Atualização do meu app já na google play

Olá, Duas dúvidas sobre atualização de app na google play.

Certo que, para eu subir uma atualização do meu aplicativo, eu preciso ter o meu apk né? Caso eu perca ele eu nunca mais poderei atualizar meu app ou tem outra forma?

Caso eu gere outra apk do meu app e lanço como atualização encima da apk já na play store, irá danificar meu aplicativo já instalado?

Sim.

O problema não é perder o APK, é perder a chave usada para assinar o APK. Se você perder o APK, mas tiver o código-fonte, basta gerar outro APK, sem grandes dificuldades e assinar com a mesma chave usada. Caso perca a chave usada na assinatura, você não será capaz de atualizar o app.

Se o usuário baixar, e tiver algum bug nesse novo APK, sim. Cada novo APK substitui o APK anterior na Play Store.

1 curtida

Meu medo é a chave, não teria outra maneira de subir uma atualização sem a chave? se eu perder a minha chave, praticamente o aplicativo acabou?

Sim. O Google não armazena essa chave e ela é necessária para assinar o APK que será enviado. Logo, se vc perder a chave, o aplicativo acabou.

1 curtida

Porém, a chave é uma senha ou um arquivo? Em que momento vai me solicitar?

Obs: estou com medo de lançar a atualização e danificar o app que está ok até agora…

Quando você gera um APK pelo Android Studio, para ele ser aceito no Google Play (ou poder ser instalado em algum aparelho), você precisa gerar um Signed APK. Continuando nesse wizard que aparece, você precisa passar a chave (que é um arquivo criptografado), onde foi definido um alias, um usuario e uma senha. Essas infos são pedidas a você nesse wizard.

No Android Studio, vai em Build -> Generate Signed APK.

Mais informações: documentação do Google sobre envio de APK para o Google Play