Aprender Programação em Português ou Inglês?

Olá,

Então a dúvida é bem essa do título, valeria a pena estudar programação em português? Sou relativamente iniciante.

Perguntou isso porque a maioria dos comentarios em códigos que iremos ver serão em inglês, a maior parte das atualizações e documentações estão em inglês... Então eu pergunto, não seria melhor desde o inicio buscar cursos e livros nessa lingua? Logo ir se familiarizando com os termos, ganhar o hábito de comentar o código em inglês?

Essa dúvida surgiu quando fico analisando até qual ponto vale a pena estudar em português para ter um rápido aprendizado, já que conseguiria terminar os cursos mais rapidamente por ser minha lingua nativa, mas ao mesmo tempo abrir mão de já ir me familiarizando a todo um mercado global.

Estude em inglês e aprenda uma nova língua por osmose

I guess would be obvious mine knowledge of English through my ask, but okay.

It’s not obvious, as you didn’t said you knew english or not. :wink:

Falando sério agora, aprenda em inglês.

Pode parecer uma boa aprender em português quando se é iniciante, mas no longo prazo acaba sendo prejudicial, pois as linguagens de aprendizado (como Portugol) costumam ser limitadas e você acaba tendo de reaprender muita coisa posteriormente.

Abraço.

Como eu acho engraçado esse tipo de tópico.
Vamos ver, de todas as palavras reservadas do java, php, sql, c, c++, c#, javascript, quantas são em português mesmo?
Só se você pretende usar portugol para tudo (ou alguma linguagem que tenha sua estrutura toda em português).
Porém, programar é repetição, você aprende por, insistentemente, repetir as palavras reservadas em estruturas e blocos.
Ou seja, você entende que um for é um for e não um if por, justamente, fazer uso disso várias vezes, mesmo que não saiba que for, em tradução livre, é para.
O que estou tentando dizer é que, desde que inventaram as linguagens de programação, você não precisa saber o idioma saxão para se dar bem.