulas de portugues na escola!

Encontre o que seja melhor para vc.

[]'s[/quote]

Verdade.

[quote=douglas_arantes][quote=douglaskd]Software -> Rosetta Stones (baseado em imagens, audição, fala, escrita, e lógica), você aprende a gramática através do seu próprio raciocinio lógico, incrivel…

pegue todos os niveis de ingles britânico (eu prefiro)

  • 1 microfone,
  • 1 fone de ouvido
  • 2h+/- dia (estabeleça uma quantidade de horas e cumpra!, nunca mais nem menos, sempre a mesma quantidade de horas)

estude até mesmo o ingles básico que talves você ache muito facil

terminando todas as lições do software (todas mesmo, são milhares) você vai aprender muito, mas você vai ter falado por muito tempo com um computador, então vai ser necessário começar a conversar com pessoas de verdade, talves em uma escola por exemplo.

OBS: O SOFTWARE É PAGO :twisted:[/quote]

Valeu!!!
Agora me diz uma coisa, completando todos os níveis do Rosetta Stones, eu conseguirei um nível “legal” de fala e escrita da língua Inglesa ??

Até mais. [/quote]

aprendi muito nele, e pretendo assim que tiver um tempo fazer mais uns intensivos de madrugada (meu melhor horário) hehe…

as vezes é massante, mas aprende muito…isso eu garanto, ele é muito utilizado em cursos

[quote=douglas_arantes]Olá pessoal, gostaria de saber a opinião das pessoas que já possuem um bom nível de domínio da língua inglesa,
se é necessário fazer um bom curso, ou é possível chegar a um bom nível estudando de maneira autodidata.

Pra mim o problema dos cursos, são os preços elevados e uma longa duração.

Por favor se puderam me indicar algumas ferramentas, livros, etc.

Até mais.[/quote]

Eu tentei aprender sozinho, mas aprender uma lingua sem “senti-la” eu não sou capaz.
Eu preferi economizar e… No lugar de pagar 4 anos de curso eu passei 6 meses no exterior.
Fui sem saber e voltei quase que fluente.
Claro, isso só deu certo porque fugi dos Brasileiros (Tem em todo lugar do mundo! ). Lá vc aprende na marra.
Mas um detalhe, eu esqueci como ouvir e falar. ler e escrever ainda consigo manter pq direto tenho que pegar documentação ou textos em ingles. Se não temos com quem conversar, a pasticidade do cerebro nos faz esquecer tudo de novo.
As diferencas de vivenciar a lingua e estudar em casa são gritantes. Pra vc ter uma idéia, eu vi gente lá chorando porque pagou por anos de cursinho e não entendia PN do que eles falavam. Eles falam muito rápido e se vc não tem experiência com a lígua (frasal verbs e outras gírias e contextos), seu curso não vai valer muita coisa além de um bom vocabulário. A pronúncia pode ser bem diferente de país para país. Tudo depende do foco que vc quer dar ao seu ingles.

Como vc disse, o país influência muito, se for para os US ou Inglaterra terá uma diferença gritante.

Não acho que precise sair não do país para ser fluente.

A internet quebro faz tempo essa barreira cultural, é possível falar com pessoas fluente do mundo todo.

Quem gosta de jogo pode conversar em jogos online.

Sair do país te força a aprender na marra, é questão de sobrevivência a diferença é essa.

E se vc tiver disciplina pode sim ser fluente e dedicado , não ficar apenas no abc do curso de inglês.

Depois VOIP não tem mais essa de não da para ser fluente sem sair do brasil, é mais uma questão de disciplina.

[quote=Rocklee6544]Como vc disse, o país influência muito, se for para os US ou Inglaterra terá uma diferença gritante.

Não acho que precise sair não do país para ser fluente.

A internet quebro faz tempo essa barreira cultural, é possível falar com pessoas fluente do mundo todo.

Quem gosta de jogo pode conversar em jogos online.

Sair do país te força a aprender na marra, é questão de sobrevivência a diferença é essa.

E se vc tiver disciplina pode sim ser fluente e dedicado , não ficar apenas no abc do curso de inglês.

Depois VOIP não tem mais essa de não da para ser fluente sem sair do brasil, é mais uma questão de disciplina.
[/quote]

acho que sair do País tem um peso enorme,

jogos online geralmente é texto, ja joguei vários até hoje pouco vi conversarem pelo skype

ficar fluente é complicado por que tem as girias, o sotaque, a cultura, “piece of cake” (facil facil), you are welcome (de nada), essas são as mais comuns, mais existem muitas outras

acho que para ser fluente(bem além do que pedem para vagas aqui no brasil) são uns 3 anos no exterior bem aproveitados de preferência trabalhando em empresas

pega um carioca, um gaucho, um mineiro, um nordestino e um paulista

vai ver quantos hãn?que?como? existem em uma conversa de boteco.

acho que o principio é o mesmo.

[quote=douglas_arantes]Olá pessoal, gostaria de saber a opinião das pessoas que já possuem um bom nível de domínio da língua inglesa,
se é necessário fazer um bom curso, ou é possível chegar a um bom nível estudando de maneira autodidata.

Pra mim o problema dos cursos, são os preços elevados e uma longa duração.

Por favor se puderam me indicar algumas ferramentas, livros, etc.

Até mais.[/quote]

Olha, eu acho que nao seja necessario fazer um bom curso de ingles nao, essas coisas variam de pessoa para pessoa. Se vc se da bem estudando sozinho e hoje existe muita facilidade para se obter informacao, va em frente. Portanto, teoricamente, nao teria problema.

No meu caso, eu fiz aproximadamente 4 anos de curso de ingles, e me ajudou MUITO. Sou basicametne autodidata, pelo menos no que se refere a tecnologia e etc; Porem para estudar ingles nao teve como, simplesmente eu nao conseguia, ou nao tinha saco. Nunca gostei nem mesmo de minhas aulas de portugues na escola!

Encontre o que seja melhor para vc.

[]'s

Eu fiz Wizard por 6 meses, Fisk por um ano; nao gostei de um nem de outro. Porem terminei o curso da Wise Up, e recomendo, e muito mais dinamico e interessante.

EDITADO: Se vc achou fisk caro, nem va no Wise Up pois o preco e ainda maior. Eu acho que vale a pena, vc gasta mais, mas aprende mais. MAS cada um dentro das suas possibiliades e com certeza melhor fisk do que nada.