[Fechado] Aprendizado e Empresa

Olá a todos!

Primeiramente, venho me deparando com algumas dicas e sugestões sobre carreira, sobre por onde começar, porém, eu gostaria de fazer a minha pergunta de diferente forma, pode ser que o resultado seja o mesmo. Mas é que eu preciso mesmo.

Então vamos iniciar.
A alguns anos atras eu terminei minha faculdade de Analise e Desenvolvimento de Sistema (2015), após o termino dessa faculdade eu entrei num empresa muito interessante, onde aprendi algumas coisas que sinceramente eram super básicas para qualquer programador e que ele(eu) já deveria pelo menos ter o conhecimento (pelo meno é o que eu acho).
O fato é que eu sai dessa empresa para fazer outra coisa, que foi auxiliar na empresa do meu Pai, que não tinha nada haver com a área, confesso que até hoje me arrependo de ter saído da empresa de Dev. Depois de uns conflitos na empresa do meu pai, decidi voltar atuar no mercado e aqui estou eu graças a Deus, porém, nesse um ano e pouco que fiquei na empresa do meio pai, o setor não parou de aperfeiçoar, lógico que essa é a ideia.
Então nesse processo comecei a trabalhar com PHP, não ganhando nada bem (prostituindo o trabalho, vamos assim dizer), mas eu precisava entrar no mercado, PHP é uma linguagem onde o salário são menores, então foi o que fiz.
Trabalhei com isso, não foram aplicações feitas do zero, foram mais manutenção e confesso, apanhei muito para desenvolver essas atividades, coisas que outros Devs faziam em 2 horas, eu levava 5 horas ou até o dia inteiro (com a ajuda deles). Não me envergonho em dizer isso.
Ou seja, minha lógica esta defasada, meus conhecimentos tbm, poucas práticas, poucos projetos prontos. Comecei a fazer um produto para mim, mas parei no meio do caminho.
Eu só sei, vamos se dizer, seguir apostilas e isso não é legal.
Estou meio que perdido, pq são tantas informações e exigências que não sei nem por onde começar, arriscar e tenho coisas que começo e não termino, por causa das prioridades, chego em casa e começo a fazer algo e depois ja to em outro e outro e no fim não fiz nada.
Não sei o que fazer:
Se pego e volto no passo ZERO e só foco em Lógica de programação fazer exercícios de apostilas, se pego um projeto e começo a fazer e tento desenvolver a lógica nesse processo sendo que ai poderia ser mais vantajoso ou não sei.
Eu estou fazendo um Curso de Java Básico na Impacta, pois eu gosto de Java, por causa que foi a primeira experiência na Faculdade e gosto dela ser Tipada e bem rigida nesse quesito. Ai eu não sei se eu devo arriscar todos os dias a noite em focar só em Java, ou nas coisas do trabalho que eu estou agora que exige um conhecimento em diversas coisas como Nodejs, MongoDB, Docker, Ngnix, Escalabidade e muitas outras coisas, isso eu acho interessante, gosto daqui e é lógico que ela que me sustenta, então tenho que fazer algo a mais.

Então é meio que isso, um desabafo de uma pessoa que realmente quer crescer e não quero desacreditar em mim nessa área e tudo mais. Não gostaria de ouvir “você não serve para isso”, pois eu faço um esforço para estudar e mesmo assim tem coisas que não entram na minha cabeça e isso me deixa mal pracas.

Uma coisa eu sei, Java e JavaScript são muito forte no mercado e tem muita coisa com as duas juntas, utilizando Angularjs e basicamente o que a empresa esta exigindo é conhecimento e JavaScript.

É isso.
Obrigado aqueles que puderem me responder, seja com críticas, dicas e tudo o que for necessário para me ajudar e orientar, porque realmente eu to num abismo cósmico de conflitos mentais sobre essas coisas.
Abraço

Basicamente, se prepare para o que pede as melhores vagas da sua região, depois encare entrevistas. O principal é saber se vender. Se souber de alguem que possa te indicar, será o melhor caminho.

1 curtida

Cara, acredito que isso seja normal para muitos programadores, eu mesmo já me senti desse jeito no inicio, acho que isso se chama falta de prática em projetos reais.
Era normal pra mim seguir livros, apostilas, vídeos, exercícios, etc. Mas sempre que chegava em um projeto real, parecia que tudo o que eu estudava não tinha adiantado de nada, creio que acontecia isso porque quando você segue uma vídeo aula, livro, etc, o autor lhe mostra qual caminho seguir, o que fazer a cada passo, como se ele estivesse segurando sua mão. Mas quando você passa a desenvolver um projeto real, não é bem assim, é você quem decide quais etapas realizar, e a organização desta etapa também fica por sua conta, acredito que isso que desanima e deixa a gente achando que não aprendeu nada, mas isso, é falta de prática, não tem jeito, quando você estuda, você esta aprendendo determinada coisa sobre a programação, e não é você quem desenvolve a lógica e como será o andamento do projeto, então isso, você não se estuda, se coloca em prática.
Pelo menos comigo no inicio foi assim. Eu estudava bastante, mas travava nessas horas, ou então quando tinha uma determinada funcionalidade que eu não fazia ideia de como implementar ficava nessa de achar que não aprendi nada, mas é como falei, era falta de prática.
Lembro que na época conversei com um amigo meu, que não é programador mas é da área da TI e bem conceituado no que ele faz.
A dica que ele me deu foi que eu deixasse um pouco de lado essas vídeo aulas de como fazer isso em javascript, como fazer aquilo em PHP, aula sobre conceito X, Y, etc, e colocar em prática de fato tudo o que eu vinha estudando.
Resolvi ouvi-lo, e a solução que achei foi a seguinte. Entrei nesses sites de freelance, começava a buscar projetos, na época em PHP, que eu estava estudando pesado, e dava uma lida no que era pedido, se a descrição estava bem clara do que o cliente queria, eu tentava desenvolver, não em um freela, somente pegava aquela descrição do projeto no site, e tentava desenvolver por prática mesmo, não com o intuito de ganhar dinheiro, e sim, somente para praticar em um projeto real, afinal, aqueles anúncios virariam projetos reais, não por mim, mas enfim, acho que deu pra compreender a minha ideia nisso. Lembro até hoje do primeiro. Era de uma faculdade do Pará, onde eles queriam um sistema na web para a biblioteca deles, onde o usuário fazia o pedido da locação do livro por lá, e a faculdade gerenciava tudo isso por lá, mais ou menos isso. Quando li essa descrição no site, fiquei na dúvida se conseguiria desenvolver, mas resolvi encarar. Comecei a desenvolver, tive inúmeras dificuldades com coisas que pra quem já é experiente, são coisas básicas, como você disse acima, foi ai que comecei a frequentar comunidades, fóruns, etc, mas como um iniciante que só fazia perguntas, e não pode ter medo de fazer pergunta só porque você acha uma dúvida besta, besteira é ficar com a dúvida.
Então depois de quase três meses consegui finalizar esse projeto para prática, utilizando somente PHP (puro, sem frameworks) e javascript (puro também, sem nem usar jquery). Claro, o sistema daria pra fazer muitos ajustes, mas pra quem desenvolvia seu primeiro projeto, estava excelente.

Outra coisa que aconselho é, quando estiver realizando esses projeto para prática e você sabe que ainda não domina a linguagem, faça sem framework algum, bibliotecas para auxiliar em algumas coisas beleza, mas na boa, framework deveria ser usado pra quem já domina a linguagem. Participo de algumas comunidades de Laravel, e o que vejo são muitos programadores que a dúvida deles não é referente ao Laravel, e sim ao PHP, porque o Laravel por exemplo, dá para o programador muitas coisas prontas, e isso pra quem é iniciante é horrível. No trabalho utilizar frameworks para agilizar o projeto, ok, mas nesses projetos para prática não aconselho utilizar.
E hoje, sou assim, estudo algo, e ja quero iniciar um projeto para práticar. Aprendo NoSQL por exemplo, e ja quero desenvolver algo para utilizar o NoSQL. Aprendo NodeJS e ja quero desenvolver algo, e por ai vai. Para mim funciona, veja o que acha, teste, veja se funciona pra você.

E outra coisa, foco. Quando começar algo, não deixe o foco mudar, talvez algumas técnicas podem ajudar, pomodoro por exemplo acho que ajudaria.

É isso, qualquer coisa aí dá um grito!

4 curtidas

Boas, penso que tu estás um pouco no ar.
O meu conselho para te, decide o que quer ser,
Developer font-end ou back-end.
Se tu tens presa então, pega no papel e caneta define o que tens que aprender.
Mas antes pergunta para te mesmo, queres criar aplicação desktop, web, mobile? Consoante isso, aprenda uma linguagem.
Exemplos
1-html
2-css
3-javascript
4-sql
5- php
6- java, c#
7- depois disso, salta para Framework, como bootstrap, codigniter, hibernate, entity framework, existe muitas Framework para cada linguagem.
Por fim, lê muito, pesquisa, pergunta, não tenha medo de errar, também sou novo na programação.
Mas teve que definir prioridades.
Futuro, existe maneira de trabalhar, passa padrão de criação de projectos, mvc, etc.

1 curtida

Entendo.
Bom eu tenho como prioridade aprender Web e Mobile.
Minha ideia é focar em API’s mesmo (acredito que isso é o back-end).
Eu gosto de Java, porque eu vi na faculdade e me senti melhor nele do que com o próprio PHP, por mais que ele seja verboso e tals, ele deixa você mais organizado, acho que é uma questão que me agrada nele, ainda não conheço a real dificuldade dele. Porém como eu disse a minha ideia é focar em fazer API consumíveis.
Bom agora eu tenho uma visão de duas linguagens para aprender, Java e JavaScript.
Elas estão muito forte no mercado e é o que eu uso no trabalho