Aqui onde eu moro quase não há vaga na área de informática que exige curso superior

Eu enviei várias mensagens privadas para o ViniGodoy, mas não sei se ele responderá, por causa disso, eu decidi postar aqui uma das mensagens que eu enviei para ele para me prevenir de ele não responder e para ter resposta que provavelmente terá qualidade melhor do que as respostas que eu conseguir depois que eu fizer minha própria pesquisa.

A mensagem é a seguinte:

"Sinceramente eu estou com medo de entrar em graduação de informática e me arrepender por causa de muita exigência e salário baixo.

O meu medo aumentou depois que eu vi a disponibilidade de vagas de emprego de informática daqui onde eu moro, Teresina-PI, região Nordeste.

Segundo o Infojobs, quase não há vaga na área de informática que exige curso superior aqui onde eu moro como mostra o seguinte link: https://m.infojobs.com.br/empregos-de-informatica-ti-telecomunicacoes-em-teresina,-pi.aspx

ViniGodoy, o que você me aconselha fazer?

Eu creio que a sua resposta será uma das melhorias respostas para essas minhas dúvidas porque você tem doutorado em informática e é competente na área, não é isso mesmo?

Felicidades!"

Por favor, respondam essas perguntas que fiz para ViniGodoy!

Eu falei na mensagem que eu usei para criar o tópico que segundo o Infojobs, quase não há vaga na área de informática que exige curso superior aqui onde eu moro.

Segundo o UOL, NÃO HÁ NENHUMA VAGA DE INFORMÁTICA aqui onde eu moro, ou seja, nenhuma vaga de informática que exige pós-graduação ou graduação ou curso técnico de nível de ensino médio ou curso livre, NADA MESMO DE INFORMÁTICA.

Referência: http://empregocerto.uol.com.br/vagas/informatica-ti-teresina-pi.html

Qual é a opinião de vocês sobre isso?

Mudar de cidade ou de profissão.

Porque mudar de cidade ou de profissão?

Você está brincando?

Moderadores do fórum, se eu não deveria ter postado este tópico, por favor, fechem esse tópico para não serem enviadas mais respostas, principalmente as respostas do tipo que o javaflex respondeu se essa resposta dele é brincadeira.

@javaflex

Se essa sua resposta é brincadeira, eu nunca mais irei postar aqui no GUJ NENHUM outro tópico desse tipo.

Essa sua resposta é brincadeira?

Não é brincadeira, pelo que você mesmo constatou na sua região. Fora isso, seria procurar freelance ou algo para trabalhar remoto.

Não é brincadeira pelo que eu mesmo constatei na minha região?

Você não acessou os links que eu citei para ver se falei a verdade?

Pessoal, eu terminei de pesquisar a disponibilidade das vagas de emprego na área de informática nas capitais dos Estados que estão localizados ao redor do Estado que eu moro que é o Piauí, ou seja, em Fortaleza, capital do Ceará, Salvador, capital da Bahia, São Luís, capital do Maranhão, Recife, capital de Pernambuco e Palmas, capital de Tocantins.

Provavelmente é interessante colocar o link do Google Maps para vocês verem se é verdade que esses são os Estados que cercam o Piauí: https://goo.gl/maps/7KwkGKW36Ak

Falando da disponibilidade de vagas de informática nas capitais dos Estados que eu citei acima segundo o UOL, a única capital que tem vaga em informática é Salvador, capital da Bahia, mas é SÓ UMA VAGA, a seguir coloco os links da UOL que provam que a única capital que tem vaga em informática é Salvador, capital da Bahia, mas que é SÓ UMA VAGA falando das capitais que eu citei acima e coloco exemplos de descrição dessa vaga e em seguida o link para vocês comprovarem os exemplos dessa vaga que eu cito a seguir:

http://empregocerto.uol.com.br/vagas/informatica-ti-fortaleza-ce.html

http://empregocerto.uol.com.br/vagas/informatica-ti-sao-luis-ma.html

http://empregocerto.uol.com.br/vagas/informatica-ti-recife-pe.html

http://empregocerto.uol.com.br/vagas/informatica-ti-palmas-to.html

Agora é a vez da capital da Bahia que é Salvador, estou destacando essa capital porque é a capital que eu falei que tem a vaga de informática segundo o UOL:

Referência:http://empregocerto.uol.com.br/vagas/informatica-ti-salvador-ba.html

Agora descrevo exemplos dessa vaga abaixo:

Vaga:
GERENTE DE TI

Pré-requisitos:

.Área de formação: Sistema de Informação, Informática, Análise de Sistemas, Ciência da Computação ou afins;

.Capacidade de trabalhar sob pressão;

Faixa salarial:
A combinar

Referência: http://empregocerto.uol.com.br/vagas/gerente-de-ti-salvador-ba-2683430.html

Além do salário dessa vaga ser a combinar, se exige capacidade de trabalhar sob pressão.

Qual é a opinião de vocês sobre essa vaga?

Qual é a opinião de vocês sobre a disponibilidade de vagas de informática nas capitais dos Estados da região Nordeste que eu citei acima?

Eu estou curioso sobre as respostas que o ViniGodoy teria falado se ele tivesse respondido, eu digo ele (ViniGodoy) porque provavelmente é um dos mais competentes profissionais de informática que estão inscritos aqui no GUJ, ele não concluiu ou está cursando Doutorado na área de informática?

Pessoal, vocês concordam que não há mesmo disponibilidade de vagas de informática nas capitais que eu citei segundo o UOL?

Eu estou desagradando o fórum postando esse conteúdo?

Moderadores, se sim, por favor, fechem o tópico para que nenhuma outra resposta seja colocado nele além das respostas que qualquer moderador do fórum decidir colocar depois que ele for fechado.

Eu estou postando este tópico porque gosto muito de informática, mas é impossível viver só de hobby, diversão, agora eu preciso escolher uma profissão para fazer curso que tem retorno financeiro.

@javaflex

Você disse que eu devo mudar de profissão ou de cidade ou fora isso procurar freelance ou algo para trabalhar remoto.

Mas quais são os locais mais acessíveis para se procurar freelancer ou trabalhar remotamente para quem mora em Teresina, capital do Piauí?

Segundo a UOL, TODAS ou QUASE TODAS as capitais do Nordeste NÃO TEM NENHUMA VAGA DE INFORMÁTICA agora, no presente minuto, 4:04 AM, dia 20 de Dezembro de 2017.

João Pessoa, capital da Paraíba não tem:

http://empregocerto.uol.com.br/vagas/informatica-ti-joao-pessoa-pb.html

Natal, capital do Rio Grande do Norte não tem:

http://empregocerto.uol.com.br/vagas/informatica-ti-natal-rn.html

Aracaju, capital de Sergipe não tem:

http://empregocerto.uol.com.br/vagas/informatica-ti-aracaju-se.html

Maceió, capital de Alagoas não tem:

http://empregocerto.uol.com.br/vagas/informatica-ti-maceio-al.html

@javaflex

Onde tem nesse Brasil?

Será que nenhuma capital de nenhum Estado da Região Norte também não tem nenhuma ou só uma vaga de informática?

Se tem, essa vaga exige curso livre ou técnico de nível de ensino médio ou curso acadêmico, por exemplo, graduação, especialização, mestrado?

Cara tenta fazer um curso tecnólogo(de 2 anos e meio) ao invés do bacharelado(4 ou 5 anos).Durante esse tempo de curso tente procurar um estágio,nem que ganhe pouco.Grandes cargos são conquistados a partir de baixo.E se for cursar T.I (isso serve pra qualquer outra área) não pense no valor que irá ganhar.Salário bom é fruto de bom trabalho.Faça aquilo que você goste.Esta área de tecnologia é bem ramificada você irá encontrar algo que se indentifique.

Deixem me compartilhar o que tenho visto ao longo de 10 anos.

Houve um tempo em que vagas de TI eram mais localizadas na região sul e sudeste do Brasil, devido as metrópoles ou megalópoles terem desejado investir nesses recursos tecnológicos. Portanto, muitas pessoas de outras cidades e estados viviam migrando para SP, Curitiba, RGS, e por aí vai.

Hoje, tenho visto polos muito fortes de TI na região nordeste, na Bahia, Ceará, que, por exemplo, que tem universidades e faculdades muito boas nessa área. Assim, pessoas da região que pretendem cursar TI acabam indo pra lá e acabam, por consequência, conseguindo bons empregos com bons salários.

Além disso, por fim, atualmente, o mercado de TI está super aquecido, ofertando empregos com as mais variadas opções de salários, localidades e benefícios.

Sendo assim, concluo, na minha opinião, que dá pra vc fazer sim uma migração de localidade, mas tb dá pra conseguir muitos empregos remotos como CLT, free e outras frentes.

O que vc tem que ter em mente é pra qual área vc pretende investir seu tempo em aprender e depois, correr atrás do seu sonho.

Seja como for, no final, a decisão é sua.

Abraços a todos!

1 curtida

Concordo @Emerzoom,

Teresina é uma cidade com mais de 750 mil habitantes, logo não é uma cidade pequena. Você @Man_Hobby não especificou a área que queria trabalhar (programação, suporte, redes etc…), creio que para cada escolha existe estratégias diferentes.

Mas como falei Teresina não é uma cidade pequenas, o fato de não ter muitas vagas “formais” de trabalhos apenas retrata que não existe no local muitas empresas de tecnologia da informação, porém o que parece ser um problema na realidade é uma oportunidade de empreender, tenho certeza que as empresas próximas a sua casa estão precisando de algum recurso tecnológico: site, sistema, rede, treinamento etc… Então que é chamado de “empreender” eu chamo de resolver problemas e problemas tem em todo lugar, sendo assim comece a enxergar as oportunidades que estão próximas a você.

1 curtida

@andrebmarinho

Eu estou ainda indeciso sobre a área de informática que eu quero trabalhar, se eu decidir entrar em uma graduação de informática mesmo sabendo da falta de oportunidades que há onde eu moro e nos outros locais que eu citei, eu decidirei trabalhar em uma área de um dos cursos tecnólogos de informática que há na Devry Brasil.

Eu decidi isso por causa do seguinte:

Eu não entrarei em determinada instituição de ensino superior para fazer informática porque os computadores dessa instituição são muito lentos, são tão ruins que não servem nem mesmo para baixar um PDF de Adobe Illustrator, eu lhe afirmo isso porque eu paguei disciplinas de uma graduação que não é de informática, as disciplinas foram Computação Gráfica e Computação Gráfica 3D.

É por causa disso que eu tenho medo de entrar em uma instituição de ensino superior do tipo que cobra mensalidades de R$ 169,00 para fazer graduação de informática porque provavelmente são as instituições de ensino superior privadas que tem menos recursos, a instituição sobre a qual eu critiquei acima por causa dos computadores muito lentos cobra aproximadamente R$ 568,00 na graduação que eu estava fazendo.

Como se isso não bastasse, segundo a coordenadora do curso, a nota atual desse curso segundo o MEC é 4.

Eu não sei o que fazer porque como é possível ter nota 4 uma graduação que é tão ruim que oferece aulas que tem o objetivo de praticar o conteúdo da disciplina Computação Gráfica em computadores muito lentos?

Nota boa do MEC não significa que uma graduação tem boa qualidade, não é verdade?

Como é que eu saberei se uma instituição de ensino superior tem boa qualidade?

A instituição de ensino superior sobre a qual eu disse que os computadores são muito lentos é a UNINASSAU FAP: https://www.uninassau.edu.br

Eu decidi entrar na Devry daqui onde eu moro que é Teresina-PI por causa dessa minha dúvida porque ela é americana, eu decidi isso porque será pior para mim se eu entrar em instituição do tipo da FAPI, AESPI e UNINASSAU e ficar frustrado por causa da qualidade das graduações de informática.

Site da FAPI: http://www.fapi-pi.edu.br
Site da AESPI: http://www.aespi.br

Outro motivo de eu ainda estar indeciso sobre qual a área de informática que eu quero trabalhar é que eu ainda não informei sobre quais são os cursos tecnólogos de informática da Devry que formaram turma, eu não me informei ainda porque eu pretendo entrar no curso depois do próximo semestre.

Os cursos tecnólogos de informática que tem lá são:

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS;
GESTÃO DE TI;
REDES DE COMPUTADORES;
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO;

Referência: https://www.devrybrasil.edu.br/facid/cursos/graduacao/tecnologia

Se eu decidir entrar em uma graduação de informática, entrarei em um desses cursos tecnólogos, mas nem todos eles formaram turma em determinada época, não sei se formaram turma agora por causa do motivo que eu falei acima.

É possível que eu me matricule no curso Segurança da Informação e esse curso não forme turma, se eu insistir continuar com a idéia de entrar em curso tecnólogo de informática se esse curso não formar turma, eu terei que escolher outro curso.

Tomara que vocês tenham entendido, eu entrarei em um dos cursos tecnólogos de informática que eu citei acima da Devry por causa dos motivos que eu falei.

Eu decidi não me matricular em outra graduação de tecnólogo de informática porque o salário é muito baixo onde eu moro, estou falando do curso de tecnólogo de design gráfico: https://www.devrybrasil.edu.br/facid/cursos/graduacao/design/design-grafico

A referência que eu uso dos salários muito baixos da área de tecnólogo de Design Gráfico daqui de onde eu moro é o Love Mondays: https://www.lovemondays.com.br/salarios/cargo/pi/salario-designer-grafico/teresina

Duas coisas que você falou que são muito importantes: 1 - Qualidade do ensino e preparação para o mercado de trabalho , 2 - Salario.

Porém no seu longo texto, não vi em nenhum momento você falar sobre vocação, pra você o que é vocação? Nessa escala de coisas que você citou a vocação ocupa que posição?

Eu falei no tópico o seguinte:


Google…

Voce deveria ser o interessado em buscar as coisas, só damos as dicas.

@Man_Hobby,

Veja bem: gostar eu “gosto” de muitas coisas na vida (futebol, cinema, culinária, informática etc…), mas não posso dizer que sou “vocacionado” em todas essas áreas.

O que eu quero dizer é o seguinte: só quem pode dizer se é vocacionado pra área é você, só você tem essa resposta. Outra coisa os psicólogos especializados em gestão de pessoas já falam em “salário emocional”, que é uma perspectiva auto gratificação em se realizar uma atividade, ou seja a pessoa se sente feliz em realizar a atividade, como se fosse um senso de “missão pessoal”, isso justifica por exemplo um alto executivo que ganha milhares de reais trocar de trabalho por uma vida mais simples. Tem coisas que o dinheiro não compra.

A área de informática acho muito gratificante e com bastante oportunidades. Porém é uma área muito exigente e critica em muitos aspectos, uma vocação verdadeira ajuda a passar por esses percalços da profissão, enquanto outros ficam pelo caminho.

Paga bem no inicio de carreira? é difícil, mas no médio e longo prazo é possível, depende do profissional como vai se posicionar no mercado, o profissional precisa saber que esta entrando numa área que nunca vai poder parar de estudar, porém sempre haverá vagas(entenda por vagas uma ideia mais abrangente do que apenas empregado CLT) para os profissionais qualificados, criativos e empreendedores.

Outra preocupação sua é com o “nome” da faculdade, recomendo que faça uma faculdade sim, mas não se limite ao conhecimento fornecido pela faculdade. A internet é a ferramenta ideal, coloque a mão na massa sempre. Se você souber fazer bem qualquer coisa, seja lá o que for: programar, designer etc… pode ter certeza que vai ser mais reconhecido do que qualquer certificado de faculdade.

A faculdade vai lhe dar 3 coisas:

1 - Uma base teórica.
2 - Networking
3 - Titulação acadêmica

Mas pra aprender mesmo, só colocando a mão na massa. Repito o mercado não esta nem ai pra nome de faculdade, apenas quer saber se você sabe fazer.

@Man_Hobby

Só complementando minha resposta já que você esta indeciso, antes de parti pra uma faculdade que é um curso extenso e caro, tente buscar na sua cidade por um curso curta duração, desses do Senac ou Senai, apenas se for escolher algum de programação, busque um que comece por algoritmo. No curso você já vai sentir se é isso que você quer ou não. Talvez até consiga um estagio.

Muitas ou a maioria das vagas de emprego de informática não exigem curso superior?

Porque você afirma que mercado não esta nem ai pra nome de faculdade?

@Man_Hobby

Eu falei essas coisas baseados na minha vivência na área, pouco mais de 20 anos, nesse tempo já estive algumas vezes como candidato a uma vaga e em outras como recrutador, mas o que eu quero dizer é que minha opinião é apenas pra ser analisada como uma parte dentro de um contexto do mercado que é muito grande. E que você deve buscar na internet informações sobre mercado de trabalho em informática, existem muitos canais legais no youtube de uma galera que já trabalha, vou te passar alguns aqui pra você analisar.

Antes, deixa eu te falar algumas coisas:

Verdade, algumas empresas, exigem formação superior, pois entenda que a empresa também tem insegurança de disponibilizar dinheiro pra pagamento de um funcionário e contratar alguém que não corresponda as expectativas, logo tenta se cerca de alguns parâmetros pra tentar contratar certo. A empresa exige a faculdade pra tentar acertar mais, porém não se engane a empresa vai exigir portfólio ou realizar testes pra ver se realmente o cara sabe.

A faculdade não é garantia de absolutamente nada, muita gente pensa que pegando o papel do certificado só é apresentar no RH e automaticamente esta dentro da empresa, mas não é assim.

Deixa eu te contar uma experiência aqui em Maceió que pelo que acompanho é valida pra muitas empresas, Uma certa vez em um processo seletivo(por padrão a empresa exige curso superior), a assistente do diretor de T.I pegou uma pilha de currículos e informou que iria chamar os candidatos que TAL Faculdade pois é a mais famosa e com as mensalidades mais caras, logo seria a melhor e o pessoal sairia capacitado, então o diretor explicou que igual aquela pilha de currículos existiam muito mais no deposito da empresa, pois não seria tão simples assim, pois na realidade a galera tá saindo sem entender P**** nenhuma do que o mercado precisa, logo não teria como fugir do trabalho árduo de chamar um monte pra ir garimpando quem realmente sabe.

Todos são de pessoas que já estão no mercado e que abordam o tema faculdade.

1 curtida

Olá andrebmarinho

Falando de curso superior de informática, eu imaginava que uma boa instituição de ensino superior prepara os seus alunos para o mercado de trabalho.

Eu imaginava que a instituição de ensino superior que é a mais famosa e mais cara de uma região é a instituição de ensino superior que tem a melhor qualidade de ensino de informática.

Mas nesse seu exemplo de “TAL Faculdade pois é a mais famosa e com as mensalidades mais caras, logo seria a melhor e o pessoal sairia capacitado, então o diretor explicou que igual aquela pilha de currículos existiam muito mais no deposito da empresa, pois não seria tão simples assim, pois na realidade a galera tá saindo sem entender P**** nenhuma do que o mercado precisa” me deixou muito curioso.

Eu imaginava que qualquer curso tecnólogo de informática da Devry tem toda a qualidade necessária para preparar os seus alunos para o mercado de trabalho.

Se a faculdade mais famosa e mais cara de uma região não prepara para o mercado de trabalho de informática, qual faculdade prepara?

Se a faculdade mais famosa e mais cara de uma região não prepara para o mercado de trabalho de informática, como um aluno de graduação de informática será preparado para o mercado de trabalho?